fbpx
Agronegócio
Publicação em 15 de dezembro de 2020

Por que contratar um ERP para loja agropecuária em 2021?

Mesmo em um momento desafiador, o agronegócio encontrou forças para continuar crescendo. A tecnologia disponível no mercado ajudou e muito neste resultado positivo. E as expectativas para 2021 não são diferentes! Contar com um ERP para sua loja agropecuária e melhorar a gestão pode ser o que irá diferenciar seu negócio e melhorar a rentabilidade no próximo ano!

Inovar e ganhar mais eficiência para enfrentar o cenário econômico atual é fundamental. Com um ERP eficaz em vendas, faturamento, gestão de compras e estoque, o seu negócio ganha a oportunidade de ter melhores resultados.

Mas o que é um “ERP”?

Do inglês Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. A partir das informações registradas no software, é possível fazer diagnósticos, identificar gaps e tomar decisões mais assertivas que impactem em redução de custos e aumento de produtividade.

Mas por que investir em um sistema de gestão para sua loja agropecuária em 2021? O que considerar? Quais pontos são mais importantes?

É o que você vai descobrir neste artigo!

Por que investir em um sistema de gestão pra lojas agropecuárias em 2021?

Como em qualquer outra atividade, no agronegócio também é fundamental que as ferramentas de gestão acompanhem os avanços da tecnologia, para melhor organização, controle e consequentemente, lucratividade.

Por isso, é essencial integrar informações de todos os departamentos em um lugar só, com dados seguros e confiáveis: um bom ERP especializado permite fácil acesso a estes registros, munindo quem está à frente do negócio com informações estratégicas através de relatórios personalizados. Esta é a base para ganhar eficiência operacional com redução de tempo, custos e aumento de competitividade.

Uma empresa de gestão americana especializada em tecnologia da informação, realizou uma pesquisa que mostra a transformação com o uso de tecnologias no novo cenário mundial.

O estudo mostra que 76% das empresas preveem mudanças e inovações em seus negócios a longo prazo. E ainda, que o investimento em tecnologia deve aumentar em 18%.

Trazendo esses dados para nossa realidade, já é estimado que 67% das propriedades rurais utilizam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção. E ainda, cerca de 40% dos pecuaristas disseram que vêm usando essas novas tecnologias como canal para a compra e venda de insumos e da produção.

Os benefícios de um ERP pra loja agropecuária

Um software ERP para loja agropecuária é fundamental para o controle de várias demandas essenciais para esse tipo de comércio: controle de estoque, processo de vendas e reconhecimento da demanda são alguns dos exemplos.

Com ele, a rotina gerencial fica mais organizada e os controles mais precisos, reduzindo perdas e contribuindo para a agilidade no atendimento e fidelização dos clientes.

Controle de fluxo de caixa

Um dos grandes desafios para os gestores de varejo agropecuário é estruturar e ter assertividade no fluxo de caixa.

Para 2021, a organização, registro e rotina de análise precisam se manter iguais ou maiores.

E se o fluxo de caixa é resultado de um financeiro bem feito, para isso a tecnologia deve ser um ponto a ser considerado.

Com um sistema especializado em varejistas agropecuários, você visualiza facilmente informações sobre saldos iniciais, composição dos recebíveis e das obrigações, agrupadas pelo período de tempo que você precisa analisar e muito mais.

A divisão por categorias é mais precisa e você tem menos trabalho ao lidar com seus registros. Logo, pode gastar menos tempo nas anotações e mais na análise dos dados e nas ações que o seu negócio realizará.

Melhora na gestão de estoque e controle de demanda

Se vários produtos acabam vencendo no depósito pela falta de controle, isso gera prejuízo. Por outro lado, se o cliente procura por um determinado produto e não encontra em sua loja, isso gera falta de confiança.

As chances de ter problemas também aumentam quando o estoque não acompanha a evolução do negócio.

A automação está no topo mais alto das últimas tendências em tecnologias da informação para 2021, de forma que o gestor economize seu tempo e se dedique em outras atividades que precisam de sua aprovação.

Por isso, utilizar um ERP pra loja agropecuária ajuda na organização dos processos de entrada e saída de produtos e permite acompanhar a evolução do estoque on-line a qualquer momento. Realizando, assim, uma boa gestão de estoque.

Além disso, fornece indicadores importantes para precificar melhor os produtos e planejar os investimentos que darão mais lucro.

Melhor relacionamento com os fornecedores e clientes

A nova maneira de realizar negócios e estar em contato com clientes, parceiros e fornecedores já é uma tendência para o próximo ano.

Em 2020, descobrimos, melhor do que nunca, o quanto a experiência e um atendimento personalizado, mesmo de longe, são importantes para uma boa relação de mercado.

Inclusive, este é um fator que está diretamente relacionado às chances de fidelização de clientes, afinal, 97% dos consumidores afirmam que o atendimento personalizado é extremamente importante para a escolha de fidelidade a uma marca ou negócio.

Porém, lembre-se sempre que uma relação de parceria saudável contribui para o sucesso de ambos, mas isso parte de um bom planejamento, de processos bem definidos e das ferramentas certas!

Integração de todas as atividades na loja

Por fim, sabemos que a integração entre áreas foi um grande aliado para as empresas neste ano. E para 2021, essa é uma das tendências em gestão.

É preciso investir no desenvolvimento da equipe e nos outros processos necessários para que a empresa modernize sua estrutura e otimize os métodos de trabalho, de acordo com pesquisa da Winning by Design, sobre as principais estratégias de gestão para o ano de 2021.

Quando você conta com um ERP para lojas agropecuárias, a área de estoque, vendas, caixa, documentação e outras, podem ser integradas de modo que as atividades sejam realizadas em conjunto e de forma fluída.

Isso acontece porque o sistema de gestão dispõe de módulos para cada área, com acesso e controles necessários.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o software de gestão é uma realidade em diversas lojas agropecuárias.

Escolhendo um fornecedor que entenda os desafios do seu segmento e ofereça uma ferramenta adequada, as rotinas ficarão mais fáceis e você terá mais tempo para trabalhar em questões estratégicas do seu negócio, como um bom plano voltado ao crescimento da loja, expansão de unidades, relacionamento com fornecedores e oferecer atenção especial aos seus clientes.

Foi-se o tempo em que as decisões eram baseadas apenas no histórico ou na intuição. Aqueles que estão no comando do negócio precisam atuar de forma estratégica e desvincular-se de tarefas operacionais!

O Grupo Siagri conta com um ERP voltado exclusivamente para o setor, com um sistema completo e especializado. Quer saber como funciona na prática? Confira o depoimento da Casa do Pecuarista, cliente do Grupo Siagri há mais de 10 anos:

Se o sucesso do seu negócio está ligado à capacidade de ter eficiência em vendas, gerenciar e controlar custos, conte com um ERP para loja agropecuária especializado para suas necessidades. Clique aqui e solicite uma demonstração.

Marcos Souza

Marcos Souza

Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 8 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.