fbpx
Agronegócio
Publicação em 19 de maio de 2020

5 dicas para seu Planejamento e Controle da Manutenção de maquinários

Dentro de um negócio agrícola estabelecer um bom PCM, Planejamento e Controle da Manutenção, nos maquinários ajuda a evitar gastos desnecessários com combustíveis e outros insumos, além de prevenir que uma máquina estrague no meio da produção.

Imagine o cenário: enquanto as chuvas estão chegando e sua lavoura está no ponto de colheita, sua colheitadeira quebra. Nenhum produtor rural gostaria de estar nessa situação, não é mesmo? O impacto financeiro do conserto de uma máquina no meio da operação é muito alto.

Para que você não tenha que desembolsar muito capital do seu negócio em peças caras enquanto sua produção está parada, veja as 5 dicas que separamos para ajudar que o Planejamento e Controle da Manutenção do seu maquinário seja eficiente.

Objetivos do PCM

Antes de irmos as dicas de fato, vamos relembrar a importância de fazer o PCM em uma fazenda. Sabemos que a manutenção de máquinas, os implementes e os veículos agrícolas representam um grande custo no orçamento dos produtores. Por isso, uma gestão assertiva busca evitar problemas como:

  • Gastos não previstos no Planejamento Financeiro da Safra;
  • Diminuição da eficiência do maquinário;
  • Perda da produtividade da lavoura;
  • Equipe parada por falta de máquinas e outros.

Tudo isso pode ser evitado ao se fazer a manutenção preventiva do maquinário da fazenda, de acordo com as instruções dos fabricantes e de preferência em um período que a máquina esteja parada.

Fazer um checklist diário dos principais implementos necessários para o funcionamento do maquinário também é importante. Sempre analise os seguintes itens antes de utilizar uma máquina agrícola:

  • Óleo;
  • Engraxamento;
  • Peças soltas.

Simples atitudes como essas, ajudarão a reduzir a probabilidade de falhas em momentos cruciais de sua operação. Veja nossas 5 dicas de como implementar de uma vez por todas, um Planejamento e Controle da Manutenção do maquinário da sua fazenda.

Dica 1: Faça um levantamento de seu maquinário

Com a ajuda de seu mecânico, operador ou até mesmo o fabricante, faça um levantamento de quais são as principais revisões que devem ser realizadas. Não deixe de se certificar sobre a faixa de horas ou quilometragem para estas revisões preventivas.

Dica 2: Tenha um controle de horímetros e/ou quilometragem de seus veículos

Tenha o cuidado de anotar estes dados a cada evento, seja um abastecimento ou alguma parada para manutenções. Se puder, sempre faça esse registro assim que iniciar e/ou finalizar uma atividade realizada no campo.

É simples: tenha papel e caneta sempre à mão se você ainda não tem um aplicativo para ajudar nesses controles. O uso de uma planilha também pode ajudar.

Dica 3: Certifique-se que estes dados estão corretos e não serão perdidos

Efetue o lançamento destes eventos em suas planilhas, controles diversos, e principalmente, no sistema de gestão da sua propriedade, no momento em que acontecerem.

Sempre informe o horímetro e/ou km da máquina e não se esqueça que dados incorretos levam a informações e decisões equivocadas. Além disso, capacite sua equipe para os lançamentos e sempre confira o que está sendo lançado.

Dica 4: Crie uma rotina de consolidar e analisar as informações de cada máquina

Desta forma, você poderá analisar qual foi a última revisão realizada, podendo antecipar suas negociações com fornecedores de produtos e serviços, evitando assim surpresas desagradáveis quando mais precisar de suas máquinas e implementos.

Dica 5: Utilize um software de gestão rural na sua fazenda

Um negócio agrícola tem diversas áreas: de produção, de estoque, administrativa, financeira, de maquinário e outras. Por isso, a gestão de uma fazenda pode gerar muitas planilhas e causando problemas para arquivar e analisar tudo isso.

Com um software de gestão rural, como ERP Agrimanager do Grupo Siagri, todos os departamentos do seu negócio podem ser geridos em um só local. Além disso, nosso software conta com um módulo voltado apenas para o controle e a manutenção de maquinários agrícolas.

Saiba mais, solicite agora uma demonstração com um de nossos consultores.

Conclusão

Neste artigo, falamos dos objetivos e da importância de um Planejamento e Controle da Manutenção de máquinas agrícolas.

Mas, nossas dicas ainda não acabaram, este conteúdo faz parte do #SiagriTalks, uma série de lives exclusivas para o agronegócio. Caso você tenha perdido a live em que fui o mediador, basta clicar aqui ou no link abaixo:

Agora é só dar o primeiro passo! Viu como pode ser simples evitar dores de cabeça com manutenções de maquinário com o PCM? 

Fausto Silveira

Fausto Silveira

Graduado em Administração de Empresas, especializado em Finanças e Controladoria. Atua a 4 anos no agronegócio, com foco em tecnologia e gestão para o produtor rural.