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17 de março de 2020

Atendimento personalizado na loja agropecuária em passos simples

Usar técnicas de atendimento personalizado vai muito além de tratar com educação o seu cliente. Principalmente em lojas agropecuárias, o seu público demanda uma atenção especial para continuar gerando bons lucros. 

É preciso ter em mente que seu negócio pode atender os mais variados públicos e vender um grande mix de produtos, mas cada uma das pessoas que procuram sua loja quer se sentir única e especial. 

Aprenda como sua loja pode se manter atualizada e prestar um atendimento realmente personalizado usando técnicas para fidelizar seus clientes. Confira! 

O que é atendimento personalizado? Poque ele é tão importante?  

Com uma diversidade tão grande de itens, é claro que o seu público será muito diferente entre si. E nesse sentido, entender quem são os clientes é o primeiro passo. 

relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente da Microsoft demonstra, em números, o quanto a experiência e a sua satisfação podem impactar no faturamento: 

  • 96% dos entrevistados disseram que o atendimento personalizado é importante na escolha de um produto
  • 30% ainda afirmam que um representante amigável e experiente é o fator mais importante de uma boa experiência (por isso a importante de investir em bons vendedores). 

No mercado atual, quem dita as regras é o público e as lojas agropecuárias precisam se adaptar. Isso quer dizer que, para conquistar e manter clientes, é preciso utilizar técnicas específicas. Vamos descobrir as melhores?  

4 técnicas para personalizar o atendimento na sua loja agrícola  

Em mais de 20 anos de mercado, o Grupo Siagri busca oferecer um atendimento majoritário e personalizado e com todas as pesquisas realizadas, separamos as melhores técnicas especialmente para você!  

Sabemos que ter um mix de produtos e uma variedade de clientes na loja agrícola pode ser uma dificuldade no momento de decidir qual a melhor estratégia.  

Por isso, quando se trata das lojas agropecuárias, dificilmente é possível definir apenas um tipo de cliente.  

No entanto, se basear apenas em “achismos” pode fazer com que você coloque esse processo em risco. 

1.Conhecer o seu cliente, o que ele precisa e quando precisa  

A principal dica é essa: conhecer seu público, saber com quem sua empresa está falando e o que precisam. 

Identifique um tipo de “cliente ideal”, conheça seus gostos, sua personalidade e o modo como se comunica, de linguagem à hábitos. 

Também pode ser feita uma pesquisa de satisfação do cliente para entender o que pode ser melhorado e o que ele espera da sua loja agropecuária. Quer saber como? No artigo sobre “fidelização de clientes”, nós explicamos passo a passo, é só clicar aqui e identificar qual é a mais indicada para a sua loja.  

2. Use técnicas de merchandising 

Algumas estratégias de merchandising na loja agropecuária ajudam a melhorar e muito a experiência do cliente unindo bom atendimento e eficiência. 

Mas o que é exatamente isso?  

merchandising é uma técnica de marketing focada em apresentar e repassar informações sobre produtos disponíveis em pontos de vendas. 

O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque. 

RecomendadoComo organizar e fazer a gestão de estoque da sua loja agropecuária? 

No entanto, a finalidade principal é atrair os clientes presentes no ponto de venda, fazendo com que eles queiram pelos produtos oferecidos. 

Para entender mais sobre essa estratégia, basta clicar aqui.  

3. Ofereça exclusividade 

Como fazer isso? É mais simples do que você imagina.  

Em uma ação básica de visitas técnicas às propriedades rurais, por exemplo.  

Elas podem ser marcadas quando há algum problema com o gado ou no plantio, por exemplo, mas também podem ser espontâneas, feitas apenas para acompanhar o cliente e verificar se há alguma possibilidade de melhoria na sua produção. 

Além disso, você pode oferecer canais de comunicação diretos com você ou com os vendedores da loja ou ir mais longe e disponibilizar e enviar materiais relevantes que podem ajudar o seu cliente.  

4. Tenha em mãos todas as informações dos clientes 

72% dos clientes esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores, você sabia disso?  

É fundamental alimentar uma base de informações sobre as solicitações, reclamações e o que foi feito a respeito. 

Dessa forma, toda vez que um cliente entra em contato, o atendente ou vendedor já terá informações importantes sobre ele, como:  

  • Quando ele comprou ou se não comprou ainda; 
  • De onde ele é? 
  • Quem atendeu ele?  
  • Quais produtos ele mais compra?  
  • Existe uma época do ano específica para essa compra?  

Essa tarefa pode ser facilitada pelo uso de soluções que fornecem os dados fornecidos pelos vendedores e os disponibiliza em apenas um ambiente. 

Além disso, elas também auxiliam a criar um padrão de comportamento dos clientes, definindo perfis e ajudando a tornar seu atendimento personalizado. 

5. Invista em capacitação para os seus vendedores  

Não tem nada pior para qualquer cliente do que ser atendido por alguém que não entende o seu problema.  

O investimento na capacitação dos vendedores também faz parte do atendimento personalizado que você pode oferecer aos seus clientes!  

Estamos falando tanto de treinamentos sobre vendas quanto para os insumos oferecidos pela sua agropecuária.  

Não é necessário que seus funcionários entendam tudo sobre determinado produto, mas é importante ter o apoio dos profissionais especializados para personalizar o atendimento. 

Você sabia que a Plantar Educação, uma das startups do Grupo Siagri, possui uma plataforma de educação corporativa voltado para o Agro? Cursos sobre fidelização de clientes, práticas de negociação, atendimento aos clientes, vendas assertivas e muito mais são disponibilizados na plataforma. 

Assim, seu time será capacitado com qualidade!  

Como prestar um bom atendimento em diversos tipos de canais?  

Dados da ABMRA demonstram que o produtor rural está nas redes sociais, é importante que você também marque presença por lá. O aplicativo de mensagens WhatsApp é o favorito, sendo utilizado por 96% dos agropecuaristas. Em seguida está o Facebook (67%), o YouTube (24%), o Messenger (20%), o Instagram (8%) e, por último, o Skype (5%). 

Você pode promover ações de comunicação em todas essas plataformas, mas vale lembrar que outros canais como rádio, jornais e televisão ainda fazem parte do mundo do campo! 

Conquistar a confiança do produtor rural é essencial para manter a competitividade da sua agropecuária. Quando se sente acolhido e importante por meio de um atendimento personalizado as chances de o cliente voltar a comprar no seu negócio e ainda indicá-lo para outras pessoas são muito maiores!  

Marcos Souza

Marcos Souza
Coordenador da Consultoria AgroScore no Grupo. Há mais de 8 anos no Agronegócio, estruturo processos de Distribuidores de Insumos, Lojas Agropecuárias, Armazéns e Originação de Grãos.
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