fbpx
Agronegócio
Publicação em 06 de abril de 2021

Software para revenda agrícola: o que considerar ao escolher um?

Diferente da realidade de outros mercados, 2020 favoreceu o agronegócio como um estímulo para novos recordes, investimentos e desempenhos positivos. A tecnologia disponível no mercado ajudou, e muito. Contar com um software para sua revenda agrícola pode ser o que falta para aplicar o processo de digitalização na empresa.

Escolher um sistema que atenda às necessidades da sua revenda e seja específico para o agronegócio faz toda diferença, já que no mercado existem opções que são apenas adaptações de outras versões empresariais.

A estratégia mais efetiva, então, é observar as particularidades do seu negócio e ter a certeza de que o software para revenda agrícola escolhido atenderá todas elas, oferecendo controle, gestão, padronização e integração dos processos como um todo.

Mas por que investir em um software para revenda agrícola?

O agronegócio é um dos setores mais representativos da economia brasileira, os números crescem a cada ano.

Isso mostra a importância de buscar uma gestão mais profissional, que não é suprida utilizando apenas planilhas ou outras anotações.

Para 2021, os investimentos em tecnologias são as maiores tendências no mercado agro, de acordo com pesquisa da Revista Forbes. E ainda, o investimento em tecnologia como um todo deve crescer 7,1% este ano no Brasil.

Ou seja, inovar e ganhar mais eficiência para continuar com números positivos no cenário econômico atual é fundamental!

Quais funcionalidades esse software deve oferecer?

Se o investimento em tecnologia deve ser uma opção a se considerar o quanto antes, é fundamental que a revenda acompanhe os avanços da tecnologia, para melhor organização, controle e consequentemente, lucratividade.

Por isso, há uma necessidade de integrar todos os departamentos em um lugar só, com informações seguras e confiáveis.

Mas quais funcionalidades esse sistema específico para uma revenda agrícola deve ter?

Administrativas

A gestão administrativa de qualquer negócio é o ponto inicial para as demais áreas, afinal, é preciso tomar decisões mais assertivas de acordo com a análise dos dados, garantindo a rentabilidade no seu negócio.

Em um software para revenda agrícola, as funcionalidades administrativas são destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio.

Assim, quando a gestão administrativa se comunica constantemente com as demais áreas da empresa, elas passam a trabalhar em conjunto, em uma relação interdepartamental que beneficia ambos processos.

Além disso, através da análise dos resultados, da situação do mercado e de fatores econômicos, é possível indicar qual é a melhor decisão para o momento.

Fiscal e contábil

Na revenda, organização e controle são fatores muito importantes para o armazenamento e gestão de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros.

Em um sistema de gestão é preciso verificar se a parte fiscal e contábil atende sua empresa como um todo, com as informações e controles necessários, como:

  • Geração e exportação de SPED Fiscal;
  • Emissão NF-e, NFC-e, CT-e e MDF;
  • Acesso ao DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • Registro das alíquotas dos vários impostos federais;
  • Emissão de inventário;
  • Análise de indicadores de liquidez e CMV.

O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.

Assim, ao incorporar essas novas ferramentas de automação, o departamento consegue dar um salto no seu desempenho e alcançar resultados ainda mais satisfatórios.

Financeiro

Ter um controle financeiro organizado e unificado com as demais áreas da sua revenda é de extrema importância para ter total controle dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa.

Seus dados ficarão integrados com variáveis e outras informações importantes que oferecem um conhecimento muito mais amplo, permitindo uma melhor capacidade de definir investimentos futuros.

Compras e estoque

Manter uma sintonia nas operações desses dos setores de compras e estoque permite uma aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio, de acordo com a prioridade e capacidade do estoque.

Unificar as duas áreas, otimizando os recursos da companhia e garantindo a entrega aos clientes e os resultados esperados para as metas internas da organização deve ser um dos seus focos.

Contar com um sistema de gestão é fundamental para otimizar processos e reduzir a chance de erros operacionais.

Com essa funcionalidade, é preciso considerar que o sistema permita realizar a gestão de carteira de pedidos de compra, controlar o estoque por lotes, conferir a disponibilidade de acordo com a safra, realizar a gestão de inventário, entre outros.

Vendas e faturamento

Realizar a gestão das vendas e faturamento na revenda consiste em organizar todo processo comercial aumentando produtividade da sua equipe, evitando falhas no faturamento com a padronização na emissão de seus pedidos de venda e na apuração de comissões de venda.

Sendo assim, também é preciso considerar se o software para revenda agrícola atende, de maneira única e específica, as necessidades para o agronegócio, como:

  • Gestão efetiva da carteira de pedidos de venda;
  • Emissão documentos fiscais e operacionais;
  • Controle de comissionamento;
  • Visualização das múltiplas tabelas de preços
  • Gerenciamento da equipe externa de vendas;
  • Disponibilidade de um receituário agronômico
  • Gerenciamento de negociações de Barter;
  • Acompanhamento de metas comerciais;
  • E muito mais!

Software para revenda agrícola: Siagri AgriBusiness

Atualmente, o Grupo Siagri fornece tecnologia para mais de 30% dos distribuidores de insumos agrícolas, atendendo também outras atividades da cadeia, como lojas agropecuárias, armazéns gerais, cerealistas e agroindústrias.

Além disso, possui diversas soluções voltadas para o agronegócio brasileiro. Uma delas é o ERP AgriBusiness, software voltado exclusivamente para o setor de distribuição de insumos agrícolas, com um sistema completo e especializado.

Assim, o controle dos processos de um negócio agrícola é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua revenda – administrativa, vendas, financeiro, de produção, trocas, entre outras.

Os sistemas de gestão proporcionam a integração de todas as áreas de um negócio, facilitando o monitoramento e análise de dados de cada uma delas.

Agora, fica mais fácil tomar decisões pois os dados registrados podem ser vistos em painéis, gráficos e através de relatórios gerados pelo próprio sistema.

Conheça e solicite uma demonstração do software para revenda agrícola do Grupo Siagri, basta clicar aqui.

Marcos Souza

Marcos Souza

Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 8 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.