fbpx
Agronegócio
Publicação em 22 de fevereiro de 2021

5 dicas para um bom atendimento de pós-venda na loja agropecuária

Sabemos que o atendimento ao cliente não acaba após a compra. Realizar um bom atendimento pós-venda na sua loja agropecuária pode fazer toda a diferença e melhorar os resultados do negócio.

Mais do que chegar na loja, escolher entre as opções disponíveis, pagar e sair, o cliente precisa estar envolvido na etapa de pós-vendas, fundamental para garantir novos negócios, indicações e, consequentemente, fidelizá-lo.

Para você entender melhor a importância desse relacionamento após as compras, separamos alguns dados levantados pela revista JMService:

  • 70% da experiência de compra do cliente baseia-se na forma como ele é tratado, desconsiderando-se produto e preço;
  • Para uma única experiência negativa ser compensada, são necessárias 12 experiências positivas;
  • Se durante o serviço você resolver um problema a favor do seu cliente, as chances de que ele retorne a fazer negócio são de 70%;
  • 9 em cada 10 clientes não se importariam em pagar mais pelo produto se tivessem um atendimento melhor.

Portanto, o pós-venda é essencial para atingir outros patamares no relacionamento com seus clientes produtores e pecuaristas. É a chance de transformá-los em compradores recorrentes, admiradores e, mais que isso, promotores da sua loja agropecuária.

Por que implementar o atendimento pós-venda na loja agropecuária?

Na prática, o atendimento de pós-venda consiste em orientar quanto ao uso dos produtos, ajudar em caso de utilizações inadequadas e trocar aqueles itens que vêm com defeitos e/ou que não atingiram as expectativas do comprador e assim por diante.

De nada adianta ser 100% prestativo com o produtor e ter um atendimento rápido, se no final você não saber se o cliente está realmente satisfeito.

Nesse sentido, separamos alguns motivos para implantar o atendimento pós-venda em sua loja. Confira:

Fidelizar quem já é cliente e atrair novos

Ao fidelizar um cliente em sua loja, você só não só gera mais receita para o seu negócio, mas também tem a oportunidade de conseguir mais clientes.

Se os pecuaristas gostam da forma como sua equipe atende e confiam na qualidade dos produtos que você vende, é bem provável que indiquem a loja para outras pessoas, você não acha?

Além disso, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo!

Com o pós-venda, esse processo se dá de forma mais natural, tendo em vista que a indicação, na maioria das vezes, é uma atitude espontânea de quem teve uma experiência satisfatória.

Aumentar as vendas e divulgar novos produtos

Suponhamos que tenha chegado um novo medicamento veterinário em sua loja e você sabe, a partir de uma base de clientes devidamente cadastrada com fácil acesso ao histórico de compras, que seria o produto ideal para um grupo de pecuaristas.

Ao realizar um contato de pós-venda, você consegue informações sobre as necessidades daquele cliente para um tempo depois da compra realizada. Antecipando a demanda e aumentado as chances de já ter possíveis compradores para o novo produto.

Como o pós-venda aproxima a empresa do cliente, surge a oportunidade de aproveitar o contato direto para fazer novas vendas, noticiar promoções e outras iniciativas.

Fortalecer o relacionamento com pecuaristas e produtores

O pós-venda na loja agropecuária ainda permite estreitar o relacionamento com os clientes, o que é essencial para entender como o seu negócio tem sido avaliado e identificar oportunidades de melhorar os serviços.

Não basta mostrar ao cliente que os produtos são de qualidade. É preciso demonstrar na prática os resultados que eles podem trazer. E essa ação deve ser realizada de perto.

Aumentar a satisfação do seu consumidor

A satisfação do consumidor com uma compra não está ligada apenas à qualidade do produto comprado, ele também deseja encontrar soluções rápidas para eventuais problemas.

Ou seja: manter um relacionamento pós-venda já é uma das maneiras de garantir essa satisfação!

5 dicas para um atendimento pós-venda eficiente na agropecuária

O atendimento de qualidade é um dos fatores decisivos para fechar um bom negócio e pós-venda é a estratégia que você precisa para continuar contando com esse cliente!

Para os clientes, como vimos, a grande vantagem do pós-venda é receber, além de um bom atendimento no estabelecimento, um suporte qualificado depois de adquirir o produto.

Dessa maneira, para a agropecuária, os benefícios dessa estratégia são diversos e podem impactar consideravelmente no aumento das vendas e, por consequência, do faturamento.

1.Mantenha o contato com seu cliente

Existe um forte elo que une o comprador ao vendedor: a compra realizada.

E ainda hoje, muitas empresas ainda não investem no pós-venda por receio de entrar em contato e o cliente realizar possíveis reclamações.

Porém, essa é uma situação que você pode ter como oportunidade de aprendizado: o pós-venda também é usado para pesquisas de satisfação, que são excelentes ferramentas para avaliar a relação com os clientes.

A ideia é criar um relacionamento com o cliente: seja com uma pesquisa de satisfação, uma mensagem em datas especiais ou uma simples ligação de cortesia. Esse não é o momento de fazer propaganda, mas apenas manter contato e fazer o que chamamos de “follow-up”, que não mais é do que manter esse contato com o cliente após a venda, sem ter a atividade comercial como prioridade,

2. Tenha uma boa política de trocas

Uma situação muito comum, mas não muito agradável, é a devolução ou troca de um produto por parte do comprador. Isso pode acontecer por uma série de motivos, e, por isso, trabalhar com uma política de troca e devolução para sua loja é de extrema importância.

Essa política deve seguir o Código de Defesa do Consumidor e a Lei específica para trocas, tendo em vista uma negociação eficaz, ágil e principalmente satisfatória.

Sendo assim, a troca pode ser motivada por muitos fatores, como por exemplo:

  • Defeitos no produto;
  • Material incompatível com o mostrado na propaganda;
  • Produto incorreto;
  • Arrependimento pela compra sem explicação prévia.

3. Assuma os problemas e resolva imediatamente

O objetivo é que o processo de pré-vendas, vendas e pós-venda caminhe bem até o final. Porém, é preciso considerar que problemas podem aparecer e você deve estar preparado para lidar com eles.

No pós-venda isso é mais importante ainda, afinal, o seu cliente já pagou e levou o produto desejado.

Por isso, algumas lojas mantêm equipes especializadas tanto no pós-venda quanto na própria resolução de problemas. São opções interessantes para garantir a agilidade no atendimento ao seu cliente.

Pensando em facilitar essa experiência, as soluções em autoatendimento também são uma opção para os problemas de baixa gravidade. Se a sua loja utiliza site para vendas ou relacionamento com o cliente, aposte em guias de uso, fóruns e FAQ (perguntas frequentes).

4. Crie programas de fidelização e recompensa

Além de um mix de produtos variados e a busca por um atendimento de excelência, é preciso oferecer outros benefícios para seus clientes.

Com o grande número de concorrentes no mercado, seja para lojas físicas ou para sites, e a facilidade de comparação de preços pela internet, a possibilidade de perder o seu cliente é muito grande.

Com isso, basta apenas uma falha, como o descaso no atendimento ou até mesmo uma pequena diferença no preço dos produtos para perder uma venda.

Por isso a importância de um programa de fidelidade em sua loja agropecuária.

Pensando no pós-venda, esse programa se torna ainda mais importante, afinal, pode ser essencial para que mais compras sejam realizadas pelo mesmo cliente nas demais épocas do ano.

5. Busque por inovação e ofereça isso ao seu cliente

Implementar um bom atendimento pós-venda na loja agropecuária é uma estratégia poderosa e buscar por inovações que ajudem seu negócio reflete na forma como seu cliente constrói a percepção sobre o que está sendo oferecido.

Nesse contexto, há uma série de soluções tecnológicas que possuem um objetivo: fazer com que o cliente compre novamente com você e se fidelize.

Assim, seus clientes entenderão que sua loja está adepta a inovações de mercado em busca de um melhor atendimento.

Sendo assim, fazer um pós-venda na sua loja agropecuária realmente eficiente é essencial para que a sua marca seja sempre lembrada e buscada em um mercado cada vez mais competitivo. Lembre-se de que o cliente tem muitas opções, tanto de lojas quanto de produtos e, na maioria das vezes, o preço também se assemelha.

Marcos Souza

Marcos Souza

Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 8 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.