Como fazer a contratação de vendedores para sua loja agropecuária?

Compartilhe

Mais do que fazer a contratação de vendedores na agropecuária que você administra, é preciso assegurar de que eles têm o preparo necessário para lidar com o perfil de cliente que frequenta a loja.

As relações com o pecuarista e o produtor rural não são mais as mesmas. São novos tempos, nova geração e novas demandas. Por isso, nem tudo estará centrado apenas nas habilidades desse profissional, mas sim na maneira como ele é supervisionado e nas oportunidades de melhoria com capacitação e treinamento.

O conjunto de ações no sentido de aprimorar o trabalho dos profissionais é imprescindível para trazer melhores resultados à gestão do negócio, mas os cuidados para obter uma boa equipe começam desde a seleção de cada integrante dela.

Confira nossas dicas para a contratação de vendedores na agropecuária e forme uma equipe de sucesso!

A mudança no setor de vendas de insumos agrícolas

Há alguns anos, vimos mudanças expressivas no comportamento dos clientes, juntamente com uma mudança de mercado e aumento da concorrência. Isso exigiu com quem mudanças fossem realizadas, principalmente no que diz respeito a fidelização dos seus clientes.

Consequentemente, o setor precisou responder a essas alterações no comportamento de consumo geral. Dessa forma, gerentes e proprietários perceberam que não bastava apenas ter bons produtos em prateleira, era preciso oferecer algo que estivesse além disso.

Nesse sentido, vendedores capazes de oferecer apoio técnico para a compra foram ganhando cada vez mais espaço, se tornando um grande diferencial competitivo.

Porém, para que isso aconteça de maneira efetiva, o profissional de vendas deve ter habilidades específicas. Falaremos mais sobre elas no próximo tópico.

O que considerar na contratação de vendedores para sua agropecuária?

Além de apresentar uma boa comunicação interpessoal e ter a capacidade de se adaptar a diferentes situações, bons vendedores de insumos agrícolas precisam de outras habilidades profissionais.

Conhecer bem os produtos, especificidades, indicações, contra indicações e manuseio são apenas umas delas.

Sendo assim, é preciso considerar os potenciais talentos, dispostos a aprender novas técnicas de vendas, são mais que bem-vindos, desde que sejam devidamente preparados.

Isso porque, aqueles que já possuem bastante experiência de mercado podem apresentar resistência a treinamentos de vendas e especializações, por exemplo.

Em contrapartida, aqueles que não têm muitos anos de atuação na área são mais suscetíveis ao aprendizado e podem se adequar com mais rapidez às novas demandas.

Caso precise montar uma equipe numerosa, tente mesclar a experiência com a juventude. Isso pode fazer com que haja um permanente clima de motivação entre os colaboradores.

As características e habilidades de um bom vendedor

Lembre-se: o foco deve estar em atender e satisfazer o produtor rural.

Para isso, é preciso fazer uso de um discurso persuasivo, convincente e esclarecedor, algo que só é possível quando se tem pleno conhecimento sobre os produtos da revenda e suas especificidades.

Essas habilidades devem ser consideradas logo ao contatar o vendedor para sua loja. Por isso, reunimos algumas dicas de habilidades que é imprescindível nesse momento.

Boa comunicação

Comunicar-se bem é um requisito indispensável para quem atua com vendas. Se, no momento da entrevista, o profissional não conseguir articular suas falas, isso pode ser um mau sinal.

Os movimentos gestuais, bem como a entonação de voz e a linguagem, são os fatores que mais merecem atenção.

Considere que todos os detalhes podem influenciar, positiva ou negativamente, nas decisões de compra que o cliente toma. Portanto, tenha bastante atenção a esses traços na hora da contratação e avalie a comunicação do candidato.

Habilidade de negociação

Diferente do que muita gente pensa, a habilidade de negociar não é inata, ou seja, é possível desenvolver ou aprimorar seu desempenho como negociador(a) com a utilização de métodos, técnicas e treinamentos.

Por isso, já no momento da contratação é possível perceber se o candidato possui essa habilidade ou se é um bom potencial para desenvolvê-la.

Para se tornar um grande negociador, é preciso considerar alguns pontos chave quando for precisar colocar essa habilidade em prática. Por isso, também é preciso considerar a necessidade de um bom treinamento e desenvolvimento do colaborador.

Storytelling

Storytelling significa o ato de contar uma história. É uma palavra em inglês que está relacionada a uma narrativa e define a capacidade de contar histórias.

Mas o que isso tem a ver com a contratação de vendedores na agropecuária?

Em vendas, o storytelling pode ser aplicado para encantar e envolver clientes e levá-los a tomar uma ação, desde agendar uma apresentação até se decidirem por fechar negócio.

Os principais benefícios do uso do storytelling em vendas são:

  • Atrair a atenção do público através de uma narrativa envolvente;
  • Gerar mais interesse no seu produto;
  • Tornar os fatos mais significativos e memoráveis, conectando-os a exemplos reais;
  • Ganhar a confiança do seu cliente.

Ou seja, o storytelling envolve uma profunda compreensão das emoções humanas, suas motivações e psicologia, a fim de realmente envolver o público. Felizmente, contar histórias é algo que todos nós fazemos naturalmente, só é necessário aprimorar.

Assim, no momento da entrevista ou até mesmo com os já vendedores da sua loja, busque aprimorar essa técnica, apresentá-la a quem ainda não conhece e usar ao seu favor!

Relacionamento com o cliente

O foco do profissional de vendas tem que estar na satisfação do produtor rural. O seu vendedor deve conhecer as necessidades do produtor e dar a ele, através de um atendimento técnico, mas também cordial, o que ele precisa para resolver o seu problema.

O cliente não compra o produto, compra a praticidade, a solução. Ele não precisa de um item a mais, precisa ter um problema resolvido. É essencial que o vendedor tenha isso em mente.

Por isso ter um bom relacionamento com o cliente da sua agropecuária são tão importantes.

Não basta mostrar ao produtor que os insumos são de qualidade. É preciso demonstrar na prática os resultados que eles podem trazer.

Conhecimento específico sobre os produtos

Se o profissional é responsável pelas vendas, é imprescindível apresentar bem o produto, mostrar que tem conhecimento sobre ele, sobre a posição dele no mercado do qual faz parte e, principalmente, que tipo de solução o produto representa para os eventuais problemas que o produtor rural tenha em sua propriedade.

A ideia deve ser despertar atenção do produtor e estimular a compra, que pode acontecer num outro momento, inclusive.

Para isso, é preciso fazer uso de um discurso persuasivo, convincente e esclarecedor, algo que só é possível quando se tem pleno conhecimento sobre os produtos da revenda e suas especificidades.

Bônus: transparência e comunicação no processo seletivo é essencial

Por último, não podemos esquecer o quanto se faz necessário conduzir um processo seletivo com transparência.

Se você deseja contar com as pessoas certas para o exercício da função, também é preciso planejar um processo seletivo coerente, que consiga atrair os melhores profissionais da área.

É de suma importância disponibilizar informações sobre salário, carga horária e funções. Não se esqueça de listar as competências e características exigidas para a vaga.

Encontrar o perfil de profissional que você procurava para atuar na sua agropecuária é ótimo, mas não significa que os demais profissionais dispensados naquele momento não possam ser chamados em um momento posterior.

Por isso, é crucial estabelecer uma boa comunicação com os candidatos do início ao fim.

Embora isso torne o processo seletivo mais trabalhoso, essa postura passa uma imagem de consideração e profissionalismo, itens essenciais para ganhar mais credibilidade diante dos profissionais.

Agora que você já sabe o que considerar na contratação de vendedores na agropecuária, continue acompanhando o Blog da Siagri e nossas redes sociais para mais dicas que ajudarão a fazer da sua loja um sucesso entre os produtores rurais!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.