Como organizar a logística rural em fazendas de grãos?

Uma logística rural bem-feita pode gerar mais eficiência dentro de uma fazenda de grãos, por isso, os produtores rurais estão sempre em busca de novas maneiras de otimizar os processos, do plantio até a comercialização.

No Brasil, a etapa que mais causa perdas à produção do campo é o transporte e a armazenagem de grãos. Por conta disso, muito vem sendo investido em novas tecnologias para que a rentabilidade das lavouras não seja diminuída.

Em um mercado que se mostra cada dia mais competitivo em termos de custos, ter uma boa logística na fazenda pode garantir ganhos efetivos em rentabilidade para o produtor. Para alcançar isso, o produtor pode adquirir estratégias que façam a integração do seu negócio agrícola.

O que é logística no agronegócio?

A logística rural, ou logística no agronegócio, diz respeito a todas as operações que precisam ser feitas no campo. É dentro dela que a gestão de máquinas e equipamentos agrícolas é feita, além do planejamento das operações dos armazéns e o controle de transporte, estoque e distribuição de produtos.

Todos esses processos são conectados entre si e essenciais para que a safra de uma lavoura chegue até o seu destino final: o consumidor dos produtos.

A logística bem estruturada é muito importante dentro de uma fazenda, pois os produtos de origem do campo são perecíveis e necessitam de cuidados de transporte e armazenagem específicos.

Logística de maquinário

Durante a etapa de produção em um negócio agrícola diversos tipos de maquinários são utilizados: tratores, colheitadeiras, semeadoras, pulverizadores, empilhadeiras, entre outros.

Por isso, a gestão da logística do maquinário agrícola tem muita importância. Fazer as manutenções no tempo certo, calcular o combustível que será consumido e quais serão as horas de trabalho de cada máquina ajudam a cadeia de produção a fluir.

A má utilização das máquinas pode gerar custos em peças não previstos no orçamento do produtor rural. Portanto, é essencial gerenciar estes recursos com ações preventivas.

Estudar as rotas entre os talhões também faz a diferença na quantidade de combustível gasto, para otimizar ainda mais a logística de maquinário:

  • Planeje as paradas das máquinas;
  • Defina os pontos de manobras;
  • Busque por rotas mais curtas;
  • Saiba onde estão os locais de reabastecimento dos combustíveis.

Armazenagem de grãos

Para o procedimento de armazenagem de grãos, os produtores precisam ficar atentos a alguns índices, como teor de umidade e temperatura. Depois de colhidos, os grãos ainda devem passar por um processo de secagem, garantindo que esses índices sejam alcançados e o produto dure mais.

Muitas fazendas também fazem o beneficiamento de grãos após a colheita, nele materiais indesejados e demais impurezas são retirados dos carregamentos. Aqui no Blog Siagri, temos um conteúdo inteiro voltado apenas para a armazenagem de grãos.

Armazenagem de insumos

Uma parte muito importante da logística rural é a armazenagem de produtos, que está ligada diretamente ao controle de estoque da fazenda.

Para garantir mais agilidade na saída e na entrada de itens, o uso de prateleiras verticalizadas ajuda na organização. Assim, o acesso aos produtos é mais rápido e um sistema de gestão pode ser facilmente implantado dentro do armazém.

Com as estantes, a perda de espaço entre os corredores é diminuída, as cargas ficam em maior segurança e ficam mais bem distribuídas.

Outra opção para organização da armazenagem é o uso de pallets, que facilita a operação de empilhadeiras, em caso de grande volume de produtos.

Dentro da logística de armazenagem, anotar a quantidade de itens, as datas de entrada e saída e informações sobre turnos de equipes possibilitam mais controle do estoque e evita gastos com itens desnecessários.

Logística de distribuição

Como já citamos, o agronegócio possui especificidades na hora de transportar seus produtos já que a maioria deles é perecível e frágil.

Na logística de distribuição, o produtor rural deve garantir que todos os seus produtos serão armazenados nas condições corretas de temperatura, umidade e ensacamento.

Outro ponto relevante relacionado à distribuição é o transporte, que precisa ser bem pesquisado e planejado. No Brasil, o agronegócio depende do sistema rodoviário para o escoamento da safra, por isso, os gastos com fretamento de caminhões são muito altos.

Uma opção para economizar no transporte é fazer parcerias com outros produtores rurais da região, assim os custos com o frete ficam mais acessíveis.

Essas parcerias são conhecidas como cooperativas e além do escoamento da safra mais barato, podem diminuir o gasto com insumos e outros.

Tecnologia de gestão

Atualmente, a tecnologia é uma das maiores aliadas da produção no campo, e dentro da logística rural isso não é diferente. Investir em um software de gestão voltado para o agronegócio pode fazer toda a diferença para a elaboração de estratégias de logística.

Dentro do ERP AgriManager, do Grupo Siagri, o produtor rural poderá controlar todas as áreas de seu negócio em um só lugar. Além disso, o software oferece módulos voltados para gestão de maquinários, controle de estoque e armazenagem de grãos.

Para saber mais, solicite uma demonstração com um de nossos consultores.

Conclusão

Neste texto, abordamos a importância da logística rural em fazendas de grãos, já que esse conceito está presente em diversas áreas do negócio como a logística de maquinários, de armazenagem e de distribuição.

Fazer uma boa logística implica diretamente na rentabilidade final de um negócio agrícola, reduz desperdícios e ainda monitora a qualidade dos produtos da fazenda.

Publicado por:
Consultor de Implantação de Sistemas na Siagri com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Gestão de Negócios, Controladoria de Finanças e Administração.