Como o produtor rural brasileiro se relaciona com a agricultura digital?

Compartilhe

De acordo com estudo da McKinsey & Company, 1 em cada 2 produtores brasileiros utiliza algum tipo de tecnologia agrícola em suas fazendas, ou seja, faz uso da agricultura digital também conhecida como agricultura 4.0.

Essa presença de soluções tecnológicas nos negócios rurais brasileiros vem aumentando nos últimos anos, principalmente, pela facilidade de comunicação e de acesso à informação, advinda da internet.

Segundo pesquisa da Embrapa, cada vez mais os produtores rurais brasileiros estão em busca de aplicações tecnológicas especializadas para ter acesso a mercados, reduzir custos e agregar mais valor à produção de suas lavouras.

A relação do produtor rural com a agricultura digital passa por diversos pontos e é isso que vamos abordar neste texto.

O que é agricultura digital?

A agricultura digital é o conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor a monitorar, analisar e acompanhar as atividades rurais de sua fazenda. Portanto, todos os softwares, dispositivos e sensores de tecnologia da informação que atuam no campo fazem parte dela.

As informações coletadas servem para que as tomadas de decisão do produtor possuam mais embasamento e soluções como pulverizações, adubações em talhões específicos, aplicação de defensivos, entre outras sejam aplicadas com mais agilidade.

Agricultura digital X Agricultura de precisão

Algumas pessoas acreditam que agricultura digital e agricultura de precisão são a mesma coisa, mas existem diferenças entre as duas.

A agricultura de precisão diz respeito a todos os processos que, além de trazerem mais precisão às operações da fazenda, otimizam recursos e resultam em mais produtividade e sustentabilidade na propriedade rural, usando da tecnologia para isso.

Já a agricultura digital está ligada às ferramentas digitais que geram dados. Ao aliar as duas, o produtor consegue extrair ainda mais resultados positivos do uso da tecnologia no campo.

Desafios do produtor rural

Ainda existem desafios quando o produtor rural investe em agricultura digital. Como a falta de conectividade no campo, que muitas vezes só consegue ser suprida pelos grandes produtores rurais.

Outro ponto de preocupação dos produtores é o alto valor de investimento em equipamentos, aplicativos e softwares de gestão para as fazendas. Porém, isso pode ser resultado do senso comum de que as tecnologias são caras, quando no mercado atual já existem opções de soluções de baixo custo.

Também falta a infraestrutura necessária para que as tecnologias adquiridas funcionem de maneira efetiva nas fazendas brasileiras, mas investimentos do Governo na área e a chegada do 5G no Brasil podem solucionar grande parte desses problemas nos próximos anos.

Já existem previsões de que em 2030, haverá uma intensa revolução tecnológica no agronegócio brasileiro. Leia nosso texto sobre as melhores tecnologias para o campo em 2021.

Plataformas de agricultura digital

No Brasil, cerca de 40% dos produtores rurais já utilizam algum tipo de plataforma digital para atividades de compra ou comercialização de produtos. Inclusive, compram mais insumos online que seus pares dos EUA e da Europa.

Além disso, as novas gerações de produtores já possuem mais propensão e abertura para fazer vendas de suas safras por e-commerce (comércio eletrônico).

Isso fez com que os negócios rurais brasileiros sofressem modificações em seu posicionamento e atuação, criando uma demanda por plataformas de agricultura digital – que aumentou ainda mais por conta da pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, já estão disponíveis plataformas que conectam distribuidores de insumos com os produtores rurais, facilitando a Operação de Barter – modalidade de troca de parte da safra por insumos para a fazenda – e outros tipos de negócios.

Conclusão

A agricultura digital está presente no campo brasileiro através de ferramentas de tecnologia da informação. Como sensores, dispositivos e softwares e aplicativos de gestão.

Porém, muitos desafios ainda fazem parte da aquisição dessas soluções tecnológicas sendo o principal deles a falta de infraestrutura e conectividade no campo.

O Grupo Siagri trabalha para que a tecnologia faça parte de todos os negócios agrícolas do nosso país. Conheça nossas soluções, marque agora uma demonstração personalizada com um de nossos consultores.

Publicado por:
Arquiteto de soluções na Siagri com mais de 9 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Ciências Contábeis e Sistemas ERPs.