fbpx
Gestão
Publicação em 30 de abril de 2021

O que faz uma consultoria agrícola?

Na última década, o agronegócio vem passando por uma grande mudança trazida, principalmente, pela evolução tecnológica na área. E para se manterem atualizados, muitos produtores rurais procuram uma consultoria agrícola.

Além disso, a busca pela otimização de processos do campo visando a maior rentabilidade e produtividade da safra também faz com que a figura do consultor seja importante. Mas, você sabe quais são os trabalhos prestados por esse profissional?

Neste texto iremos abordar o que é uma consultoria agrícola e como ela pode ajudar o produtor rural na gestão de sua fazenda.

Quais serviços um consultor agrícola oferece?

O agro é um mercado muito amplo, assim como as consultorias que atuam nele. Mas, aqui daremos enfoque aos consultores que voltam seu trabalho para propriedades que produzem grãos. Eles atuam principalmente em 3 frentes:

Administração rural

A administração rural se baseia no planejamento e controle de uma fazenda, em um sentido amplo. Quando bem implementada, ela ajuda os produtores rurais a tomarem as melhores decisões para seus negócios.

Uma consultoria agrícola trabalha esse conceito a partir dos recursos de uma fazenda, sejam eles materiais, de mão de obra, financeiros ou mercadológicos. A partir, principalmente, do planejamento, da organização, da direção e do controle.

Vale lembrar que um negócio rural é dividido em diferentes atividades, são elas:

  • Produção: ligado ao uso de insumos, fatores de produção (como hora/máquina e hectares/ano) e a geração de produtos (toneladas/hectares);
  • Finanças: é a área que administra o capital de uma fazenda, diz respeito aos fluxos financeiros e as receitas, despesas e custos;.
  • Comercialização: é o setor responsável pela venda dos produtos.
  • Recursos Humanos: cuida dos funcionários de uma fazenda, pela quantidade (demanda da mão de obra x oferta) e pela qualidade (conhecimento e habilidades).

Para saber mais sobre a administração rural, acesse o nosso texto “O que faz um gestor rural?” e aprenda mais conceitos ligados ao assunto.

Otimização de processos

Também é papel de uma consultoria agrícola realizar a análise para a otimização de processos em uma fazenda. Para isso, são utilizados sistemas e ferramentas de controle que melhoram o desempenho, reduzem o uso de matérias-primas e evitam os desperdícios.

Tudo isso é feito a partir de uma adequação desses sistemas ao negócio rural, que possui suas características próprias. A capacitação tanto de funcionários como dos gestores agrícolas também faz toda a diferença em na uma otimização de processos.

Um exemplo de otimização é a implantação de um software de gestão rural, com ele todas as áreas da fazenda ficam conectadas e os planejamentos técnicos e financeiros podem ser realizados com mais embasamento.

Mas, adquirir um sistema de gerenciamento como esse depende da organização de processos e da disponibilidade de uma equipe que possa conduzir o projeto. E é aí que entra a figura da consultoria agrícola, que pode ajudar os produtores rurais e seus funcionários no uso do software.

Planejamento

O planejamento é algo quase inerente a qualquer tipo de negócio, e dentro do agro isso não é diferente. Muitos produtores rurais são mestres no Planejamento de Safra, pois conhecem o campo muito bem e sabem como gerenciar seus recursos.

Porém, alguns ainda possuem dificuldades quando o assunto é o Planejamento Administrativo e Financeiro – áreas ligadas a processos mais empresariais. Uma consultoria agrícola pode ajudar pode ajudar a melhorar esse desempenho e facilitar a gestão da fazenda.

O que avaliar antes de contratar uma consultoria agrícola?

Antes de contratar uma consultoria agrícola para sua fazenda, vale a pena fazer uma análise de alguns pontos. O primeiro é a credibilidade, busque por um consultor – ou consultores – que tenham experiência de mercado. Isso dará mais segurança aos seus parceiros, clientes e investidores.

Quando o produtor rural possui um problema em sua fazenda, ele quer que seja resolvido da melhor maneira possível no menor tempo possível, não é mesmo? Por isso, busque uma consultoria que tenha velocidade na resolução de problemas.

Outro ponto a ser analisado são os custos, algumas situações em negócios rurais podem ser resolvidas pelo próprio produtor e sua equipe, mas poderia ser realizado por um custo menor por uma consultoria agrícola. Sempre ponha os valores na ponta da caneta para tomar a melhor decisão.

Por último, avalie se seu consultor agrícola possui conhecimento técnico para resolver o problema, principalmente se ninguém no seu time souber como resolvê-lo.

Conclusão

Neste artigo, vimos alguns conceitos ligados à consultoria agrícola voltada para produtores rurais. Com o avanço da tecnologia no campo e a busca por mais produtividade com o menor uso possível de recursos, esse serviço alcançou um lugar importante no agronegócio.

E nós, do Grupo Siagri, sabemos disso e oferecemos aos nossos clientes um serviço de consultoria: o AgroScore. Nossos consultores são especializados no apoio e diagnóstico do nível de maturidade em gestão de um negócio, otimizando recursos dos nossos ERPs.

Para os produtores rurais que ainda não conhecem, nós temos um software de gestão voltado para fazendas o ERP AgriManager. Solicite agora uma demonstração.

Leonardo Borges Mendonça

Leonardo Borges Mendonça

Administrador, com MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças. Mais de 10 anos de experiência em gestão e tecnologia para agronegócio. Especialista em desenvolvimento e auditoria de processos na gestão de produção rural.