5 ações para aumentar a produtividade no Armazém de grãos

Aumentar a produtividade no Armazém de grãos é uma prioridade de todo gestor, certo?

É preciso buscar o máximo de eficiência, evitando erros e tendo o menor custo possível. Por isso, desenvolver estratégias que ajudem nesse aumento de produtividade é tão importante.

Mesmo que você não tenha o orçamento para automatizar totalmente seu armazém, há várias medidas que você pode tomar para melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e reduzir custos.

5 ações para aumentar a produtividade no Armazém

Um bom planejamento e uma boa logística são essenciais para aumentar a eficiência do seu Armazém. O processo de recepção e expedição de grãos deve ser muito bem organizado para que sua empresa trabalhe de forma rápida e segura.

Por isso, reunimos 5 passos para aumentar a produtividade no seu Armazém de grãos. Confira:

1.Faça uma análise detalhada das tarefas

O ponto de partida para melhorar a produtividade é fazer um diagnóstico sobre como o armazém funciona atualmente: que tipo de tarefas são executadas e quanto tempo é dedicado a cada uma delas.

Essa análise requer um passo a passo:

Identifique as tarefas realizas no Armazém

  • Tarefas administrativas: elaboração de relatórios, organização de guias de entrega, atribuição de trabalho, controle de qualidade, reuniões internas, etc.
  • Controle de recebimento dos grãos;
  • Descarga e pesagem dos grãos;
  • Entrada e saída dos caminhões.

Calcule o tempo operacional vinculado a cada tarefa

Assim, com a lista já preparada, é preciso classificar as tarefas, quantificá-las, anotar o número de movimentos realizado por cada uma, o tempo por movimento e o tempo total agregado.

Com isso vamos obter uma tabela que detalha ao máximo as implicações de cada operação. Por exemplo, na descarga e pesagem dos grãos, são englobadas atividades manuais, automatizadas e administrativas.

Analise os resultados para definir ações

Com as informações acima em mãos, é possível:

  • Localizar e suprimir as tarefas inúteis ou duplicadas;
  • Planejar os trajetos para tentar otimizá-los;
  • Avaliar se será necessário automatizar mais de uma atividade ou substituí-la.

2. Aumente a capacidade de tombamento

Normalmente, a descarga de um caminhão de 25 toneladas dura de 8 a 15 minutos.

Para diminuir esse tempo para, aproximadamente, 5 minutos, as unidades armazenadoras utilizam um tombador de grãos.

Por isso, quando falamos em aumentar a produtividade no Armazém, é preciso garantir que sejam realizados, no mínimo, de 2 a 3 tombos a cada descarga.

Sendo assim, além de aumentar o número de tombamentos, quanto mais rápido esse processo acontecer, maior será a probabilidade de reduzir filas na entrada das cerealistas de recebimento.

3. Evite as grandes filas de caminhões

As grandes filas nas entradas dos Armazéns de grãos para descarga são destaques negativos a cada ano. Em Canarana-MT, caminhões ficaram até 36 horas na fila para descarregar soja, já em Alta Floresta, os atrasos foram de mais de 72 horas.

Porém, conforme a Lei 13.103/15, o prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte Rodoviário de Cargas deve ser de 5 horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino

Sendo assim, é imprescindível ter ações práticas para evitar filas no Armazém e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Para isso, considere adotar algumas medidas:

  • Melhorar a capacidade de recebimento dos grãos;
  • Facilitar o fluxo de entrada e saída;
  • Contar com um processo de classificação dos grãos;
  • Realizar o gerenciamento de pátio.

No Blog Siagri, já temos um conteúdo completo sobre o assunto, detalhando cada uma dessa medidas, clique aqui para acessar.

4. Tenha controle de possíveis erros e fraudes

Qualquer negócio está suscetível a fraudes, mas pouco se é falado em como elas podem interferir na produtividade do Armazém.

Sabemos que a maioria delas só são descobertas após o final da safra, quando ocorre o esvaziamento dos silos.

Entretanto, quando não há um processo de recebimento e escoamento dos grãos automatizado, mais tempo o caminhão demorará para cumprir todo o fluxo, desde a sua chegada até a saída.

Por isso, ter o controle de possíveis fraudes é tão importante. E para realizá-lo, você pode começar com algumas ações:

  • Identificar os setores com maior exposição e mapear seus processos;
  • Ter um processo logístico estruturado;
  • Documentar todos os processos;
  • Implementar uma Política Interna de Prevenção de Perdas;
  • Contar com um sistema de monitoramento e automação das atividades.

Assim, para saber mais sobre cada uma delas e como aplicar, confira nosso conteúdo sobre o assunto: 5 passos para evitar fraudes no Armazém de grãos.

5. Escoe o grão de acordo com a entrega

Um escoamento da carga que não é feito corretamente acarreta em gastos mais altos com armazenagem, por exemplo.

Quando falamos em aumentar a produtividade no Armazém, é preciso pensar em maneiras de escoar os grãos de acordo com sua entrega.

Sabendo que parte da produção também demanda cuidados especiais, devido ao risco de perecibilidade e às necessidades mais específicas, o fator urgência também entra em questão, ou seja, esse escoamento precisa ser feito o mais rápido possível.

Sendo assim, para fazer essa liberação e permitir que mais grãos sejam escoados, o Armazém precisa realizar esse procedimento de maneira rápida e automatizada!

E como fazer isso?

Seu Armazém pode contar com um sistema completo de gestão que ajuda a melhorar e automatizar as ações citadas acima, além de:

  • Realizar a pesagem automatizada dos grãos;
  • Cadastrar automaticamente veículos e motoristas que participam de processos de recepção e expedição;
  • Captura de imagem na entrada e saída do veículo com dia e hora;
  • Emissão de romaneios de pesagem integrado com balança;
  • Automatização do controle de tiras de teste de transgenia;
  • E muito mais!

Conheça o ERP AgriBusiness, software completo para Armazéns, e gerencie os processos de armazenagem com agilidade e segurança. Clique aqui ou na imagem abaixo e solicite uma demonstração!

Aumentar a produtividade do Armazém requer uma série de ações estruturadas, por isso, ter um fornecedor tecnológico confiável, que ofereça transparência e agilidade é sua melhor opção. Conte com o Grupo Siagri, clique aqui e conheça nossas soluções para Armazém de Grãos.

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.