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Agronegócio
Publicação em 18 de junho de 2021

Software para loja agropecuária: como escolher o ideal?

Diferente da realidade de outros mercados, 2021 está sendo favorável para o agronegócio, com novos recordes de safra, manutenção de investimentos e desempenhos positivos. E é nesse cenário que a tecnologia se torna uma grande aliada. Contar com um software para loja agropecuária pode ser o que falta para melhorar a gestão de seus negócios.

Por isso, é preciso escolher um sistema que atenda às necessidades da sua agropecuária e seja específico para o agronegócio faz toda diferença.

Afinal, no mercado existem opções genéricas, que são apenas adaptações de outras versões empresariais, geralmente voltadas para empresas varejistas em geral, atendendo supermercados, farmácias e outros.

Mas o que esse sistema precisa oferecer de específico? O que avaliar ao tomar essa decisão?

Vamos responder essas e outras perguntas neste conteúdo. Confira!

Por que investir em um software para loja agropecuária?

Para 2021, o investimento em tecnologia é uma grande tendência no mercado agro, de acordo com pesquisa da Revista Forbes. E ainda, o investimento em tecnologia como um todo deve crescer 7,1% este ano no Brasil.

Ou seja, quanto mais evoluída e automatizada for a sua gestão, melhor serão as suas decisões, aumentando as chances de resultados positivos ao final de cada mês!

Assim, contando com um sistema específico, a rotina de gestão fica mais organizada e os controles ficam mais assertivos, prevenindo perdas causadas por falta de informações em cada área da empresa.

Além disso, reunimos mais uma série de benefícios:

Integração das atividades

Estoque, vendas, caixa e gestão financeira são algumas áreas de uma loja agropecuária que podem ser integradas com o auxílio de um software.

Por exemplo: no momento em que determinado produto passa no caixa, é dado baixa dele no estoque de forma automática. Desse modo, fica mais fácil controlar a demanda e o volume de estoque.

Controle de demanda

Com base nos dados oferecidos pelo sistema, você pode avaliar se é preciso reforçar ou não o estoque, controlando a demanda a partir da necessidade dos seus clientes.

Assim, com dados consolidados e um histórico confiável, é possível fazer um planejamento mais apurado, o que auxilia também na gestão de custos e no controle do fluxo de caixa da agropecuária.

Redução de custos

Com estoque controlado e dados sobre demanda registrados, você já aumenta as chances de economizar na sua loja.

Assim, a redução de custos pode ser observada na obtenção de melhores condições nas negociações com fornecedores, redução de perdas por produtos vencidos no estoque, aplicação de descontos de forma correta e em muitos outros processos.

Com um software para lojas agropecuárias, atividades que antes demandavam tempo, recursos e profissionais dedicados a elas podem ser resolvidas pelo sistema, com menos chances de erros e maior assertividade no atendimento e satisfação dos clientes.

Acompanhamento de performance

Além de ser uma ferramenta positiva na coleta e análise de dados, um software ERP para loja agropecuária pode mensurar indicadores com mais complexidade do que em uma tabela de Excel.

Por exemplo: o faturamento, desempenho de vendas, lucratividade, ponto de equilíbrio e outros.

Assim, é possível entender o padrão de evolução do seu negócio, conhecer as oportunidades disponíveis, corrigir rotinas em diferentes áreas (vendas, caixa, estoque, orçamentos), a relação de custos e despesas, a situação da lucratividade e outras informações estratégicas.

Principais funcionalidades de um software para loja agropecuária

É fundamental que a loja agropecuária acompanhe os avanços da tecnologia para melhor organização, controle e consequentemente, lucratividade.

Mas quais funcionalidades esse sistema específico deve oferecer?

Administrativas

A gestão administrativa de qualquer negócio é o ponto inicial para as demais áreas, afinal, é preciso tomar decisões mais assertivas de acordo com a análise dos dados, garantindo a rentabilidade no seu negócio.

Em um software para loja agropecuária, as funcionalidades administrativas são destinadas para:

  • Manutenção de dados cadastrais;
  • Histórico de informações de clientes;
  • Registro de documentos;
  • Controle dos contatos do negócio.

Além disso, através da análise dos resultados, da situação do mercado e de fatores econômicos, é possível indicar qual é a melhor decisão para o momento.

Fiscal e contábil

Na agropecuária, organização e controle são fatores muito importantes para o armazenamento e gestão de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros.

Em um sistema de gestão é preciso verificar se a parte fiscal e contábil atende sua empresa como um todo, com as informações e controles necessários, como:

  • Geração e exportação de SPED Fiscal;
  • Emissão NF-e, NFC-e, CT-e e MDF;
  • Acesso ao DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • Registro das alíquotas dos vários impostos federais;
  • Emissão de inventário;
  • Análise de diversos indicadores chave.

Assim, ao incorporar essas novas ferramentas de automação, o departamento consegue dar um salto no seu desempenho e alcançar resultados ainda mais satisfatórios, cumprindo todas as obrigações legais.

Financeiro

Ter um controle financeiro organizado e unificado com as demais áreas da agropecuária é de extrema importância para ter total controle dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa.

Dessa maneira, seus dados ficarão integrados com variáveis e outras informações importantes que oferecem um conhecimento muito mais amplo, permitindo uma melhor capacidade de tomar decisões e definir investimentos.

Compras e estoque

Manter uma sintonia nas operações desses dos setores de compras e estoque permite a aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio, de acordo com a prioridade e capacidade do estoque.

Integrar as duas áreas, otimizando os recursos da companhia e garantindo a entrega aos clientes e os resultados esperados para as metas internas da organização deve ser um dos seus focos.

Ou seja, contar com um sistema de gestão é fundamental para otimizar processos e reduzir a chance de erros operacionais.

Opte por um sistema que realiza a gestão de carteira de pedidos de compra, controle o estoque por lotes, permita conferir a disponibilidade de acordo com a safra, realize a gestão de inventário, entre outros.

Vendas e faturamento

Realizar a gestão das vendas e faturamento na loja agropecuária consiste em organizar todo processo comercial aumentando produtividade da sua equipe.

Sendo assim, também é preciso considerar se o software para loja agropecuária atenda, de maneira única e específica, as necessidades para o agronegócio, como:

  • Ponto de venda e checkout de loja;
  • Gestão efetiva da carteira de pedidos de venda;
  • Emissão documentos fiscais e operacionais;
  • Controle de comissionamento;
  • Visualização das múltiplas tabelas de preços;
  • Gestão de custos e definição de margem de lucro;
  • Disponibilidade de receituário agronômico
  • Acompanhamento de metas comerciais;
  • E muito mais!

Software para loja agropecuária: Siagri AgriBusiness

O ERP AgriBusiness oferece diversas funcionalidades da plataforma, como planejamento orçamentário, registro e acompanhamento de metas de vendas, monitoramento do previsto x realizado e controle do fluxo de caixa.

Dessa maneira, o controle dos processos do negócio agrícola é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua agropecuária– administrativa, vendas, financeiro, estoque, logística, entre outras.

A Casa do Pecuarista, cliente do Grupo Siagri há mais de 10 anos, garante que a agilidade no atendimento seja o diferencial para a fidelização do cliente. Confira o case completo:

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Marcos Souza

Marcos Souza

Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 8 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.