Conheça o impacto e a importância da tecnologia no agronegócio

Compartilhe

A realidade do campo brasileiro se transformou nos últimos anos, uma prova disso é a produtividade que antes dependia da área plantada, mas agora pode ser alcançada a partir da aplicação de diversas técnicas em conjunto com o uso da tecnologia no agronegócio.

Quem imaginava a 100 anos atrás monitorar uma fazenda à distância via internet? Ou que a gestão de um negócio agrícola poderia ser feita na palma da mão em um smartphone ou tablet? Hoje em dia, tudo isso já é uma realidade e a inovação se expande cada vez mais rápido no meio rural.

Vantagens da tecnologia no agronegócio

O Brasil é um dos grandes celeiros do mundo, e o agronegócio avança mais a cada ano no país com a ajuda de novas tecnologias que surgem para otimizar o trabalho feito no campo. Novas metodologias e equipamentos inovadores facilitam o processo de produção e estimulam a sustentabilidade.

São várias as frentes do agronegócio que utilizam recursos tecnológicos, desde a parte mecânica – com maquinários agrícolas cada vez mais potentes -, do beneficiamento de sementes, os sistemas de gestão da fazenda, biotecnologia, drones agrícolas, agricultura de precisão e mais!

Tudo isso trouxe diversas vantagens para as fazendas e os produtores brasileiros, dentre as vantagens da tecnologia no agronegócio estão:

  • Diminuição de custos;
  • Menos desperdícios;
  • Maior controle da gestão da fazenda;
  • Otimização da produtividade das safras;
  • Implementação de processo mais sustentáveis;
  • Mais produtividade em menores hectares;
  • Maior competividade entre países produtores;
  • Entre outras.

É notável o aumento de produtividade ao se utilizar recursos tecnológicos no campo, no Brasil a produção agrícola do semiárido brasileiro é a prova de que inovações – como os novos sistemas de irrigação – podem fazer toda a diferença.

Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira

A Embrapa lançou um relatório amplo intitulado “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, que possui uma parte toda dedicada ao papel da ciência, tecnologia e inovação. O principal deles: a criação de sistemas de produção mais resilientes e sustentáveis.

“As tecnologias avançadas serão um ingrediente essencial para a sustentabilidade, porém dependentes das decisões humanas em suas formas de uso”. Acesse o texto do Blog Siagri sobre “Agricultura Regenerativa” e saiba mais sobre a importância da sustentabilidade no campo.

Além disso, o estudo mostra que 61% dos produtores rurais já utilizam smartphones e que o Whatsapp se tornou o principal meio de comunicação do campo, ou seja, a zona rural já está conectada.

Agtech ou empresas tecnológicas voltadas para o agro

Quem está por trás de todas essas vantagens trazidas pela tecnologia no agronegócio são empresas que trabalham em soluções voltadas para o campo. O nome “Agtech” é novo no vocabulário brasileiro, mas na prática já existe há um certo tempo.

Estudos recentes mostraram que cerca de 300 startups brasileiras são voltadas unicamente para o agronegócio, 6 delas vocês podem conhecer no catálogo da Aliare: AgriQ, Plantar, Nou, MyFarm, Assinei e Implanta.

A Aliare é uma das primeiras Big Techs Agro do Brasil e surgiu da fusão do Grupo Siagri com a Datacoper, duas empresas de tecnologia que já desenvolviam soluções para o agronegócio há décadas. Conheça todo o catálogo de soluções!

Publicado por:
Arquiteto de soluções na Siagri com mais de 9 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Ciências Contábeis e Sistemas ERPs.