fbpx
Agronegócio
Publicação em 28 de abril de 2021

Controle de contas a pagar e receber para produtores rurais

Tanto em outros segmentos como no agronegócio, ter um bom controle de contas a pagar e a receber é fundamental. Em uma fazenda isso não é diferente, pois assim o produtor rural evita surpresas e pode prevenir a falta de dinheiro em caixa.

O processo financeiro impacta em todas as áreas de um negócio rural e a rotina de controle do que entra e do que saií do capital deve ser diária. Além disso, utilizar meios para que essas informações fiquem centralizadas em um só local ajuda na hora da gestão financeira.

Neste artigo, iremos abordar os principais problemas da falta de controle de contas a pagar e receber e quais são as ferramentas que podem ajudar a resolvê-los.

Contas a pagar

Contas a pagar são todas as despesas de um negócio, incluindo os custos de produção como insumos, mão de obra, combustíveis das máquinas agrícolas, manutenções, energia elétrica, impostos e pagamento de empréstimos e financiamentos.

Todos esses itens têm que constar no Planejamento Financeiro, uma parte importante da gestão de uma fazenda. É com ele que o produtor rural realiza seu planejamento de safra e estabelece seus objetivos.

Além disso, é a partir desse plano que o gestor rural tem acesso a todas as suas movimentações financeiras, entende melhor seus resultados, controla a entrada e saída de itens do estoque e consegue implementar seu orçamento de maneira eficaz.

Quer saber mais? Aqui no Blog Siagri, temos um artigo inteiro voltado para o Planejamento Financeiro para produtores rurais.

Como já citamos, é muito importante que o registro de todas as contas a pagar e receber seja diário, especialmente quando o negócio rural possui diversas operações diferentes: como compra direta, financiamentos e barter.

A partir desse controle das finanças, fica mais fácil definir qual é a melhor data para pagar as despesas fixas da fazenda e para realizar a compra de insumos. Além disso, previne-se o esquecimento de alguma obrigatoriedade fiscal, o que pode dar dor de cabeça ao produtor futuramente.

Contas a receber

Contas a receber são todas aquelas que o negócio rural arrecada, elas vêm principalmente da comercialização da safra de grãos. O registro de todos os produtos que são vendidos em uma fazenda é essencial para um bom controle de fluxo de caixa.

Além disso, é importante registrar quais receitas vão entrar no imposto de renda, qual é a frequência desses pagamentos, quais sãos juros e impostos sobre esses valores e se a conta fecha, ou seja, se o que a propriedade recebe dá para cobrir todos os seus gastos e despesas e ainda gerar lucro.

Ferramentas

Algumas ferramentas auxiliam o produtor rural a fazer o controle de contas a pagar e receber de uma propriedade rural, separamos as principais:

  • Controle de Fluxo de Caixa: muito conhecida no meio empresarial, essa ferramenta pode ser definida como o registro de todas as transações financeiras em um negócio. Com ela, o produtor rural consegue saber se pode ou não investir em maquinários, contratar novos funcionários ou expandir suas áreas produtivas. Nós também temos um texto inteiro voltado para o Fluxo de Caixa no Agronegócio, confira.
  • BI (Business Intelligence): a ferramenta BI, que significa inteligência de negócios em português, abrange todos os setores de uma fazenda, incluindo, o setor financeiro. Ela é responsável por facilitar o entendimento de informações para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas. O BI é baseado em: coleta, organização e análise de dados transformando-os em informações significativas a partir de relatórios, resumos e gráficos.
  • Software de gestão voltado para o agronegócio: assim como BI, o software de gestão é uma ferramenta que possui dados de todos os setores da fazenda. E para o financeiro isso pode fazer toda a diferença, com a integração de áreas estratégicas (como o estoque e a produção, por exemplo) fica mais fácil planejar e evitar desperdícios e perdas durante uma safra. Os sistemas de gestão ainda permitem fazer o plano orçamentário, aprovar compras, monitorar a produtividade e até controlar a manutenção de maquinário.

ERP AgriManager

O ERP Agrimanager é o software de gestão agrícola do Grupo Siagri, voltado para fazendas de grãos com mais de 2.500 hectares.

Dentre as suas funcionalidades estão a possibilidade de fazer o Planejamento Financeiro de um negócio rural. Além disso, os registros necessários no controle de contas a pagar e receber podem ser lançados diretamente no ERP.

O produtor ainda consegue fazer o orçamento da safra, a gestão de compras de insumos, verificar os gastos de insumos por talhão, gestão de maquinários agrícolas e realizar o monitoramento de movimentações em seus armazéns.

Conclusão

Fazer o controle de contas a pagar e receber em uma fazenda não envolve apenas o setor financeiro, pois o negócio como um todo é afetado pela boa ou má gestão das finanças. Por isso, um planejamento financeira consistente e seguido à risca pode fazer diferença na lucratividade de uma propriedade.

O uso de ferramentas como o fluxo de caixa, o BI e um software de gestão também são uma boa maneira de otimizar processos. Quer saber mais sobre as soluções da Siagri para o seu negócio rural? Conheça nossos produtos e serviços em soluções.

Leonardo Borges Mendonça

Leonardo Borges Mendonça

Administrador, com MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças. Mais de 10 anos de experiência em gestão e tecnologia para agronegócio. Especialista em desenvolvimento e auditoria de processos na gestão de produção rural.