4 passos para aumentar a capacidade e ampliar o Armazém de Grãos

Ampliar seu Armazém de Grãos é uma prioridade para você?

Aumentar a produtividade e melhorar as capacidades de armazenamento com os mesmos recursos é o desafio da maioria dos gestores.

Assim, é preciso buscar o máximo de eficiência, evitando erros e tendo o menor custo possível para garantir que espaço esteja apto para receber maior quantidade de grãos.

Por isso, preparamos um guia com as principais estratégias para ampliar uma unidade armazenadora de qualidade. Acompanhe!

4 dicas para ampliar seu Armazém de grãos

Quando falamos em ampliar o Armazém de grãos, já pensamos em qual silo adquirir, como fazer uma base ou quanto será útil ter um silo e poder armazenar por muito tempo uma infinidade de grãos.

Mas lembre-se: segurança nunca é demais! A ampliação de um armazém pede modificação e adequação.

Por isso, fique atento as falhas que podem acontecer caso você não faça um bom projeto, veja alguns exemplos:

  • Silo em local inadequado;
  • Anomalias no silo que podem acarretar em quedas;
  • Falta de equipamentos adequados para manter o bom funcionamento dos silos.

Sendo assim, nos certificamos que um bom planejamento e uma boa logística são essenciais para aumentar a eficiência do seu Armazém.

Por isso, reunimos aqui 4 passos para aumentar a capacidade de armazenagem do seu Armazém, com segurança e produtividade. Confira:

1.Ampliar fisicamente com planejamento

Para saber como o seu Armazém pode ganhar mais capacidade, é preciso mapear todas as etapas do processo. Só assim o gestor consegue visualizar com clareza quais são as oportunidades de melhoria dentro do fluxo.

Ou seja: apenas amplie a capacidade de recebimento e armazenagem de grãos se estiver tudo planejado!

Os projetos e levantamentos fundamentais para ampliar o seu Armazém são:

  • Projeto dos equipamentos;
  • Projeto civil, elétrico e hidráulico;
  • Levantamento topográfico com sondagem do terreno;
  • Seguro;
  • Documentação.

Sem esse planejamento, os riscos podem ser irreversíveis para a boa Armazém dos grãos.

2. Investir em silo-bolsa

Os silo-bolsas são um meio de armazenagem muito eficiente e que possibilita a redução de custos. Oferecendo tempo de armazenagem de, em média, 18 meses, essas bolsas têm alta durabilidade, com vida útil de cerca de 10 anos.

O custo de investimento também é relativamente baixo para o Armazém. Assim, uma silo-bag exige investimento a partir de R$ 1.500,00. Outro ponto positivo é capacidade de armazenamento das bolsas, que podem suportar de 180 a 250 toneladas por bolsa.

Imagem 1: silo-bolsa em unidade armazenadora

Uma das grandes vantagens da utilização dessas bolsas é que elas conseguem manter os produtos mais protegidos durante a armazenagem e transporte.

Isso porque são produzidas com matérias-primas como polietileno e aditivos anti-UV, garantindo a proteção e a integridade dos produtos. Além disso, mais um benefício é a possibilidade de separar diferentes grãos dentro das bolsas.

Para ampliar o Armazém de grãos, utilizar o silo bolsa se torna uma ótima opção de custo-benefício, armazenagem de acordo com a produção e recebimento dos grãos, além de ser uma opção sustentável que dura até dois anos!

3. Aumentar a capacidade de tombamento

Normalmente, a descarga de um caminhão de 25 toneladas dura de 8 a 15 minutos.

Para diminuir esse tempo para, aproximadamente, 5 minutos, as unidades armazenadoras utilizam um tombador de grãos.

Imagem 2: tombamento de grãos

Por isso, quando falamos a capacidade do Armazém, é preciso garantir que sejam realizados, no mínimo, de 2 a 3 tombos a cada descarga.

Sendo assim, além de aumentar o número de tombamentos, quanto mais rápido esse processo acontecer, maior será a probabilidade de reduzir filas de recebimento na entrada.

4. Investir em tecnologia de ponta

Sabendo que parte da produção também demanda cuidados especiais, devido ao risco de perecibilidade, é preciso pensar em maneiras de realizar o escoamento dos grãos de acordo com a entrega.

Se você quer aumentar o seu Armazém, esse escoamento tende a aumentar, certo?

E como fazer isso?

Seu Armazém pode contar com um sistema completo de gestão que ajuda a melhorar e automatizar as ações citadas acima, além de:

  • Realizar a pesagem automatizada dos grãos;
  • Cadastrar automaticamente veículos e motoristas que participam de processos de recepção e expedição;
  • Captura de imagem na entrada e saída do veículo com dia e hora;
  • Emissão de romaneios de pesagem integrado com balança;
  • Automatização do controle de tiras de teste de transgenia;
  • E muito mais!

Além disso, é preciso ter controle de tudo!

Anotações sobre recebimento e expedição de grãos no caderno ou Planilhas em Excel podem ser um perigo tratando-se de controles gerenciais como balança, estoque, etc.

Nesses casos a automação dos processos pode ocorrer de forma simples e eficaz através de softwares especializados na área.

Conheça o Siagri AgriBusiness, software completo para Armazéns, e gerencie os processos de armazenagem com agilidade e segurança. Clique aqui ou na imagem abaixo e solicite uma demonstração!

Ampliar o Armazém de grãos e aumentar a capacidade de recebimento requer planejamento, estruturação e aplicação, por isso, ter um fornecedor tecnológico confiável, que ofereça transparência e agilidade é sua melhor opção. Conte com a Siagri, conheça nossas soluções para Armazém de Grãos.

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.