Produzir com máxima eficiência, otimizando os processos e eliminando o desperdício, é um pré-requisito para toda e qualquer propriedade rural.
E para que isso aconteça, a digitalização da agricultura e o uso de tecnologias permitem que produtores rurais tomem decisões mais precisas e de forma mais ágil, otimizando assim o uso de recursos.
Em um censo realizado em 2016 pela Embrapa sobre a concentração da renda bruta de produtores rurais, notou-se que para cada 100% de aumento na renda bruta, o incremento no uso de insumos tecnológicos contribuiu com 67,86% desse aumento.
Para que a utilização da tecnologia traga resultados positivos, a organização e controle da propriedade rural é indispensável.
Sabendo disso, separei algumas dicas e alternativas de controle para você. Confira:
Primeiramente, por que investir em tecnologia aplicada ao campo?
Essa pode ser uma das questões mais relevantes e questionadas nos últimos anos pelos produtores.
Mesmo com as consequências da pandemia, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu novamente em junho, completando, assim, seis meses sucessivos de alta em 2020, de acordo com cálculos do Cepea, chegando a 5,26%.
No caso da agricultura, o bom resultado decorre da combinação de preços e produção em alta.
No mesmo sentido, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura),para alimentar a população mundial até 2050, será necessário que a agricultura aumente sua produção em 70%.
Ou seja, não há dúvidas que a tecnologia deve ser a grande aliada estratégica para atingir esse objetivo.
As vantagens da tecnologia para sua propriedade rural
Questões como a imprecisão no controle de estoque da fazenda, em entradas e saídas, fluxo de caixa, registro de insumos utilizados em cada talhão e muitos outras, já podem ser resolvidas com o auxílio de tecnologia.
Se o gestor ou o produtor rural não possui anotações e registros de custos da sua produção, a busca pela redução ou otimização desses custos se torna cada vez mais difícil. E a tecnologia vem, justamente, para mudar isso.
Confira algumas dessas vantagens e como funciona na prática cada uma:
Aumento da produtividade
Com as ferramentas que orientam o produtor no melhor aproveitamento do solo e dos insumos, a produtividade da fazenda pode aumentar substancialmente, produzindo mais, com menos recursos e maior qualidade.
Redução de custos
Com o auxílio da tecnologia, o produtor consegue medir e enxergar onde ele erra. Assim, a agricultura digital contribui muito para isso: conseguir mensurar os processos e auxiliar nas decisões estratégicas capazes de reduzir o desperdício.
Monitoramento em tempo real
Um dos grandes ganhos da tecnologia é a possibilidade de acessar dados da produção de forma remota e em tempo real. Isso permite que o produtor consiga tomar decisões rápidas sobre as operações. Não é necessário, por exemplo, esperar até o fim da colheita para fazer ajustes.
Aumento da eficiência
Por meio de equipamentos conectados, o produtor consegue medir sua eficiência operacional e, com isso, fazer modificações que possam otimizar ainda mais seus resultados.
Por exemplo, na pulverização, muitas vezes o agricultor não sabe calcular por quanto tempo a máquina está em deslocamento, parada ou fazendo manobras. Perder tempo em algumas dessas ações pode representar uma grande perda operacional.
Dessa maneira, sem um sistema informatizado, o produtor simplesmente pode não saber o que está reduzindo o seu rendimento.
A agricultura digital vem para dar essas respostas e elevar a eficiência do produtor em aspectos que antes eram invisíveis aos seus olhos.
Como organizar uma propriedade rural usando tecnologia?
Se a ideia é levar organização para todos os cantos da propriedade rural, vale a pena apostar em um software de gestão agrícola completo.
Quando o sistema une áreas operacionais e financeiras em um só lugar, centralizando as informações que costumam ficar espalhadas, pode ser uma ótima opção para sua fazenda.
Com essa ferramenta, o agricultor planeja e acompanha cada etapa da safra: desde o plano de safra até a comercialização. Obtém dados sobre suas atividades no campo, realiza a gestão de estoques e do fluxo de caixa de maneira unificada.
Além disso, é preciso que essa ferramenta tecnológica ofereça uma análise detalhada sobre os custos de produção, ou dê a possibilidade de integração com algum outro sistema que realize essa ação.
Com a organização e gestão da fazenda em dia, aumentam as chances dos resultados positivos, uma vez que com as medições, estamos analisando tudo que ocorre na propriedade e tomando decisões mais assertivas.
A escolha da tecnologia mais adequada para sua propiedade
Diante das inúmeras possibilidades tecnológicas, outra dúvida surge: em quais ferramentas investir
A resposta é simples: naquelas que o ajudem a resolver os problemas dentro do seu ciclo produtivo e que estejam alinhadas com as necessidades do seu negócio.
Uma coisa é certa: a tecnologia no campo é um investimento indispensável.
É dono ou gestor de uma propriedade rural e quer contar com a tecnologia como aliada para resultados visíveis? Conte com o Grupo Siagri para isso! Clique aqui e conheça o ERP AgriManager, software completo para gestão de fazendas de grãos, beneficiamento de sementes e algodão.