Loja agropecuária: melhore o atendimento e se diferencie

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No segmento de loja agropecuária, o gestor enfrenta desafios constantes relacionados à concorrência do setor. Em regiões metropolitanas, inclusive, é muito comum que as lojas estejam localizadas no mesmo bairro, bem próximas umas às outras. Neste cenário, como se diferenciar dos concorrentes e vender mais?

Saiba que aplicando boas estratégias, sua loja agropecuária pode ter um destaque maior em seu mercado e ser referência no que oferece.

Para ajudar você, vou pontuar aqui algumas dicas de diferenciais competitivos que podem ser aplicados em sua loja!

Como se diferenciar da concorrência em sua loja agropecuária?

Se diferenciar no mercado significa que os clientes vejam que a sua loja oferece vantagens em relação às outras, de modo que eles prefiram adquirir o seu produto ou serviço e não de seus adversários.

Mas como conquistar a preferência do seu consumidor?

Sabemos que essa é uma dor que a grande maioria dos lojistas enfrentam. Por isso, separei 6 dicas para começar a aplicar agora mesmo em sua agropecuária. Confira:

1.Reduza o tempo do atendimento na sua agropecuária

Hoje em dia, as pessoas estão com rotinas cada vez mais agitadas, não restando muito tempo para as compras. Com os pecuaristas e produtores não é diferente. É por isso que o atendimento ao cliente precisa ser rápido e eficiente.

Primeiramente, vale a pena parar e refletir sobre os motivos pelos quais seu cliente está esperando tanto para ser atendido, como:

  • A demanda de atendimentos está muito alta;
  • O fluxo de solicitações é maior que a capacidade de atendimento da loja;
  • Faltam recursos tecnológicos para automatizar os processos de atendimento ao cliente;
  • As ferramentas existentes trabalham de modo fragmentado e não integram o sistema de atendimento.

Sabendo os motivos e tomando as medidas necessárias, é o momento de reduzir o tempo de atendimento. Uma boa recomendação de prazo de atendimento é entre 10 e 15 minutos para o processo completo de venda, contando o momento em que o cliente solicita o produto, até o pagamento no caixa e a retirada da mercadoria.

Em muitas lojas, é comum que os clientes mais fiéis reservem o produto anteriormente e apenas se dirija ao estabelecimento para buscá-lo e fazer o pagamento. É essencial que sua loja também esteja preparada para isso!

Na agropecuária, ter em mãos o histórico de compra dos clientes também faz toda a diferença! Com ele, é possível ter acesso às informações de compras anteriores, além de dados de limite de crédito e inadimplência do cliente, oferecendo um atendimento mais aderente à necessidade do cliente.

E para novos clientes que ainda não possuem esse histórico, a melhor aposta é treinar sua equipe. Isso quer dizer que os colaboradores sejam capacitados para aproveitar ao máximo todas as oportunidades de venda.

2.Ofereça “algo a mais” em relação ao seu concorrente

O relacionamento é uma via de mão dupla. Portanto, é importante que você mostre aos seus clientes que eles são valorizados.

Implementar programas de fidelidade é uma excelente maneira para dar motivos para seus clientes escolherem a sua marca. Especialmente se os produtos e os preços praticados são muito similares.

Aqui, você pode trabalhar com descontos com base em uma pontuação por compra. Assim como acesso antecipado a lançamentos ou brindes de aniversário.

E como sabemos que na agropecuária, os produtos tendem a ser os mesmos nos concorrentes, pense além do óbvio e incorpore novos serviços e opções. Oferecer o “algo a mais” é o que pode fazer com que seu cliente volte a sua loja sempre que necessário!

Entre os serviços de assistência técnica que podem ser incorporados ao seu portfólio estão:

  • Aplicações de vacinas;
  • Visitas para identificação de animais doentes, diagnóstico e tratamento;
  • Serviços ligados à inseminação e reprodução;
  • Programas de controle de saúde e manejo sanitário, entre outros.

3. Foque nos atributos qualitativos da sua loja agropecuária

Nem sempre focar apenas no preço dos produtos que a sua loja oferece é a melhor opção.

Afinal, nada garante que os seus concorrentes não vão abaixar ainda mais os preços deles. E, com isso, você pode se ver encurralado a comprometer a saúde financeira do negócio.

Por isso, se diferenciar dos concorrentes com base em atributos mais intangíveis é uma excelente aposta. Os diferenciais qualitativos são muito mais difíceis de serem superados pelos concorrentes. Afinal, eles se tratam de percepções e experiências dos clientes com a sua marca.

Por exemplo, em sua loja você deve focar na qualidade do seu atendimento, na rapidez da qual atende seu cliente, no estoque organizado e muito mais. Indo, assim, além do preço dos seus produtos.

4. Garanta que o produto esteja na prateleira na hora certa

Se, com a gestão de estoque em sua loja agropecuária, você identificar que um determinado produto em estoque está sendo muito vendido, você pode projetar cenários futuros, evitando que um item com grande saída fique em falta na sua loja.

Também é possível reforçar o estoque nos momentos em que o volume de vendas costuma aumentar, como por exemplo nos períodos de campanhas de vacinação.

Prevendo cenários e demandas futuras, você evitará que os clientes não encontrem os produtos que eles desejam adquirir naquele determinado momento e acabem procurando por outra loja.

5. Proporcione experiências positivas aos clientes

Indo além de apenas oferecer maiores descontos, é possível se diferenciar da concorrência proporcionando essas boas experiências.

E para a sua loja agropecuária, investir em um atendimento personalizado pode ser a sua melhor opção, afinal, o seu público demanda uma atenção especial para continuar gerando bons lucros.

É preciso ter em mente que seu negócio pode atender os mais variados públicos e vender um grande mix de produtos, mas cada uma das pessoas que procuram sua loja quer se sentir única e especial.

Sabendo que a maioria irá chegar com pressa em sua loja, aposte em estratégias rápidas e perspicazes! Por exemplo, em experiências de atendimentos não prolongados, bons produtos e marcas que chamem a atenção.

6. Inove nos canais de atendimento e invista em novidades

Quem não se moderniza acaba sendo ultrapassado pela concorrência. As pessoas acompanham a evolução das tecnologias e exigem que as empresas também atuem dessa forma.

É recomendável ter um site atualizado de forma constante, assim como perfis nas principais redes sociais. Além de conteúdos voltados para os produtos, podem ser criados posts e vídeos com dicas e orientações de aplicação e campanhas de acordo com a sazonalidade do pecuarista/produtor.

Na sua loja, é importante ter um colaborador com conhecimento técnico e boas noções de redação, para operar os chats e tirar dúvidas de clientes.

O uso de outras ferramentas de tecnologia também é essencial. Ao escolher os sistemas para a sua loja agropecuária, opte por aqueles que são reconhecidos no mercado e oferecem funcionalidades completas, desde o planejamento, passando pelas compras, estoque, vendas e faturamento.

O que podemos concluir com tudo isso?

Leve em consideração que investir em atributos intangíveis demanda tempo e uma série de ações integradas. Mas os resultados tendem a aparecer no longo prazo.

Afinal, apenas dizer que a sua loja é a melhor no segmento, por exemplo, não a torna melhor. É preciso focar em ações que reforcem esse atributo a todo momento.

Se diferenciar da concorrência é um grande passo para atrair mais clientes para a sua loja e fidelizar aqueles que já estão com você. Por isso, lembre-se que o foco deve ser sempre no atendimento rápido e personalizado.

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.