Como abrir uma agropecuária com pouco dinheiro passo a passo

Compartilhe

O mercado do agronegócio cresce a cada ano e juntamente com ele, a população tende a ter uma atitude mais favorável para o empreendedorismo, onde 29% se imaginam abrindo o próprio negócio em até dois anos. Considerando a economia mundial, como abrir uma agropecuária com pouco dinheiro?

Ano após ano, são cultivadas culturas de forma regular, em determinadas regiões do país. Sendo assim, para o empreendedor que tem visão de negócios e entende as necessidades de quem cultiva e cria animais no campo, há oportunidades de mercado que favorecem esse investimento.

Para isso, separamos uma série de dicas e passos para abrir sua agropecuária, gastando somente com o essencial para adquirir os primeiros clientes. Confira!

É possível abrir uma agropecuária com pouco dinheiro?

Sim! Muitos tipos de negócios não exigem grande capital inicial e podem ser abertos com pouco dinheiro. A loja agropecuária, por apresentar um mix diversos de produtos, é um deles.

Aliás, um baixo custo inicial significa menor risco e essa é uma excelente perspectiva para quem está começando.

Mas sabemos que identificar boas oportunidades para abrir um negócio com pouco dinheiro pode ser um desafio, então estamos aqui para ajudar.

Então, como abrir sua agropecuária?

Agora que você já sabe que sim, é possível abrir uma agropecuária com pouco dinheiro para os primeiros investimentos, é o momento de conhecer quais ações contribuem para que isso aconteça.

Procure por um local com maior demanda

A locação do imóvel certamente estará no topo das suas principais despesas. Por isso, se você optar pelo aluguel de um local, é preciso procurar pelo lugar certo: onde seu cliente ideal está.

São lugares com intenso fluxo de pessoas, geralmente comerciais, onde o produtor irá com a certeza de que encontrará tudo que é necessário para sua fazenda de uma só vez.

O espaço interno da sua loja também precisará ser bastante organizado para conseguir expor toda a variedade de produtos necessários.

Aposte em uma boa iluminação, um depósito ou estoque grande para armazenar alguns tipos de produtos que irão necessitar de um cuidado maior, um balcão de atendimento e o caixa.

Dê cada passo de acordo com seu orçamento

Para abrir uma loja agropecuária com pouco dinheiro, o ideal é iniciar com um estabelecimento de pequeno porte. Desse modo, é preferível começar devagar e avançar gradualmente do que o contrário. Senão, você corre o risco de fechar logo as portas, e não é isso que queremos, certo?

Então, realize estudos de demanda durante seu primeiro mês de operação. Assim, você vai conseguir planejar melhor as compras seguintes.

Além disso, lembre-se que o planejamento sempre será o seu melhor aliado, seja ele na parte administrativa, financeira, vendas e até mesmo no atendimento ao cliente.

Aconselhamos que, neste momento, você monte dois planos:

  1. Planejamento de negócios: é realizado a partir de um plano de negócios, onde constam os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do seu empreendimento sob diversos pontos de vista;
  2. Planejamento financeiro: ajuda no momento de projetar despesas e receitas, para conseguir visualizar a situação econômica do seu negócio, garantindo também a competitividade de sua empresa no mercado.

Sendo assim, qualquer planejamento que realizar na sua agropecuária, possui o objetivo de antecipar cenários e ter uma visão melhor do futuro.

Abasteça o estoque com estratégia

Ao montar uma loja agropecuária com pouco dinheiro, é preciso definir o mix de produtos e seus respectivos valores que atenderão os clientes, de acordo com suas necessidades.

Por isso, no começo, é importante pensar em demandas urgentes de produtos para seus possíveis clientes, de maneira que comecem a criar um vínculo de confiança com o seu negócio.

Para isso, realize o controle do seu estoque com estratégia: escolha o mix de produtos e controle a sua variedade de acordo com aquilo que sai mais.

Assim, seu fluxo de caixa entra em um ritmo positivo mais rápido e você corre menos riscos de ficar com mercadoria parada.

Realize o controle de ciclo de caixa

O ciclo de caixa é o tempo que se passa entre o pagamento feito aos fornecedores e o recebimento dos valores referente às vendas dos produtos adquiridos. E assim, já sabemos o porquê é tão importante, não é mesmo?

Esse período também é chamado de ciclo financeiro ou Ciclo de Conversão de Caixa (CCC).

É importante compreender que aqui o que vale não é a data da compra. Até porque, ela pode ser parcelada. O cálculo de tempo começa com o pagamento ao fornecedor do material adquirido.

Sendo assim, a fórmula do ciclo de caixa é:

Ciclo de caixa = Ciclo Operacional – Prazo Médio Pagamentos a Fornecedores (PMPF)

Escolha fornecedores com insumos de qualidade

Encontrar fornecedores com produtos diferenciados e de qualidade, que garantam a satisfação do seu cliente também é uma ação importante para quem está começando.

Por exemplo, uma loja que tem um bom relacionamento com seus fornecedores consegue obter descontos dos insumos ou então, é possível negociar a troca de produtos que estão obsoletos no estoque.

Sendo assim, ao realizar a gestão dos fornecedores na sua agropecuária, é preciso negociar condições de pagamentos, prazos maiores, descontos ou outros tipos de vantagem.

Conclusão

Por fim, lembre-se: conte sempre com especialistas, profissionais e empresas especializadas. Montar uma loja agropecuária é um processo que requer planejamento e organização.

Agora que você já conheceu um passo a passo sobre como abrir uma agropecuária com pouco dinheiro, é o momento de seguir as dicas e colocar as ações em prática!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.