fbpx
Agronegócio
Publicação em 10 de setembro de 2021

Originação de grãos: como gerenciar esse processo?

A Originação de Grãos é o processo composto pelas etapas anteriores à comercialização dos produtos, com o propósito de auxiliar o mercado de commodities agrícolas no controle de fixações de preços e também na prestação de serviços de armazenagem.

Sendo assim, podemos considerar algumas operações como as principais auxiliadas pela originação. São elas:

  • Compra;
  • Venda;
  • Armazenagem;
  • Logística;
  • Escoamento.

Ou seja, esse processo atende a diferentes etapas do negócio e é preciso gerenciar corretamente cada um deles.

“Como saber se estou gerindo corretamente meu processo de originação de grãos?”

Para responder a essa pergunta, primeiramente, precisamos relembrar que o processo de originação é responsável pelas etapas que antecedem a comercialização do produto, sendo incluindo a recepção, classificação, armazenagem, controles fiscais e demais processos que preparam o produto para que ele seja comercializado.

E ainda, que seus principais objetivos são:

  • Auxiliar nos processos de compra, venda e armazenagem de grãos;
  • Efetuar recebimentos e saídas de cargas;
  • Realizar o controle de fixações de preço;
  • Executar o controle de prestação de serviços armazenagem.

Sendo assim, é o momento de analisar se o passo a passo do processo está sendo realizado corretamente. Geralmente, podemos separar em quatro:

  1. Cadastro: o início do processo acontece por meio do cadastro inicial, ou pré-cadastro, que deve conter todas as informações inerentes ao período da safra, financiamento (quando for o caso), gestão de estoque e armazenagem;
  2. Movimentos Internos: este processo é responsável pelas amostras de produtos que serão retiradas para a classificação, o cadastro de Romaneios, o registro da Ordem de Trânsito do produto e preparo, ainda antes da gestão de armazenagem;
  3. Armazenagem e Estocagem: a correta armazenagem de grãos é imprescindível para garantir a segurança e qualidade do produto. A estocagem acontece nos silos, onde são cadastradas as descrições sobre o depósito do produto, os serviços a serem executados, relatórios, entre outros;
  4. Comercialização: nesta etapa são realizados os fechamentos contratuais, como contas a pagar e a receber, autorizações dos produtos, fixações de preço e quantidade, Romaneio, entre outras.

Além dessas, existem outras “sub-operações”, formando uma cadeia de atividades complexa, marcada por inúmeras movimentações e, principalmente, documentações.

Portanto, o sistema de originação de grãos se caracteriza pela demanda por organização e controle dos principais processos.

Organizando e controlando a originação de grãos no Armazém

Na época de colheita, há um intenso fluxo de movimentação, veículos, pessoas e documentos. Por isso, é necessário administrar toda essa demanda e automatizar da melhor maneira possível a execução dos processos.

Sabemos que na recepção do produto são logo realizadas a classificação, a pesagem, o destino da carga (armazenagem, compra ou contrato), e a emissão da Nota Fiscal do produto.

E para que esse processo seja realizado de maneira ágil, a automatização é essencial, evitando, assim, a maior parte do trabalho manual e possíveis erros em dados e números.

Então, como um software pode ajudar?

O investimento em um sistema de gestão específico para Armazéns é fundamental para a eficácia da gestão das operações inerentes ao processo de originação. Permitindo:

  • Rastreamento que ofereça a segurança no transporte;
  • Ambientação adequada nos silos de armazenagem, em busca de reduzir perdas;
  • Monitoramento das atividades e dos locais, a fim de prevenir possíveis erros.

Além disso, a integridade dos documentos associados a estas operações também devem ser assegurada.

Uma má gestão da documentação pode ocasionar em perda de informações, duplicidade de trabalho, desperdício de tempo, recursos e outras falhas capazes de atrasar e, até mesmo, travar uma operação inteira.

Por isso, grandes empresas do segmento de Armazenagem de grãos já estão investindo nas soluções tecnológicas para otimizar seus processos documentais e, assim, obter mais agilidade a partir de rotinas específicas dentro do sistema.

Conheça o ERP AgriBusiness e gerencie os processos de armazenagem com agilidade e segurança. Clique aqui ou na imagem abaixo e solicite uma demonstração!

A gestão eficiente do processo de originação de grãos contribui com mais agilidade, rapidez e segurança nas operações. Conte com o Grupo Siagri para realizar essa gestão de maneira prática, rápida e eficiente!

Marcos Souza

Marcos Souza

Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 10 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.