Siagri

As operações de crédito no agronegócio contam com ferramentas especializadas para gerar eficiência e um nível de segurança adequados ao êxito da atividade. O setor de distribuição de insumos, que demanda um elevado fluxo de transações, é um dos mais sensíveis ao operar créditos comerciais e financeiros, movimentando toda uma cadeia produtiva.

Segundo Fernando Pimentel, sócio-proprietário da Agrometrika Inteligência Tecnologia e Rating, o crédito no agronegócio exige um acompanhamento técnico especializado. O caminho até chegar ao rating de cada cliente passa antes pela análise de dados tradicionais como garantias, perfil e volume do recurso e também por informações macroeconômicas, geográficas e climáticas que possam impactar no aumento de custos.

O Agrometrika Web é um software evoluído da automação do crédito bancário, com soluções reconhecidas pelo sistema financeiro e concebidas para o setor agrícola. "Conferimos à plataforma não somente os elementos de análise como também um back office de inteligência com dados de cenário e conjuntura econômica, em indicadores relacionados ao clima, bolsas, câmbio, etc. Atualizamos continuamente e disponibilizamos na nuvem da Microsoft, que é o que existe de mais moderno em acesso e navegabilidade", explica Pimentel.

Inteligência - A Agrometrika mantém uma parceria com a Siagri - Software para Agronegócio com o objetivo de acrescentar à evolução do padrão gerencial das agroempresas um produto exclusivo para a segurança do crédito. Empresas de distribuição de insumos, fabricantes de defensivos, fertilizantes e tradings caminham para profissionalizar a gestão de crédito e, num nível posterior, podem agregar valor à carteira de clientes.

Os benefícios vão desde gerenciar profissionalmente o risco a promover a gestão das garantias. Alertas de aumento do risco influenciado por perda de safras ou redução dos preços agrícolas são úteis para que o empresário possa monitorar onde o risco é maior e adotar ações mitigatórias como dar desconto, trocar garantia, renegociar o título, tomar medidas jurídicas, dentre outras.

De acordo com Fernando Pimentel, gerar governança na gestão de carteiras de recebíveis é um plus para esse segmento. Operações estruturadas de securitização de carteiras são valorizadas no mercado e um item interessante de negociação para o setor. "Uma empresa que tem R$ 100 milhões de recebíveis pode repassar para um banco ou um fundo algo como R$ 20 milhões do risco em operações de crédito estruturadas", esclarece. Para isso, é fundamental  que a empresa tenha um padrão de análise e uma ferramenta de gestão que permita ao agente financeiro avaliar a carteira.

Crédito online - Para a Tchê Agrícola, que opera na região geoeconômica do Distrito Federal, a expectativa com a ferramenta é mapear o perfil dos clientes e volumes de créditos, estabelecendo bases para análises estratégicas. O grupo tem sede em Formosa-GO, e filiais em Luziânia-GO, São João da Aliança-GO, Buritis-MG e Padre Bernardo-GO, tendo cerca de 800 clientes ativos ligados à cadeia produtiva de soja, milho e feijão. A empresa utiliza o software de gestão Siagri ERP desde 2000.  No setor de crédito e cobrança, a automatização começou em setembro de 2014, sendo que o departamento de crédito já trabalha com análises de riscos nas operações de crédito desde 2004.

Segundo Roney Pimentel, gerente de crédito e cobrança da Tchê Agrícola, a partir da produção de relatórios comparativos, a empresa poderá monitorar os volumes de crédito tanto por cliente como por região e tipo de lavoura. Isso levará a um controle maior do crédito, diminuição do risco, e na confecção e melhoria nos cadastros, com maior eficiência na análise. "Poderemos avaliar melhor a capacidade dos clientes, valorizando o potencial de cada um deles no relacionamento conosco", explica.

Para uma próxima etapa, a Tchê Agrícola pretende seguir rumo à integração da ferramenta para admitir parâmetros próprios de análise que gerem rating que se aproxime da realidade dos clientes e do mercado. O intuito é tornar o processo ainda mais eficiente, ágil e seguro, profissionalizando a concessão do crédito, direcionando para avaliação positiva na carteira e na concessão de crédito, aproveitando as oportunidades de negócios.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Imprensa da Siagri:
Jornalista DORIS COSTA - (62) 9293.3240
Jornalista IARA LOURENÇO - (62) 9690.1742
Jornalista TAYSA LARA - (62) 8133.3754
E-mail: siagricomunicacao@gmail.com

Deixe seu comentário

Ops, ocorreu um erro!
Olhe os campos que estão vazios ou inválidos:

Preview do seu comentário

Seu Nome

Data de Postagem

Este é seu Comentário..