Apesar de existir há décadas no Brasil e no mundo, a gestão contábil ainda é um assunto que parece um pouco distante para muitas empresas.
Por mais que esteja presente em tudo, ainda existem aqueles que a veem como um mal necessário ou apenas uma obrigação imposta pelo governo
Entretanto, é um processo que pode proporcionar benefícios incalculáveis a uma empresa, tanto na parte gerencial quanto financeira.
Confira neste artigo dicas sobre conformidade fiscal e veja como a gestão contábil pode contribuir para os resultados da sua empresa:
1. Fique atento às obrigações fiscais
Estar em conformidade com as exigências fiscais é vital para o distribuidor de insumos que precisam de uma boa gestão contábil.
Por isso, contabilidade deve estar sempre atualizada e atenta às mudanças na legislação.
Com relação à legislação estadual, atualmente o que mais impacta é o Convênio 100/97, que rege a tributação relacionada aos insumos, adubos, fertilizantes e sementes para todo o Brasil. O convênio traz também alguns benefícios, como a redução na base de cálculo do ICMS, bem como isenções em operações estaduais.
Porém, apesar de ter sido prorrogado sucessivas vezes desde 1997, este convênio tem prazo de validade e por isso é preciso estar sempre atento para evitar surpresas.
Já na legislação federal, recentemente houve o restabelecimento de alíquotas de PIS e COFINS sobre receitas financeiras, que estavam sendo tributadas a alíquota zero e foram majoradas.
Assim, outro ponto importante na legislação federal é o SPED Social, que já teve sua exigência prorrogada, mas começou a ser implantado em cinco fases a partir de janeiro de 2018.
2 . Faça o Planejamento Tributário
Ao longo do tempo, o sistema tributário brasileiro se tornou muito complexo, devido a criação de impostos específicos, bem como de iniciativas para redução de encargos relativos a determinados segmentos econômicos.
Neste cenário, o planejamento tributário surgiu como uma forma legal e lícita para otimizar o pagamento de impostos.
Dessa forma, um contador especializado irá procurar por meios legais para evitar a incidência, reduzir o montante ou adiar o ônus tributário.
O primeiro passo para realização do planejamento tributário é que o profissional contábil conheça bem a empresa e sua estrutura societária.
Assim, você, consegue fazer uma análise profunda sobre o histórico dos balanços patrimoniais e demonstrações de resultados.
Para o planejamento tributário, é necessário que o profissional conheça em detalhes a atividade econômica de distribuição de insumos, além de acompanhar a publicação de leis de incentivo e isenção tributária para o setor.
Dessa maneira, terá uma base para definir os enquadramentos tributários possíveis e adotar a alternativa legal menos onerosa.
3 . Utilize indicadores contábeis para tomar decisões
Os indicadores contábeis são verdadeiros aliados para a gestão do distribuidor de insumos, na medida em que possibilitam a análise econômico-financeira da empresa, oferecendo aos gestores uma visão ampla do negócio.
Através do acompanhamento e análise destes números, é possível identificar gargalos e oportunidades para traçar estratégias e corrigir possíveis falhas.
O segmento de distribuição de insumos é dinâmico e está sujeito a variações cambiais, mudanças climáticas e outros fatores.
Além de agilidade, é necessário ter visão profunda e analítica do desempenho da empresa, acompanhando de perto os controles de custos e receitas, além de despesas administrativas.
Confira alguns itens importantes para análise e acompanhamento:
- Os índices de liquidez (geral, imediata, corrente e seca) representam a saúde financeira da empresa, ou seja, sua capacidade de transformar ativos em dinheiro, a curto, médio e longo prazo.
- A margem líquida indica o sucesso da empresa em termos de lucratividade sobre vendas. O índice aponta quanto lucro foi gerado para cada unidade monetária vendida.
- O giro do ativo determina quantas vezes a empresa recuperou os valores do ativo por meio das vendas. Quanto mais alto for esse índice, melhor será o desempenho das vendas da empresa.
- A margem de contribuição representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e para gerar lucro.
- A apuração do fluxo de caixa demonstra a qualidade da entrada e saída de dinheiro, ou seja, da movimentação financeira da empresa. O indicador é útil para o gestor acompanhar os recursos que são gerados e consumidos pela empresa.
- As análises vertical e horizontal estabelecem relações entre os valores apresentados para que se possa identificar seu significado no contexto. Na análise vertical cada item é comparado com o valor de um grupo ou com o valor total do demonstrativo.
Sendo assim, leve em consideração a situação relativa do item analisado dentro do grupo a que pertence ou dentro do total. Já a análise horizontal, busca encontrar indicativos de tendências, pois cada item é comparado com seus valores históricos.
4. Escolha um parceiro especializado para fazer a contabilidade da sua revenda de insumos agrícolas
Contar com uma boa gestão contábil no setor de distribuição de insumos traz diversos benefícios para o empresário.
Como já citado anteriormente, um bom planejamento tributário é melhor realizado por um profissional que conhece bem a empresa e seu segmento de atuação, o que reforça a possibilidade de reduzir o pagamento de impostos.
Assim, com domínio sobre as regras fiscais e tributárias do setor, os profissionais estão sempre em busca das últimas resoluções que impactam o negócio dos clientes, atualizações na legislação, mudanças nas obrigações acessórias e em prazos praticados, evitando multas e juros desnecessários.
Ter um parceiro especializado para realizar a contabilidade da sua empresa significa contar com alguém que conhece os desafios enfrentados pelos gestores de revendas de insumos agrícolas, possui uma visão ampla das atividades operacionais do negócio e entende suas particularidades.
Dessa maneira, o profissional contábil especializado consegue traduzir dados técnicos para uma linguagem bem prática e adequada ao universo do agronegócio, contribuindo com informações relevantes para subsidiar análises e decisões gerenciais, o que torna a contabilidade uma aliada do negócio e não apenas uma imposição legal.
5. Veja como o apoio de um software especializado contribui para a gestão contábil
O crescimento do mercado de distribuição de insumos exige a organização eficiente da área financeira das empresas.
É comum que os gestores mantenham o hábito de registrar indicadores contábeis e financeiros em planilhas.
A migração dos controles para um software de gestão completo e integrado, que atenda tanto às demandas gerenciais quanto os fechamentos contábeis, elimina a necessidade de coleta e atualização manual de dados.
Porém, a otimização nos processos fica mais evidente com a qualidade das informações geradas pelo ERP especializado. Os dados gerados por este tipo de software são relevantes para o negócio, porque toda a sua estrutura de módulos e relatórios são específicos para suas necessidades.
Estas características, aliadas ao fato do ERP estar atualizado com relação às exigências das legislações federal e estadual, permitem que o distribuidor de insumos consiga ter acesso uma ótima gestão contábil!