fbpx
Agronegócio
Publicação em 28 de abril de 2021

Software de gestão rural: veja nosso checklist exclusivo

Cada vez mais a tecnologia tem chegado ao campo, e nesse contexto, um dos maiores aliados dos produtores rurais são os softwares de gestão rural. Eles auxiliam na integração das áreas e unidades de um negócio, desde as administrativas e financeiras até as de produção.

Mas, você sabe quais pontos precisam ser analisados antes de investir em um software de gestão? Neste artigo, abordaremos itens importantes para essa escolha e vamos disponibilizar um checklist (E-book) exclusivo com todos os tópicos que o produtor precisa avaliar antes da contratação de um ERP.

O que é um ERP?

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um tipo de sistema de gestão, quando voltado para negócios rurais ele possui especificidades que possibilitam o controle de todas as áreas de uma fazenda.

Um negócio agrícola é diferente de uma empresa comum, pois a parte administrativa está conectada à área produtiva. Além disso, a produção de uma fazenda está exposta a diversos riscos, como mudanças climáticas e variações de preços de insumos no mercado.

Por isso, um ERP criado para o agronegócio faz toda a diferença na gestão de uma fazenda. Nele, o produtor rural consegue registrar, organizar informações e controlar processos que possibilitam que ele tome decisões de negócios mais seguras.

Com um módulo voltado para o Planejamento Orçamentário de Safra, por exemplo, é possível fazer a análise de fluxo de caixa e facilitar a hora da entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR).

Benefícios do uso de um ERP

São diversos os benéficos do uso de um software de gestão rural em uma fazenda, mas entre eles podemos destacar:

  • Melhoria na tomada de decisões do negócio;
  • Integração de todas as áreas e unidades;
  • Economia de tempo de processos;
  • Controle na palma da mão (através de aplicativos);
  • Gestão de compras;
  • Controle de estoque;
  • Redução de desperdícios de insumos e outros.

O que preparar antes da escolha de um software de gestão rural?

Antes de partir para o nosso checklist, recomendamos que alguns pontos sejam avaliados dentro de um negócio agrícola.

Equipe diversa

Antes de integrar as áreas de uma fazenda, é bom tê-las bem definidas. Para isso, definir os cargos e setores dos funcionários é muito importante. Una uma equipe com um gestor financeiro, um gestor de compras e um gestor de produção.

Demandas do seu negócio

Depois de definida a equipe, descubra quais são as demandas de cada setor do seu negócio. Assim, você poderá escolher um software de gestão rural que mais atenda às suas necessidades.

Analisar o investimento

Os softwares de gestão não são itens muito baratos, e o investimento é a longo prazo já que o retorno vai sendo visto com os índices de produtividade das safras. Coloque todos os custos na ponta do lápis e decida quanto pode ser investido.

Pré-seleção

Pegue o plano de metas do seu negócio e busque em um software de gestão rural, aquele que atenda a maioria dos seus objetivos.

Realize o checklist

Com o nosso E-book “O que um produtor rural precisa avaliar para contratar um sistema de gestão?”, você poderá avaliar o que deve ser considerado antes da contratação de um ERP. Clique no banner abaixo e baixa agora nosso material exclusivo:

Checklist para contratação de software de gestão rural.

Conheça o software de gestão rural da Siagri

O Grupo Siagri é um dos pioneiros na criação de soluções para o agronegócio brasileiro, e para o produtor rural não é diferente: o nosso ERP AgriManager possui diversas funcionalidades pensadas para otimizar a gestão de uma fazenda.

Quer saber mais? Solicite agora uma demonstração com um de nossos consultores.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre o produtor rural precisa avaliar antes de contratar um software de gestão rural, desde o conceito de um ERP até alguns critérios que precisam ser “ajustados” antes da contratação.

Além disso, disponibilizamos um E-book exclusivo com um checklist completo pensado para auxiliar os gestores rurais a fazerem esta importante escolha.

Cicilio Manfroi

Cicilio Manfroi

Arquiteto de Soluções no Grupo Siagri há mais de 8 anos. Responsável pela estruturação de oferta do ERP AgriManager de encontro com a produção agrícola, beneficiamento de sementes e beneficiamento de algodão.