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06 de março de 2019

Conheça os benefícios da tecnologia mobile para gestão comercial do distribuidor agrícola

O mercado atual fica mais disputado a cada dia, o que aumenta a necessidade do desenvolvimento de diferenciais competitivos. Ter processos de gestão comercial bem definidos é muito importante para o sucesso do distribuidor de insumos. O diferencial está na criação de boas estratégias, que também incluam as vendas externas de insumos.

Atualmente, diversas plataformas móveis se integram aos softwares de gestão para apoiar as atividades desempenhadas pelo distribuidor de insumos. Um bom exemplo são as ferramentas para automação de vendas, que podem trazer muitos benefícios.

Agilidade e segurança

O uso de plataformas para vendas externas de insumos proporciona a equipe de vendas a oportunidade de se preparar para visitar os clientes. Antes de começar sua rota o vendedor pode consultar em uma ferramenta de automação de vendas todo o histórico do cliente, além de poder analisar preços de produtos e estoque.

Registrar e consultar informações sobre a carteira permite que o vendedor entenda melhor o cliente e dessa forma ofereça produtos que satisfaçam suas expectativas, além de identificar outras oportunidades, como serviços que podem ser agregados, por exemplo. A força de vendas terá processos definidos, mais ágeis e assertivos. Dessa forma, cada vendedor terá mais condições para fidelizar os clientes existentes e terá mais tempo para ampliar a carteira.

Política comercial seguida à risca

A política comercial deve estabelecer de forma clara e abrangente, questões como remuneração, atuação no território, divisão da carteira de clientes e autonomia da equipe em relação a descontos e condições especiais. É importante lembrar que todas essas análises devem considerar questões como sazonalidade, variação de vendas entre territórios e linhas de produto, culturas e portes de clientes.

De nada adianta criar tabelas de preços e estabelecer comissões, descontos e condições especiais de venda, se não existe uma forma de garantir que as regras sejam seguidas à risca em todos os processos.

A adoção de uma plataforma mobile para automação de vendas externas integrada ao software de gestão empresarial assegura que cada vendedor faça a emissão e impressão de pedidos direto no cliente, respeitando toda a política comercial da empresa. A integração da ferramenta móvel com o ERP também possibilita maior eficiência no acompanhamento de metas da equipe, pois dessa forma todas as vendas internas e externas são apuradas em tempo real.

Bortoluzzi Sementes & Cereais

Cliente da SIAGRI há um ano, a Bortoluzzi Sementes & Cereais tem percebido uma grande evolução na gestão de sua força de vendas. Segundo o gerente administrativo da empresa, Eliton Gotardo, com a aquisição da solução mobile SIAGRI SALES, a Bortoluzzi ganhou maior assertividade na gestão das vendas externas, além de reduzir retrabalhos e otimizar o tempo de seus colaboradores. “Atualmente, temos maior agilidade nos processos de venda, possibilitando que nossa equipe comercial tenha tempo para focar no que realmente traz valor aos nossos clientes, como oferecer assistência técnica de qualidade e apoiá-los em obter os resultados que almejam. Conseguimos proporcionar um atendimento mais especializado e fortalecer cada vez mais a nossa relação com os clientes”, explica.

Marcilene Ramos

Marcilene Ramos
Graduada em Administração de empresas do Agronegócio com MBA em Gerenciamento de Projetos.
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