fbpx
Agronegócio
Publicação em 24 de julho de 2020

Legislação no agronegócio: entenda o Valor Presente e Valor Justo

Já pensou em ter uma visão patrimonial, que possa refletir a situação atual dos seus títulos financeiros, eliminando fator tempo que podem causar distorções significativas nos relatórios contábeis e na gestão do seu negócio? 

Com a publicação da lei 11.638/2007, a companhia passou a ser obrigada a demonstrar uma nova visão das operações nos seus relatórios contábeis, com o objetivo de trazer mais transparência, confiabilidade e estar adequada a convergência internacional das normas contábeis.  

Um dos pontos ajustados pelas novas normas, é trazer algumas informações ao seu valor presente ou de mercado. 

Por mais que no momento inicial de uma operação os valores sejam iguais, seja a valor presente ou valor justo (mercado), o que diferencia é o comportamento que com o passar do tempo essas operações se realizarão e o reflexo disso nas análises. 

O que é AVP e AVJ, afinal?  

O conceito de Ajuste a Valor Presente (AVP) é demonstrar a operação no seu valor atual, de um fluxo de caixa futuro, seja ele entrada ou saídas de recursos. A exemplo temos as duplicatas a receber e fornecedores, como os mais comuns em todas as empresas. 

Para se realizar uma operação que tem como um dos seus fatores de influência o tempo para recebimento ou pagamento, podemos identificar a cobrança de juros condicionado ao prazo estipulado, e o CPC 12 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) trouxe os requisitos básicos para apurar o ajuste, tanto dos ativos como passivos, quando da elaboração dos demonstrativos contábeis. 

Assim como o AVP, o Ajuste a Valor Justo (AVJ) também tem o Pronunciamento Contábil que rege as regras para mensuração e divulgação. O CPC 46, determinada que a mensuração deverá ocorrer baseada em valor de mercado, que seria o preço mais próximo da realização de uma operação de compra ou venda, podendo haver informações de mercado para embasamento. 

Conclusão 

Sendo assim, mostra-se evidente a conveniência de utilização dos Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo: torna a contabilidade e a gestão da empresa mais transparente e atrativa para investimentos, empréstimos, financiamentos e todo o tipo de aportes de terceiros. 

Pensando em facilitar a apuração desses valores a serem ajustados a cada fechamento contábil, o Grupo Siagri disponibilizou aos clientes uma nova rotina, com outro leiaute, que garante a melhor visualização dos valores apurados para conciliação, contabilização e fechamentos contábeis. Confira esta live exclusiva sobre o assunto:

Para mais informações sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, consulte: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos

Danielly Carmo

Danielly Carmo

Graduada em Ciências Contábeis com Pós Graduada em Controladoria, Auditoria e Gestão de Tributos e MBA em Gestão Empresarial. Coordenadora de Legislação na SIAGRI.