Mulheres que fazem história no agro

Compartilhe

Em comemoração ao Dia da Mulher, contamos histórias de clientes SIAGRI que ocupam cargos de gestão em suas empresas e são inspiração para o agronegócio.

Sabemos que o número de mulheres com cargos de liderança no agronegócio vem aumentando e cresce também o estímulo para o uso da tecnologia no campo, aplicada desde máquinas e ferramentas para manuseio, até soluções para a gestão do negócio. Segundo a pesquisa “Todas as Mulheres do Agronegócio”, realizada com 862 mulheres que trabalham no setor e encomendada pela ABAG (Associação Brasileira de Agronegócio),38,8% das entrevistadas ocupam cargos societários ou são proprietárias de empresas – índice que mostra que elas estão conquistando voz e vez no mercado.

Neste cenário de crescimento e empoderamento feminino no agronegócio, as histórias de duas mulheres se destacam. Cleonice Vigato, cliente SIAGRI há oito anos, é uma das gestoras da FitoVet, empresa de distribuição de insumos e varejo agropecuário fundada em 1997 em Paraguaçu, região sul de Minas Gerais. Formada em química, trabalhou como professora durante treze anos, cuidava dos filhos e sempre teve vocação para vendas, o que herdou do pai comerciante, que ensinou a Cleonice e seus irmãos o ofício. Desde a fundação da empresa, ela está à frente das áreas financeira e administrativa, graças às suas habilidades para negócios e pessoas. “Quando abrimos a FitoVet, achamos importante ter alguém de responsabilidade, confiança e comprometimento na gestão destas áreas, já que os outros sócios atuavam em mais atividades externas. Hoje percebemos que sem dúvida foi a melhor decisão. Sempre pude contar com nossos colaboradores e fornecedores”. Consolidada no mercado, a FitoVet está presente em quatro cidades do estado.



Cleonice Vigato – Gestora da FitoVet

Para Elisa Zanella, responsável pelo controle administrativo da Fazenda Decisão, em Barreiras-BA, a inserção no mercado do agronegócio mudou a forma como ela enxergava a atuação das mulheres no setor. “Eu mesma tinha preconceito com a fazenda, com o campo. Conhecendo mais a atividade, vi como a mulher estava se inserindo neste mercado de forma competente, engajada e com uma sutileza antes desconhecida no ramo. Hoje, as mulheres tem estado cada vez mais presentes no agronegócio e fazendo a diferença. Temos 11% do nosso quadro de colaboradores ocupado por mulheres. Ainda é um número pequeno, mas que vem aumentando nos últimos anos”.



Elisa Zanella – Controller da Fazenda Decisão

Cliente SIAGRI desde 2013, a Fazenda Decisão utiliza o software de gestão AgriManager, que segundo Elisa, contribui para a padronização de processos e oferece maior agilidade no acesso às informações do grupo. “Temos unidades distantes umas das outras. O uso do AgriManager contribui para a gestão unificada do negócio”, finaliza.

 

Publicado por:
Coordenador de Legislação na Aliare com mais de 15 anos de atuação na área contábil com foco no agronegócio. Especialista em Gestão Empresarial, Auditoria, Controladoria e Gestão de Tributos.