5 dicas para gerenciar filiais de uma revenda agrícola

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Saber como gerenciar filiais de uma revenda agrícola é ser capaz de delegar tarefas, evoluir como gestor e adaptar a rotina de trabalho às necessidades das unidades.

Quando uma revenda de insumos cresce em faturamento e amplia sua presença no mercado, sua expansão é o próximo passo natural.

Porém, essa decisão deve ser tomada com cautela, de maneira que os proprietários consigam definir de forma estratégica, onde e quando montar a nova unidade, bem como as expectativas de retorno sobre o investimento.

Como em qualquer segmento de mercado, quem administra uma revenda agrícola que está em expansão também precisa se planejar, organizar e acompanhar resultados com atenção.

Afinal, como gerenciar filiais de uma revenda?

Quando uma empresa cresce, é inevitável que o ganho de responsabilidade das lideranças siga na mesma proporção. Afinal, gerenciar tantas pessoas e processos demanda mais conhecimento do negócio e evolução do desempenho como gestor.

Sabemos que uma revenda de insumos operando com mais pessoas, principalmente na área de vendas, consegue atingir uma fatia maior do mercado. E por isso, se torna fundamental estar a atento ao planejamento de ambas, porém, considerando a região de atuação e os diferentes tipos de produtores rurais atendidos.

Separamos 5 dicas para melhorar a gestão de suas filiais. Confira:

1.Tente manter o padrão da matriz nas suas filiais

Suas filiais são estabelecimentos diferentes, mas representam uma única marca no mercado. Por isso, é muito importante manter a homogeneidade entre elas.

A estética do ambiente e a disposição de elementos de merchandising como banners e materiais de fabricantes, são, geralmente, muito semelhantes nos estabelecimentos que possuem filiais.

No que esse cuidado resulta?

Além de criar uma maior identificação com o cliente, que sabe exatamente o que encontrar, também facilita a administração de recursos e de colaboradores.

Entretanto, também é necessário se adaptar às necessidades dos clientes locais. E para isso, um estudo minucioso antes mesmo de abrir sua filial se torna indispensável.

2. Tenha uma comunicação eficaz

As filiais não competem entre si. Pelo contrário: o ideal é que elas se ajudem.

Isso significa que sem uma comunicação adequada, o afastamento pode acontecer. Deixando que a filial trabalhe sem um direcionamento adequado, as iniciativas podem ficar distantes dos objetivos da empresa.

Portanto, além das visitas periódicas para o acompanhamento do que se passa na filial, é importante manter uma rotina de reuniões para planejamento, definição de metas e acompanhamento de resultados.

3. Mantenham os estoques organizados e unificados

Quantas vendas são perdidas por conta do mau gerenciamento de estoque? Sem contar os produtos vencidos e o alto valor de investimento que acaba sendo desperdiçado.

Muitas vezes, devido às particularidades da região, as filiais de uma loja acabam tendo perfis de públicos diferentes. Por isso, a gestão de estoque não deve ser deixada de lado ou ser focada apenas na matriz.

Saber exatamente a quantidade de produtos que se tem armazenada e o giro médio de cada unidade é um grande diferencial competitivo para a excelência na sua gestão.

Para evitar desperdício e falta de giro de produtos, é necessário um controle unificado de todo o estoque de produtos, porém com informações segmentadas por filial.

4. Gerencie resultados separadamente

É imprescindível analisar os resultados individuais de cada unidade: uma filial que não é financeiramente interessante pode se tornar um gargalo que será um obstáculo para o crescimento da matriz.

Por isso, um importante fator para se obter bons resultados comerciais quando se tratar de gerenciar matriz e filiais é o acompanhamento de indicadores de resultados e metas de vendas.

Alguns dos indicadores que você precisar acompanhar na sua revenda são:

  • Margem de lucro;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Faturamento;
  • Ticket médio;
  • Inadimplência;
  • Retenção de clientes;
  • Exposição de insumos.

Os indicadores para o distribuidor de insumos agrícolas citados no conteúdo acima são uma pequena parte do nosso E-Book completo sobre o assunto. Clique aqui para baixar gratuitamente.

5. Padronize o atendimento ao cliente

Se diferenciar no mercado significa que os clientes vejam que a sua revenda oferece vantagens em relação às outras, de modo que eles prefiram adquirir o seu produto ou serviço e não de seus concorrentes.

Ao gerenciar as filiais da sua revenda, padronizar o atendimento permite a regularidade de desempenho dos negócios como um todo e facilita o acompanhamento das rotinas.

Para isso, segmente seus clientes de acordo com os mercados atendidos, dê a assistência técnica necessária e tenha um canal para cadastrar, acompanhar e realizar esse atendimento.

Além disso, é claro, com todos os funcionários falando uma mesma linguagem e mantendo um atendimento padrão, sua revenda mantém a identidade e referência.

Unifique sua gestão com a ajuda da tecnologia

Após tudo que foi dito acima, percebemos que a organização é um dos pontos chave para conseguir gerenciar a matriz e suas filiais.

É fundamental que o gerenciamento da revenda agrícola seja feito por meio de um software adequado à atividade e que contenha os recursos que foram dimensionados para ela.

A tecnologia, juntamente com uma gestão focada em organização, planejamento e métricas, é indispensável para quem quer ser eficiente no gerenciamento de filiais.

Um software de gestão facilita a coordenação de todos os processos, como:

  • Cadastre todas as suas unidades de negócio em um único software;
  • Tenha os dados da matriz e de cada filial disponíveis em único sistema;
  • Agilize a comunicação entre empresas distribuídas em vários locais;
  • Cadastre e gere relatórios por filial ou de forma agrupada.

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Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.