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Agronegócio
Publicação em 20 de junho de 2018

3 dicas de vendas externas para o distribuidor de insumos agrícolas se diferenciar

O mercado atual fica mais disputado a cada dia, o que aumenta a necessidade do desenvolvimento de diferenciais competitivos. Por isso, muitas empresas adotam as vendas externas como estratégia.

Sendo assim, ter processos de gestão comercial bem definidos é muito importante para o sucesso do distribuidor de insumos.

O diferencial está na criação de boas estratégias, que também incluam as vendas externas dos produtos.

Sabendo disso, separamos algumas dicas práticas para ampliar suas vendas, feitas de maneira remotas. Confira:

1. Seguir a política comercial de ponta a ponta

De nada adianta criar tabelas de preços e estabelecer comissões, descontos e condições especiais de venda, se não existe uma forma de garantir que as regras sejam seguidas à risca em todos os processos.

A adoção de uma plataforma mobile para automação de vendas externas integrada ao software de gestão empresarial assegura que cada vendedor faça a emissão e impressão de pedidos direto no cliente, respeitando toda a política comercial da empresa.

Sendo assim, integração da ferramenta móvel com o ERP também possibilita maior eficiência no acompanhamento de metas da equipe, pois dessa forma todas as vendas internas e externas são apuradas em tempo real.

2. Ter informações e bom relacionamento com os clientes

O uso de plataformas para vendas externas de insumos proporciona à equipe de vendas a oportunidade de se preparar para visitar os clientes.

Por isso, antes de começar sua rota, o vendedor pode consultar em uma ferramenta de automação de vendas todo o histórico do cliente, além de analisar preços de produtos e estoque.

Registrar e consultar informações sobre a carteira permite que o vendedor entenda melhor o cliente e dessa forma ofereça produtos que satisfaçam suas expectativas, além de identificar outras oportunidades, como serviços que podem ser agregados, por exemplo.

Dessa maneira, a força de vendas terá processos definidos, mais ágeis e assertivos. Dessa forma, cada vendedor terá mais condições para fidelizar os clientes existentes e terá mais tempo para ampliar a carteira.

3. Acompanhar indicadores regularmente é imprescindível nas vendas externas

Além disso, um importante fator para se obter bons resultados comerciais quando se é vendedor externo é o monitoramento de indicadores.

Assim, o gestor pode criar uma rotina regular para analisar resultados por vendedor, produto e fabricante.

Essa prática permite identificar gargalos e atuar com agilidade quando necessário.

Ter informações sobre suas vendas externas atualizadas em tempo real e integradas com o software de gestão, torna mais rápida e fácil a avaliação constante do gestor. Através de uma solução mobile é possível ainda conferir resultados em qualquer hora e lugar.

Seguindo as dicas deste artigo, você conseguirá ampliar suas vendas externas para que elas conquistem inúmeros resultados positivos!

Michelle Miguel

Michelle Miguel

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Graduada em Relações Públicas com MBA em Marketing. Atua como consultora na área.