fbpx
Agronegócio
Publicação em 03 de junho de 2020

Fluxo de caixa para lojas agropecuárias: primeiros passos

Um dos grandes desafios para os gestores de varejo agropecuário é estruturar e ter assertividade no fluxo de caixa. A boa gestão de fluxo de caixa é essencial para qualquer porte de empresa, especialmente em tempos de crise. 

Entretanto, sabemos como começar este controle pode ser trabalhoso e desafiador. Nesse artigo, vamos listar alguns dicas práticas para ajudar a superar o desafio de implantar um bom controle de fluxo de caixa!

Organizando o fluxo de caixa na sua loja agropecuária: 

O setor financeiro da loja agropecuária exige muita atenção. Afinal, dele dependem todas as outras áreas do negócio e consequentemente, a satisfação do consumidor final.  

Por isso, separamos formas práticas para organizar o seu fluxo de caixa: 

Registre e categorize todas as transações 

Esse é o primeiro passo do controle financeiro. Ele é fundamental para você entender como está o fluxo da empresa e identificar o que precisa ser mais bem gerenciado.  

Como diagnosticar as finanças da empresa sem registrar todas as operações? 

Avalie o que é melhor para a sua rotina, seja em planilhas, agendas ou em sistemas e aplicativos em que o registro seja feito de forma eficiente e segura.  

Mas lembre-se: a tecnologia pode ser o seu melhor ajudante neste momento!  

Tenha uma rotina de análise do seu fluxo de caixa 

A organização é apenas a primeira etapa. Depois dela é onde começa o controle de fato. 

Ele pode ser realizado diariamente, por semana, quinzena ou mês, de acordo com a necessidade da sua loja. O ideal é que não sejam períodos muito longos, para não correr maior risco de descontrole.  

Para facilitar a análise, é importante incluir em cada recebimento as formas de pagamento.  

Com tudo organizado, é possível acompanhar as finanças por categoria e entender como está o fluxo de caixa. Você poderá visualizar quanto está entrando e quanto está saindo, assim como identificar oportunidades e dificuldades no seu negócio.  

Foque na contenção de custos nas despesas fixas

Toda empresa tem dois tipos de custos: os fixos e os variáveis. 

Os custos variáveis, como o nome já indica, variam de acordo com o mês ou o faturamento da empresa. Já outros variam de acordo com a sua produção ou prestação de serviços nesse período. 

Portanto, o seu foco na contenção de despesas deve ser nos custos fixos, que sempre consomem boa parte do seu fluxo de caixa. 

Controle o estoque da sua loja agropecuária 

A gestão do fluxo de caixa também permite que você avalie o retorno que está tendo nos produtos e serviços. 

O gerenciamento do estoque e do caixa são tarefas complementares. Gerenciar os produtos, comprados nos períodos certos, auxilia no planejamento do caixa. Por sua vez, a organização das contas também é essencial para financiar as compras. 

Ao realizar o controle e a gestão de estoque é preciso considerar o ciclo produtivo e a sazonalidade, a demanda de cada produto, data de validade, armazenamento e muito mais. Abordamos todos esses pontos em um artigo completo sobre como organizar e fazer a gestão de estoque da sua loja agropecuária, não deixe de conferir!  

Sistema de gestão financeira: um grande aliado neste momento 

Como falamos anteriormente, é viável organizar fluxo de caixa em cadernos, aplicativos e planilhas. Entretanto, saiba que erros e perdas podem acontecer. E você não quer isso para o seu negócio, certo?  

O fluxo de caixa é resultado de um financeiro bem feito e para isso, a tecnologia deve ser um ponto a ser considerado 

Em geral, os sistemas de organização oferecem maiores níveis de segurança e controle, já que trabalham de forma automatizada.  

A divisão por categorias é mais precisa e você tem menos trabalho ao lidar com seus registros. Logo, pode gastar menos tempo nas anotações e mais na análise dos dados e nas ações que o seu negócio realizará.  

Com um sistema especializado em varejistas agropecuários que estão iniciando suas operações financeiras, você visualiza facilmente informações sobre saldos iniciais, composição dos recebíveis e das obrigações agrupadas pelo período de tempo que você precisa analisar e muito mais.  

Este conteúdo faz parte do #SiagriTalks, uma série de lives exclusivas para o agronegócio. Caso você tenha perdido a live em que fui o mediador, basta clicar aqui ou no link abaixo: 

Conte com a tecnologia para apoiar o seu negócio, estruture seu fluxo de caixa, e não deixe de conhecer o que temos para oferecer. Vamos juntos fazer o campo acontecer!  

Marcos Souza

Marcos Souza

Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 8 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.