fbpx
Agronegócio
Publicação em 06 de abril de 2021

Software para Distribuidor de insumos + Consultoria: case Via Agrícola

A Via Agrícola foi fundada em 2003, em Uberaba – MG. Com quase 18 anos de história, é referência em distribuição de insumos e produção de sementes no triângulo mineiro.

Para um controle de gestão de ponta a ponta, adotaram o ERP AgriBusiness em 2006 e viram a necessidade de melhorar a eficiência, produtividade e o nível de uso do software de gestão com a Consultoria AgroScore.

Confira mais um case de sucesso do Grupo Siagri!

Sobre a Via Agrícola

Além da matriz, a Via Agrícola possui filiais em Santa Juliana – MG e Conceição das Alagoas – MG, com um raio de atuação de 18 municípios.

Em 2003, a empresa começou sua atuação com a venda de sementes de HF, sendo 40% do seu faturamento hoje, e outros 60% correspondem ao faturamento por venda de cereais. Além disso, atuam com venda de defensivos, fertilizantes e produtos biológicos.

Para entender melhor, conversamos com o Lucas Marques, Sócio Diretor da Via Agrícola, sobre a atuação dos negócios e a decisão por implementar a Consultoria AgroScore.

Os desafios de gestão

Lucas nos conta que ao contar com a Consultoria AgroScore, percebeu o quanto o nível de maturidade da empresa era baixo em relação à média geral do mercado.

Além de elevar o nível de maturidade e gestão, a Consultoria contempla a aplicação do diagnóstico e monitoria especializada com o objetivo de melhorar o uso do ERP, trazendo ganhos efetivos em controle, segurança e eficiência.

A gestão da Via Agrícola não era consolidada, e por isso, necessitava de informações corretas e confiáveis sobre todos os processos da empresa, para depois investir em tecnologias mais avançadas e ter um ponto de partida de melhoria.

“Quando descobrimos que o AgroScore poderia nos ajudar foi fantástico! Conseguimos uma análise crítica do nosso negócio e um ponto de partida para o crescimento”, afirma o Sócio Diretor.

Ter a gestão consolidada é essencial para o crescimento da Via Agrícola:

“O crescimento da empresa é algo que deve acontecer aos poucos, com muito planejamento. Não teríamos conseguido crescer sem as informações que o ERP Siagri nos fornece”, complementa Lucas.

A Consultoria AgroScore e as melhorias nos processos

A Via Agrícola entendeu que tinha muito a evoluir e que o seu grande desafio era tornar a gestão mais corporativa em todos os processos e contou com a ajuda do Grupo Siagri para isso!

Em 2019 contrataram a Consultoria AgroScore com foco na evolução da gestão. Lucas conta como foi redesenhar os processos da empresa com o AgroScore:

“Mudamos quase todos os processos em 2 anos: sistema de pagamento de comissão para os consultores de vendas, limite de desconto por níveis de gestão, processos de compras e vendas, liberações comerciais e financeiras”, relembrou.

Gestão de Barter no ERP AgriBusiness

Hoje, com processos simples, mas bem definidos, a Via Agrícola começa o segundo ciclo com a Consultoria focando no Programa Supera, desenvolvido para ser um serviço completo de Barter, trazendo um acompanhamento integral de todas as ações necessárias para garantir a rentabilidade do negócio agrícola.

O ERP Siagri faz a gestão de Barter de ponta a ponta, desde a negociação até o envio para a trading.

Com a Consultoria, o foco será em garantir controle e segurança em operações de Barter, juntamente com o Programa Supera:

“Agora, vamos melhorar a atuação do ERP dentro da operação de Barter e qual é a melhor forma de fazer o software participar mais da automatização do nosso programa”, finaliza Lucas.

Faça como a Via Agrícola e os muitos outros clientes do Grupo Siagri que precisaram de um software para distribuidor de insumos completo e eficiente para controlar seu negócio, e encontraram o ERP AgriBusiness com a possibilidade de uma consultoria especializada! Clique aqui para solicitar uma demonstração ou na imagem abaixo:

Isadora Soares

Isadora Soares

LinkedIn
Graduada em Publicidade e Propaganda, cursando MBA em Marketing, Inbound e Influência Digital, é Analista de Conteúdo no Grupo Siagri.