fbpx
Agronegócio
Publicação em 20 de outubro de 2020

Como organizar uma propriedade rural com as tecnologias certas

Produzir com máxima eficiência, otimizando os processos e eliminando o desperdício, é um pré-requisito para toda e qualquer propriedade rural.

E para que isso aconteça, a digitalização da agricultura e o uso de tecnologias permitem que produtores rurais tomem decisões mais precisas e de forma mais ágil, otimizando assim o uso de recursos.

Em um censo realizado em 2016 pela Embrapa sobre a concentração da renda bruta de produtores rurais, notou-se que para cada 100% de aumento na renda bruta, o incremento no uso de insumos tecnológicos contribuiu com 67,86% desse aumento.

Para que a utilização da tecnologia traga resultados positivos, a organização e controle da propriedade rural é indispensável.

Sabendo disso, separei algumas dicas e alternativas de controle para você. Confira:

Primeiramente, por que investir em tecnologia aplicada ao campo?

Essa pode ser uma das questões mais relevantes e questionadas nos últimos anos pelos produtores.

Mesmo com as consequências da pandemia, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu novamente em junho, completando, assim, seis meses sucessivos de alta em 2020, de acordo com cálculos do Cepea, chegando a 5,26%.

No caso da agricultura, o bom resultado decorre da combinação de preços e produção em alta.

No mesmo sentido, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), para alimentar a população mundial até 2050, será necessário que a agricultura aumente sua produção em 70%.

Ou seja, não há dúvidas que a tecnologia deve ser a grande aliada estratégica para atingir esse objetivo.

As vantagens da tecnologia para sua propriedade rural

Questões como a imprecisão no controle de estoque da fazenda, em entradas e saídas, fluxo de caixa, registro de insumos utilizados em cada talhão e muitos outras, já podem ser resolvidas com o auxílio de tecnologia.

Se o gestor ou o produtor rural não possui anotações e registros de custos da sua produção, a busca pela redução ou otimização desses custos se torna cada vez mais difícil. E a tecnologia vem, justamente, para mudar isso.

Confira algumas dessas vantagens e como funciona na prática cada uma:

Aumento da produtividade

Com as ferramentas que orientam o produtor no melhor aproveitamento do solo e dos insumos, a produtividade da fazenda pode aumentar substancialmente, produzindo mais, com menos recursos e maior qualidade.

Redução de custos

Com o auxílio da tecnologia, o produtor consegue medir e enxergar onde ele erra. Assim, a agricultura digital contribui muito para isso: conseguir mensurar os processos e auxiliar nas decisões estratégicas capazes de reduzir o desperdício.

Monitoramento em tempo real

Um dos grandes ganhos da tecnologia é a possibilidade de acessar dados da produção de forma remota e em tempo real. Isso permite que o produtor consiga tomar decisões rápidas sobre as operações. Não é necessário, por exemplo, esperar até o fim da colheita para fazer ajustes.

Aumento da eficiência

Por meio de equipamentos conectados, o produtor consegue medir sua eficiência operacional e, com isso, fazer modificações que possam otimizar ainda mais seus resultados.

Por exemplo, na pulverização, muitas vezes o agricultor não sabe calcular por quanto tempo a máquina está em deslocamento, parada ou fazendo manobras. Perder tempo em algumas dessas ações pode representar uma grande perda operacional.

Dessa maneira, sem um sistema informatizado, o produtor simplesmente pode não saber o que está reduzindo o seu rendimento.

A agricultura digital vem para dar essas respostas e elevar a eficiência do produtor em aspectos que antes eram invisíveis aos seus olhos.

Como organizar uma propriedade rural usando tecnologia?

Se a ideia é levar organização para todos os cantos da propriedade rural, vale a pena apostar em um software de gestão agrícola completo.

Quando o sistema une áreas operacionais e financeiras em um só lugar, centralizando as informações que costumam ficar espalhadas, pode ser uma ótima opção para sua fazenda.

Com essa ferramenta, o agricultor planeja e acompanha cada etapa da safra: desde o plano de safra até a comercialização. Obtém dados sobre suas atividades no campo, realiza a gestão de estoques e do fluxo de caixa de maneira unificada.

Além disso, é preciso que essa ferramenta tecnológica ofereça uma análise detalhada sobre os custos de produção, ou dê a possibilidade de integração com algum outro sistema que realize essa ação.

Com a organização e gestão da fazenda em dia, aumentam as chances dos resultados positivos, uma vez que com as medições, estamos analisando tudo que ocorre na propriedade e tomando decisões mais assertivas.

A escolha da tecnologia mais adequada para sua propiedade

Diante das inúmeras possibilidades tecnológicas, outra dúvida surge: em quais ferramentas investir

A resposta é simples: naquelas que o ajudem a resolver os problemas dentro do seu ciclo produtivo e que estejam alinhadas com as necessidades do seu negócio.

Uma coisa é certa: a tecnologia no campo é um investimento indispensável.

É dono ou gestor de uma propriedade rural e quer contar com a tecnologia como aliada para resultados visíveis? Conte com o Grupo Siagri para isso! Clique aqui e conheça o ERP AgriManager, software completo para gestão de fazendas de grãos, beneficiamento de sementes e algodão.

Cicilio Manfroi

Cicilio Manfroi

Arquiteto de Soluções no Grupo Siagri há mais de 8 anos. Responsável pela estruturação de oferta do ERP AgriManager de encontro com a produção agrícola, beneficiamento de sementes e beneficiamento de algodão.