fbpx
31 de março de 2020

Produtividade no Home Office: o que estamos fazendo no Grupo Siagri?

O crescimento dos casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus (Covid-19) no Brasil está levando milhões de profissionais a trabalharem de suas casas no formato conhecido como home office. Empresas de diversos setores, inclusive no agronegócio, já estão seguindo a tendência global!  

Assim, surge um desafio extra para aqueles que lideram equipes: como manter o time produtivo e motivado, em meio a um mar de incertezas? 

Sabendo que manter a eficiência da operação em tempos de home office estava sendo uma dificuldade para os nossos clientes, realizamos uma live com o tema “Produtividade no Home Office: o que estamos fazendo no Grupo Siagri?”.  

Para aqueles que querem rever o material ou não puderam assistir a live, transformamos as dicas em um conteúdo exclusivo, confira abaixo e bons aprendizados! 😉 

O que estamos fazendo no Grupo Siagri para manter a produtividade com trabalho remoto?

Aproximadamente 50% dos clientes estão em home office, sendo que destes, a metade considera que está com a produtividade prejudicada ou mediana.  

No Grupo Siagri, considerando todas as unidades, estamos com 98% dos colaboradores em home office, sendo que apenas atividades indispensáveis estão sendo realizadas nas instalações.  

Com esses dados em mente, vamos às dicas que separei em conjunto com o Leonardo Zoccoli, gerente de tecnologia Grupo Siagri:  

1. Definir regras para novo modelo de trabalho

Mesmo com a flexibilidade adicional do trabalho remoto, devemos continuar cumprindo as funções e mantendo o mesmo foco que temos na empresa.  

Nossa equipe de Comunicação Interna criou, então, um “Manual do Home Office”, com orientação e dicas de trabalho remoto, como:  

  • Respeite a sua jornada de trabalho atual e mantenha-se focado durante o período destinado ao desempenho das atividades; 
  • Estabeleça um local específico e confortável em sua casa para poder trabalhar. De preferência tranquilo, arejado, iluminado e mais silencioso; 
  • Comunique seus familiares sobre a necessidade de manter o foco e receber poucas interrupções; 
  • Para ganhar tempo, organize seu local de trabalho com tudo que será necessário; 
  • Faça o planejamento semanal e também o diário.  

2. Alinhamento semanal com equipe, delegação de tarefas e monitoramento diário

Para o alinhamento semanal com a equipe, optamos por utilizar o “Teams”, da Microsoft, mas existem diversos outros aplicativos e softwares que fazem um serviço parecido, também gratuitamente, e com experiências bem-sucedidas. Vamos falar deles logo abaixo.  

Vídeos, diferentemente de áudios ou textos, humanizam, permitem uma melhor interação e, nesses tempos difíceis, favorecem até boas risadas. Uma vez por dia é o ideal. Duas, apenas se necessário. Importante: agende conversas com a pauta definida. 

3. Gestor como peça chave para engajamento

A motivação é a chave para o comprometimento e a produtividade! Por isso, os nossos gestores se tornaram ainda mais, as principais peças para engajar, trazer segurança e estabilidade para a equipe neste momento.  

O engajamento do time é o que faz com que o líder se mantenha motivado. Ver os resultados e as tarefas sendo feitas traz aquele sentimento de que é possível, de que a liderança está sendo boa e deve continuar mantendo esse padrão.  

Existem várias técnicas de motivação de equipes à distância, este artigo contém várias dicas importantes, vale a pena a leitura!  

4. Velocidade na comunicação e clareza nos feedbacks 

Saber como dar feedback é uma prática extremamente útil em ambientes corporativos, e em home office isso não seria diferente!

Todos os gestores estão realizando não só reuniões de alinhamento, mas de feedback também, confirmando que nossos colaboradores estão dando o melhor para continuar fazendo o campo acontecer.

Existem também vários tipos de feedbacks e formas de fazer com que essa conversa seja construtiva, não deixe de saber sobre, basta clicar aqui.

5. Comunicação padronizada e corporativa

Aqui no Grupo Siagri, nossos colaboradores utilizam as mesmas plataformas para haver uma comunicação padronizada e colaborativa.  

Além do uso do e-mail e do Teams, já citados anteriormente, também contam com o Portal do Colaborador, onde todas as notícias são atualizadas diariamente e, recentemente, um grupo de WhatsApp corporativo foi criado enviar as principais informações da empresa, do agronegócio e do mundo.

6. Padronização de ferramentas colaborativas   

Como falamos anteriormente, padronizamos a utilização de ferramentas e optamos para que todas sejam da Microsoft, como: 

  • Teams: plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho; 
  • Project, software de gerenciamento de projetos em grupo;  
  • Yammer, rede social para empresas com a proposta de uma comunicação aberta e dinâmica em toda a organização; 
  • Planner, sistema de gerenciamento de tarefas para equipes, possibilitando que as atividades fiquem mais organizadas e divididas por núcleos.  

Porém, existem também outras opções de ferramentas. Assim como na live, vamos deixar o quadro para que você tenha conhecimento, e quem sabe adote uma para sua empresa! (Algumas delas possuem versões gratuitas):  

7. Disponibilização de ramais virtuais para equipe de atendimento 

Por meio de conexão online, o sistema de atendimento pode ser usado também em casa.  

E para continuar com o bom atendimento que prestamos aos nossos clientes, disponibilizamos ramais virtuais para as equipes de atendimento.  

Inclusive, se necessitar de atendimento nestes tempos de home office, a nossa equipe comercial estará atendendo normalmente por e-mail ou pelo número: (62) 99813-8699. 

Caso necessite de suporte técnico, recomendamos utilizar o “Portal do Cliente Siagri” ou entrar em contato pelos demais canais de comunicação. Os horários de atendimento do suporte permanecem os mesmos e os retornos serão realizados via “Skype”.  

Como manter sua equipe otimista em tempo de pandemia?

Finalizamos a live com uma citação do Andrew Grove, conhecido como o Lendário Líder da Intel:  

“Empresas ruins são destruídas pela crise. Empresas boas sobrevivem a elas. Empresas excelentes são aprimoradas por elas.” 
Andrew Grove 

Culturas fortes de motivação se moldam com o tempo e é trabalhoso fortalecê-las. Porém, são momentos únicos como os que vivemos hoje que têm potência para agir como sementes de uma nova etapa. 

Logo, é necessário serenidade, firmeza e pé no chão. Incentivamos a todos, a continuar fazendo aquilo que fazemos de melhor: encarar o futuro com otimismo, procurando adaptar-se às circunstâncias para continuarmos fazendo o campo acontecer! Vamos juntos!  

Andrielle Queiroz

Andrielle Queiroz
Graduada em Designer pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é especialista em Gestão de Empresas Familiares, Gestão de Pessoas, Marketing e Gestão de Processos de negócios. Atua no Grupo Siagri como Gerente de Gente e Gestão.
Ver todos

Precisa de soluções para o agronegócio?

Solicite-nos um contato e fale com um de nossos consultores comerciais

Agende uma visita