Análise de concorrentes na loja agropecuária: como fazer?

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Seja para quem está começando um novo negócio ou para quem já é consolidado no mercado agro, conhecer os seus competidores é vital. A análise da concorrência é uma prática comum e que pode ser feita de diferentes formas.

Por isso, é importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles.

Essas e outras informações são possíveis de se obter através de uma boa pesquisa e monitoramento.

Por que fazer análise de concorrentes da sua agropecuária?

O agronegócio possui um amplo escopo de produtos, em um mercado com alto número de agentes e nível de negociação. Por isso, monitorar o mercado é essencial para maior assertividade nos investimentos e decisões.

Essa análise auxilia nas estratégias de inserção de produtos no mercado agrícola através da coleta de informações acerca do segmento.

Além disso, existem outros motivos para você fazer esse acompanhamento. São eles:

Melhora a visão sobre o negócio

Mesmo que você tenha anos de experiência, será que não valeria a pena repensar o modelo de negócio da sua loja? Como o mercado, a economia e as preferências de consumo são transformadas frequentemente, ter uma visão ampla pode ser um ótimo jeito de aprimorar os resultados comerciais.

Ajuda a melhorar o lucro

Com o conhecimento sobre o mercado e a utilização de novas técnicas, você poderá aumentar suas vendas e, consequentemente, o lucro.

Imagine que uma loja de porte igual ao da sua, situada na mesma região, está fazendo uma promoção com arames para cerca.

Será que não seria válido você também abaixar o preço desse produto para conseguir vender um volume maior?

Identifica possíveis ameaças

Com pesquisas de mercado atualizadas e dados relevantes, é possível verificar quais estabelecimentos representam uma verdadeira ameaça para o seu negócio.

Facilita o aprendizado sobre o concorrente

Ao analisar outros comércios agropecuários, você pode notar algum detalhe que faltou em seu planejamento, como a contratação de bons vendedores, algo que nem sempre é tratado como prioridade, mas que pode fazer uma diferença grande e positiva.

Abre espaço para melhorias

Estudar as implementações feitas em outras lojas, mesmo daquelas que não são concorrentes diretas, também é uma fonte rica de inspiração para inovar e aperfeiçoar seus processos. Assim, você mostrará um valor além do preço, entregando ao produtor um atendimento personalizado e completo.

Como fazer a análise de concorrentes na loja agropecuária?

Existem diversos fatores que você pode analisar nos seus concorrentes para tirar proveito dessas informações, mas lembre-se: analisar não é copiar o que o seu concorrente faz, é obter ideias para melhorar a performance do seu próprio negócio.

Assim, essa análise pode ser realizada em algumas vertentes principais:

Análise de volume de concorrentes

Você sabe quem disputa mercado com você?

A primeira informação que a análise da concorrência permite que você saiba quem está disputando a atenção dos produtores rurais com você.

Você pode ter concorrentes diretos, que têm uma loja ou revenda de insumos agrícolas e vendem os mesmos produtos, e concorrentes indiretos, que podem ser apenas representantes de insumos agrícolas e outros estabelecimentos que não são ainda uma agropecuária, mas podem um dia se tornar.

Conhecer essas pessoas e empresas é fundamental para que você fique de olho na sua fatia de mercado e a defenda com todos os recursos possíveis.

Análise de linha de produto

Quais são os produtos que têm mais saída? São os mesmos que os seus ou não? Os produtores rurais têm necessidades diferentes ou simplesmente estão comprando outra marca? A escolha da agropecuária como fornecedor fiel é definida pela afinidade com o seu vendedor ou o do concorrente?

Tente responder a todas essas perguntas e compare se o portfólio de produtos dos seus concorrentes é o mesmo que o seu, se eles vendem as mesmas marcas ou se possuem fornecedores diferentes.

Assim, é possível identificar se há algum produto com saída de mercado que você ainda não possui em sua agropecuária ou, até mesmo, analisar a possibilidade de contar com novos produtos, os quais seu concorrente ainda não realiza a comercialização.

Análise de mercado

Quem são os concorrentes que são referência no mercado de insumos agrícolas e veterinários? Qual a participação de mercado de cada um dos seus concorrentes? Quais as suas estratégias e como a sua loja está posicionada diante deles?

Saber quem está à sua frente permite que você se inspire nas empresas certas para melhorar os seus resultados, afinal, se elas chegaram lá, provavelmente foi por bons motivos e possuem seus méritos.

Análise de preço

Os preços da sua concorrência são importantes para que você saiba se você está praticando a mesma média do mercado.

É claro que por um motivo ou outro, como uma melhor negociação com os fornecedores da sua loja agropecuária, você pode vender alguns produtos com preços melhores, assim como a sua concorrência.

Análise de concorrentes

Agora chega à parte principal do processo: a coleta de todas as informações relevantes dos concorrentes.

Lembre-se: o que você quer saber do concorrente depende da sua necessidade, mas em qualquer situação, é importante que se faça um mapeamento dos pontos fortes e fracos deles.

Para deixar algo documentado e definir suas estratégias, é preciso cruzar todos os dados que você obteve até agora.

Para te ajudar nesse processo é indicada a Análise SWOT, que é uma ferramenta segmentada em 4 partes:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

Por oferecer uma análise do cenário interno e externo, compilando tudo em uma matriz e facilitando a visualização das informações, é bastante aplicada no planejamento estratégico.

A análise de concorrentes é uma ferramenta importante para diversos setores e modelos de empreendimento. Para quem administra uma loja de produtos agrícolas, ela se mostra como um processo capaz de prover melhorias em vários sentidos.

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.