fbpx
Agronegócio
Publicação em 01 de abril de 2021

Aprenda a fazer o planejamento de safra na sua fazenda

Antes de um novo plantio, os produtores rurais precisam se preparar com antecedência esse processo é conhecido como “planejamento de safra”.

Sua principal função é a otimização do uso de recursos da fazenda, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Essa etapa geralmente é feita no período da entressafra e o primeiro passo é analisar os dados da última safra, entendendo todos os erros e acertos que ocorreram.

Checklist de planejamento

Com os dados em mãos, o produtor rural precisa fazer um diagnóstico de seu negócio rural. Uma dica é seguir um checklist de áreas importantes:

  • Análise do solo: é importante saber quais são as condições do solo de cada propriedade. Assim se houver necessidade de correção, ela poderá ser feita com tempo.
  • Manejo Integrado de Pragas (MIP): feito para eliminar as ameaças fitossanitárias (pragas, ervas daninhas, insetos e outros) ao terreno.
  • Capacidade operacional: diz respeito tanto à mão de obra disponível na fazenda, quanto aos equipamentos necessários para o início da nova safra.
  • Variedade do cultivo: a escolha do cultivar do novo plantio também se faz necessária, ele deve ser adequado às condições climáticas, do solo e de capacidade operacional.

Planejamento técnico da safra

Feito o diagnóstico, o produtor rural pode começar o planejamento técnico da nova safra. Durante essa fase são definidas a previsão do cultivo, as atividades e operações que precisarão ser feitas, além da previsão de compras.

Também são definidas as atividades a serem realizadas em cada talhão, incluindo quais serão os produtos usados nas áreas. Além disso, é nesta etapa que se faz a cotação dos gastos com combustíveis das máquinas agrícolas.

No planejamento técnico, entra uma parte muito importante: o orçamento da safra. Esse controle deverá ser consultado até o fim do período.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional é o processo de registro das recomendações técnicas de aplicação de produtos.

Ele pode ser feito integrado ao controle de estoque, pois assim há a possibilidade de rastrear o que saiu do almoxarifado e foi para a aplicação.

Planejando as operações, o produtor rural consegue fazer análise de médias de aplicação de produtos por fazenda, cultura e talhão.

Planejamento financeiro

Em um planejamento de safra, o lado financeiro deve ser considerado sempre pelos gestores da fazenda.

O primeiro passo é analisar os dados das safras anteriores, por exemplo, os custos e os ganhos de cada uma. Os registros devem ser fiéis ao que aconteceu, por isso, invista em planilhas, relatórios e outros registros.

Um software de gestão agrícola também é uma opção para que as análises sejam feitas de maneira mais eficaz. Saber qual é a saúde financeira do seu negócio dirá se será necessário captar investimentos antes do novo plantio.

No vídeo abaixo, nosso Consultor em Gestão Agroscore, Leonardo Mendonça, explica os passos para um planejamento de safra bem feito na sua fazenda. Assista:

Conclusão

Neste artigo falamos sobre o que é necessário em um planejamento de safra, como a análise de solo, o Manejo Integrado de Pragas, a checagem da capacidade operacional e a escolha do cultivar ideal para ser plantado.

Além disso, vimos a importância do planejamento técnico da safra, das operações e do cuidado com o lado financeiro de um negócio agrícola.

O Grupo Siagri possui diversas soluções voltadas para o agronegócio, fale com um de nossos consultores e conheça o ERP Agrimanager, software de gestão que ajuda os produtores rurais no planejamento e monitoramento de resultados de suas fazendas.

Leonardo Borges Mendonça

Leonardo Borges Mendonça

Administrador, com MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças. Mais de 10 anos de experiência em gestão e tecnologia para agronegócio. Especialista em desenvolvimento e auditoria de processos na gestão de produção rural.