O que é agricultura de precisão? Como ela pode ajudar no manejo eficiente?

Compartilhe

Um conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilita ao produtor conhecer toda a área para cultivo de maneira mais completa e que pode ajudar a aumentar o rendimento do plantio. Esse é um pequeno resumo do que é a agricultura de precisão.

Não tão simples assim, a agricultura de precisão compõe todo um sistema de gerenciamento agrícola. E sabendo que 84% dos produtores já utilizam tecnologias digitais no campo, é preciso estar por dentro das novidades tecnológicas que essa agricultura traz ao produtor.

O que é agricultura de precisão?

A agricultura de precisão pode ser definida como uma forma de manejo diferenciado nas lavouras, que entende as necessidades presentes nas áreas de plantação e busca explorá-las e estudá-las com o objetivo de maiores retornos econômicos e sustentáveis.

Ou seja, esse sistema permite um controle melhor e mais eficaz da produção agrícola. As informações do campo são coletadas e analisadas pelos sensores, e decisões automáticas são tomadas e aplicadas, sempre visando uma maior produtividade e qualidade da produção.

A tecnologia no campo está cada vez mais inserida e acessível na vida do agricultor, e entender as principais mudanças e inovações se torna um dos pontos mais importantes neste momento de transição para o digital.

Como ela pode ajudar o produtor no campo?

A agricultura de precisão pode ser aplicada em diferentes fases do processo de produção como na aplicação de fertilizantes, plantio, pulverização e colheita.

Além disso, pode ser muito útil em situações onde é preciso realizar a análise do solo (características químicas e físicas, nível de compactação),controle de pragas, gestão de máquinas, entre outros.

Logo, a agricultura de precisão reconhece que nem todo campo é uniforme, isto é, alguns locais apresentam variações no tipo de solo, fertilidade e outros fatores. E se essas variações forem medidas e registradas, o produtor consegue otimizar as aplicações em cada ponto.

Manejo convencional x agricultura de precisão

Como era de se imaginar, a agricultura de precisão possui inúmeras vantagens e diferenças em relação ao sistema convencional de manejo.

Na agricultura convencional, os fertilizantes e insumos são aplicados igualmente em toda a área, com base em uma amostragem média para os talhões ou até para toda a fazenda.

Já com agricultura de precisão, temos diversas informações que auxiliam na tomada de decisão, permitindo aplicar somente o necessário em cada pedaço da propriedade. O que gera inúmeros benefícios.

As vantagens da agricultura de precisão

Não há dúvidas que a agricultura de precisão beneficia a atividades agrícolas. Então, separei algumas das suas principais vantagens:

  • Redução do risco da atividade agrícola;
  • Diminuição de custos da produção;
  • Melhora do controle de pragas;
  • Tomada de decisão mais rápida e assertiva;
  • Melhora do controle de todas as fases de produção agrícola a partir do uso de sistemas informatizados de alto desempenho;
  • Aumento considerável da produtividade da lavoura;
  • Maior longevidade do solo pelo menor uso de defensivos (conciliação entre sustentabilidade e produção agrícola).

E assim como em qualquer nova maneira de realizar algo com a ajuda da tecnologia, existe a dificuldade de adaptação, a falta de profissionais capacitados e o desconhecimento dos sistemas que ajudam neste momento.

Para entender melhor, no próximo tópico, separei algumas boas práticas da agricultura de precisão.

Algumas práticas da agricultura de precisão

A agricultura de precisão une tecnologia no campo a novas estratégias de cultivo, vem sendo usada sobretudo nas culturas do café, milho, soja, cana e feijão.

Sua utilização tem levado muitos produtores rurais (inclusive os de médio porte) a alcançar a minimização dos impactos ambientais, o aumento da sustentabilidade do solo, a diminuição do custo produtivo, o incremento da produção agrícola e, evidentemente, a elevação da margem de lucro.

Dessa maneira, a aplicação de insumos é feita na hora certa, no local adequado e na quantidade correta. Como resultado, o agricultor tem o aumento da produtividade e sustentabilidade.

Na prática, estamos falando de tecnologias que ajudam o produtor em uma variedade de recursos.

O produtor pode utilizar:

  • Tratores, adubadoras, colhedoras de café ou pulverizadores: guiados por geolocalização e controlados remotamente por meio de software para agricultura de precisão;
  • Drones: utilizados para captar imagens e fornecer informações fundamentais para o produtor;
  • Sensores: realizam o diagnóstico de variabilidade do solo (identifica porções com manchas, compactação, fluxo de pragas, diferenças climáticas e até erro no manejo de insumos);
  • Dispositivos posicionados no solo: podem ser usados para realizar o raio-x completo da topologia do terreno. Assim, fornece dados sobre resistência, temperatura e umidade;
  • Telemetria: analisa a performance das máquinas ou se sua velocidade e marcha estão corretas (precisão que representa queda no consumo de combustível).

Como usar ferramentas de agricultura de precisão nas fazendas?

Primeiro, é preciso entender quais são as necessidades da sua fazenda.

Um dos principais benefícios do uso da agricultura de precisão está no aumento da eficiência na utilização dos insumos.

Ela faz com que sejam utilizadas as quantidades necessárias de insumos para sua lavoura, no momento certo e no lugar certo.

E isso irá depender do nível de produção que você deseja atingir, já que, em geral, produções elevadas utilizam mais insumos.

Dessa maneira, com a utilização de um sistema de gestão, é possível obter as análises, dados e armazenar todas as informações necessárias.

Nesse sentido, eles também fazem parte da agricultura de precisão.

Por meio deles, muitos agricultores têm conseguido impulsionar os resultados dos seus empreendimentos e conduzir o controle de suas atividades.

Conclusão

Um bom planejamento, incluindo a agricultura de precisão, é indispensável para reduzir os custos e explorar o máximo potencial de nossas lavouras.

Através desse artigo você conheceu a agricultura de precisão e como ela pode ajudar na sua lavoura.

Agora, cabe a você buscar soluções e ferramentas que melhor se adaptem ao seu sistema de manejo. Conte com o Grupo Siagri para ajudá-lo!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.