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Agronegócio
Publicação em 19 de fevereiro de 2020

Como fidelizar e encantar clientes na revenda de insumos agrícolas

Provavelmente, você já ouviu, ou até mesmo já afirmou, que “o cliente vem sempre em primeiro lugar” ou até mesmo considera a satisfação deles como uma missão para a sua empresa. Se isso acontece, a sua revenda agrícola está no caminho certo para fidelizar clientes!

Fidelizar os clientes é realmente muito importante para o agronegócio, afinal, o custo da retenção, geralmente, é muito menor do que o custo para atrair novos clientes ou recuperar os perdidos para a concorrência.

Por isso, neste post, vamos ensinar os passos básicos de como gerir corretamente o processo de fidelização. Acompanhe!

Dicas que ninguém dá sobre fidelizar clientes na revenda:

O agronegócio é o carro-chefe da economia brasileira e, mesmo em momentos de instabilidade e incertezas no cenário político-econômico, ele representa uma parcela significativa no PIB nacional.

Por esse motivo, é essencial garantir o seu lugar no mercado.

Nesse contexto, quem está à frente de uma revenda de insumos agrícolas precisa estabelecer boas estratégias para atrair clientes, mantê-los ativos e fidelizá-los.

A fidelização do cliente começa antes mesmo da venda

O atendimento de qualidade é um dos fatores decisivos para fechar um bom negócio!

Por isso, ouvir e entender as necessidades é essencial.

Uma pesquisa da Reviewr , grupo especializado em experiência do cliente, mostra que 81% das empresas que oferecem um atendimento de excelência na pré-venda, performam melhor em relação aos seus concorrentes.

E ainda, que os fatores mais relevantes para um consumidor comprar novamente se resumem em:

  • 68%: qualidade do produto/ serviço;
  • 65%: qualidade do atendimento, antes e após a compra;
  • 60%: preço dos produtos.

A sua revenda precisa de uma equipe de atendimento que esteja realmente comprometida com o produtor. Permita que eles façam o atendimento inicial, tirem dúvidas, entendam seus problemas e procurem por soluções práticas.

Comece a fidelizar seus futuros clientes antes mesmo deles fecharem com você e garanta que, quando necessário, eles voltarão para você.

Conheça, de verdade quais são as necessidades dos seus clientes

Vamos começar com uma pergunta simples: na sua revenda, alguma pesquisa já foi realizada para identificar o perfil do seu cliente e as necessidades que fazem com ele procure seus produtos?

Se a resposta foi negativa, saiba que ao entender mais sobre seu cliente, você conhece também as suas atitudes, interesses, hábitos, objetivos e necessidades. Então por que não realizar pesquisas?

O primeiro passo para fidelizar clientes é, então, saber quem são eles e o que eles querem.

Uma maneira rápida e fácil de realizar essa pesquisa é contando com plataformas on-line e gratuitas. Separamos algumas para você:

Typeform

O Typeform já se tornou uma opção consagrada quando o assunto é pesquisa de satisfação online.

Seu diferencial é “humanizar” os questionários com diversas possibilidades para torná-los elegantes e atraentes para quem está respondendo.

SurveyMonkey

Um dos mais conhecidos formulários de pesquisa, o SurveyMonkey tem sua versão em português e é de fácil usabilidade.

Por outro lado, a personalização dos questionários não é tão completa como em outras plataformas.

Google Forms

Em questão de facilidade de uso, a própria plataforma do Google ainda é uma das mais usadas, seja para fazer pesquisa de satisfação online ou outros tipos de consultas ao público.

Fácil e intuitiva de usar, os questionários do Google Forms não são tão bonitos visualmente quanto o de outras plataformas, mas são práticos! Basta ter uma conta Google e clicar aqui.

Como realizar essa pesquisa? Basta que você envie por qualquer canal de comunicação e acompanhe as respostas na plataforma escolhida!

Assim, você terá mais informações sobre seus clientes e saberá, com dados fornecidos por eles mesmos, qual ação pode ser mais lucrativa.

Valorize seu cliente e mostre como ele é importante para seu negócio

Não basta mostrar ao produtor que os insumos são de qualidade. É preciso demonstrar na prática os resultados que eles podem trazer.

Uma estratégia muito utilizada, mas pouco aproveitada, é a de realizar visitas durante momentos chave da safra.

Não basta apenas visitá-los. Vá com uma solução em mãos e aberto para compartilhar aprendizados com a vivência em campo que você ou seus colaboradores possuem.

Mostre, por exemplo, diferenças positivas em sua produtividade de sacas por hectare, e como acompanhar o surgimento e combate de pragas – que quanto mais cedo combatidas, menores serão os custos e as perdas.

São ações assim que farão com que seu cliente se sinta valorizado.

Fidelizar clientes vai muito além e enviar felicitações em seu aniversário ou um cartão de boas festas no fim de ano. É preciso mostrar que ele pode contar com sua empresa para atingir seus objetivos.

Busque parcerias com bons fornecedores

As marcas dos seus principais fornecedores são conhecidas no mercado? Você compartilha isso com seus clientes?

Ter bons fornecedores como parceiros não é uma estratégia apenas de atração de clientes, mas também para a retenção deles.

Com toda certeza, o cliente voltará sabendo que encontrará produtos específicos.

Quanto mais conhecidas pelo público, mais fácil será atrair clientes para a sua revenda, seja vendendo produtos tradicionais ou com novidades.

Além de buscar sempre por fornecedores de insumos de alta qualidade, procure por marcas que investem na sua própria divulgação, isto é, que já tenham criado uma boa referência na mente dos seus clientes.

Torne essas atitudes constantes na sua revenda

De nada adianta realizar todas essas ações para fidelizar clientes, se você não torna isso constante e engloba todo o seu time nesse desafio para ter uma gestão da carteira de clientes efetiva também!

Você sabia que clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o faturamento de uma empresa? Uma pesquisa do Endeavor trouxe esse número que nos mostra o quão importante é manter um cliente fidelizado.

No meio rural, muitos produtores tomam decisões levando em consideração a opinião e as informações compartilhadas por pessoas que têm experiências similares, isto é, outros produtores.

Na prática, se alguém ouve falar muito bem de sua revenda, isso já é um grande passo para que ele venha até você.

Clientes fidelizados também fornecem feedbacks mais sinceros, que podem ajudar a melhorar o seu negócio.

Além do mais, é preciso lembrar-se de que adquirir clientes exige um investimento em campanhas estratégicas. Por outro lado, se já estão fidelizados, esse custo torna-se menor e você tem a garantia de que eles voltarão.

E então, pronto para dar o primeiro passo?

Comece entendendo melhor sobre seu cliente antes mesmo da venda, faça pesquisas e busque oferecer um diferencial de mercado. Dessa maneira, a estratégia de fidelizar clientes vai realmente acontecer!

Amanda Scheffer

Amanda Scheffer

Head de Experiência do Cliente no Grupo SIAGRI. Há mais de 10 anos atuo com experiência e relacionamento com clientes e há mais de 3 anos monitorando a experiência dos clientes do Grupo SIAGRI.