Black Friday no agronegócio: um guia para lojas agropecuárias

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Novembro se tornou um mês muito esperado pelos consumidores, afinal, é nele que acontece a Black Friday, considerada a maior data do varejo. Uma pesquisa apontou que, no total, foram realizados 13,01 milhões de pedidos na Black Friday em 2020, uma variação de 21,9% em relação a 2019. Pronto para penejar a Black Friday no agronegócio também?

É hora de aprender sobre o mix, de que forma trabalhar os produtos e que estratégias você pode adotar no seu negócio.

A grande vantagem em participar da Black Friday, para os clientes, é que eles podem aproveitar os descontos e fazer antecipadamente as compras de produtos e insumos, enquanto para os varejistas, o dia das promoções é uma ótima oportunidade para ações relacionadas a estoques parados.

Atente-se: neste ano, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro!

Vamos às dicas?

Black Friday antecipada: uma grande aposta do mercado

O que já vinha sendo testado em edições anteriores, só se consolidou para 2021. Embora a última sexta-feira do mês de novembro seja escolhida para receber as ações, o planejamento começou muito antes, e a divulgação e as ofertas também.

A Black Friday não é mais um movimento para um dia só. Temos como exemplo o ano passado, em que o varejo iniciou as ações dias antes.

Para este ano essa estratégia tende a se repetir. Tenha em mente o dia 26 de novembro, mas apenas como um norte para montar as suas estratégias de venda. Você pode considerar, por exemplo, toda a semana de promoções da Black ou até o mês todo de novembro.

Basta organizar como essas ofertas serão oferecidas e qual mix será contemplado pelas ações dentro do período. Você pode fazer uma escala de descontos, por exemplo, iniciando o mês com maior percentual e reduzindo no decorrer do mês. Mas é importante guardar uma oferta especial para o próprio dia da Black Friday.

Antecipar as promoções é fazer com que o seu cliente se atente àquele período para comprar o que já desejava.

7 estratégias de vendas da Black Friday no agronegócio

Conhecer o seu negócio é primordial para que você tenha sucesso durante a Black Friday. Por isso, é interessante que as seguintes tarefas estejam na sua rotina:

  • Entender o comportamento de compra do produtor rural;
  • Produzir e consultar regularmente relatórios, principalmente de vendas e financeiros;
  • Acompanhar o estoque, identificando quais são os produtos carros-chefe e a sazonalidade;
  • Gerenciar a necessidade de compra e verificar com seus fornecedores os prazos para repor o estoque.

Isso vai te ajudar a traçar estratégias mais assertivas, focadas nos seus produtos mais buscados pelos clientes, planejando um estoque adequado para a data e as suas necessidades.

Com essas informações em mãos, definir as estratégias para sua Black Friday no agronegócio se torna mais fácil.

Para ajudar, reunimos 7 estratégias com foco na sua agropecuária. Confira:

1.Tenha o mix de produtos certo para ofertar

Os produtos agropecuários mais vendidos na Black Friday 2020 foram inseticidas, herbicidas e fungicidas.

Esses são itens que você pode apostar neste ano, já que a tendência de compra deve permanecer em 2021.

Além disso, importante destacar que o mercado pet permaneceu em alta durante a pandemia.

Por isso, considere montar um catálogo de ofertas com produtos veterinários. E essa oferta tem que ser interessante e ir além do comum.

Listamos algumas sugestões de artigos para pet shop que você pode vender na sua loja:

  • Ração;
  • Petiscos;
  • Coleiras e guias;
  • Produtos para higiene e banho;
  • Potes para água e ração;
  • Casinhas;
  • Rasqueadeiras e escovas;
  • Caixa para transporte;
  • Focinheiras.

2. Aposte em cupons e brindes

Durante a Black Friday, ofereça cupons e brindes exclusivos para fidelizar os clientes.

A ideia de oferecer um crédito percentual para descontar nas compras é muito atrativa para o consumidor, que reconhece as vantagens e a garantia de economizar.

Mesmo que você não trabalhe com uma loja virtual, ainda dá para trabalhar os cupons de desconto nas redes sociais ou no próprio ponto de venda.

O mesmo vale para os brindes. O consumidor se interessa em sair com vantagens nessa Black Friday e comprar com recompensas. Isso ajuda e muito na decisão de compra.

3. Chame atenção para sua loja agropecuária

Como a sua loja é segmentada para um público muito específico, temos uma dica para você chamar a atenção do cliente durante as ações: chame atenção para o seu ponto de vendas. Isso faz com que gere reconhecimento automático no seu cliente, que já está envolvido no clima da Black.

A Black Friday é originalmente marcada pelo preto e o vermelho em referência ao próprio nome do movimento. Então aproveite essa identidade visual no seu PDV!

4. Organize os produtos que estarão em oferta

Os produtos e categorias que farão parte da Black Friday devem estar em um espaço dedicado para as ofertas e muito bem organizados. Além disso, lembre-se que é interessante que os produtos de maior valor fiquem ao fundo da loja e os de menor à frente.

A exposição dos itens deve ser feita de forma otimizada. Para isso, você precisa acertar na quantidade de produtos que vai colocar na prateleira.

Dessa forma, à medida que os produtos forem acabando e não for possível fazer a reposição, oriente sua equipe a reorganizar o espaço das promoções para mantê-lo sempre preparado para o acesso dos clientes até o fim da Black Friday.

5. Tenha combos de produtos em promoção

Para chamar a atenção do cliente, crie combos promocionais e dê destaque à divulgação e exposição deles na loja.

O consumidor entende que a compra combinada garante uma vantagem para ele, desde que o combo seja realmente promocional. Por exemplo: faça kits de produtos de cuidados com o pet, ou por exemplo um pulverizador + inseticida, sempre mesclando produtos que se parecem ou que são para o mesmo público.

Porém, coloque tudo na ponta do lápis para que os descontos não sejam acima das suas possibilidades, acarretando prejuízos para a loja.

Como definir o preço e os produtos para sua loja agropecuária

6. Controle seu estoque

Um dos maiores inimigos do sucesso da sua campanha de Black Friday do agronegócio é a falta de estoque e controle dos processos de entrada e saída dos produtos.

Se um cliente chega à sua agropecuária esperando encontrar um produto x anunciado em promoção, mas não há em estoque, provavelmente, ele irá até outra agropecuária e, além de perder uma venda, você pode perder um potencial cliente.

Se você der grandes descontos, já deve saber que seu estoque vai girar. Então, não esqueça de que você ainda precisa de produtos para depois da Black Friday.

Fique atento à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do estoque. Se preciso, faça isso com antecedência, planejando a média de venda.

7. Invista em divulgações

Por fim, não tem como fugir delas: a divulgação nas redes sociais é indispensável!

conteúdo chega diretamente aos seus seguidores e pode ser facilmente compartilhado. Publique nos Feeds das redes posts anunciando os produtos com desconto e reforce as promoções nos Stories para apresentar os produtos e convidar os seguidores a visitar seu e-commerce ou loja física.

Faça teasers e vídeos criativos para aguçar a curiosidade do público nos Stories, alguns dias antes, com uma contagem regressiva, por exemplo.

Não deixe de responder às dúvidas e comentários enviados pelos seguidores. Lembre-se de que as imagens fazem muita diferença para se destacar nas redes, então invista em bons materiais visuais.

Você também pode utilizar o bom e velho e-mail marketing. Utilize-o para divulgar as promoções de maior destaque em sua campanha. Insira imagens dos produtos e links para as páginas de compra, caso seja uma loja virtual.

E atente-se para o prazo da divulgação, como mencionamos anteriormente. Divulgar com antecedência faz com que os consumidores conheçam as ofertas e já se programem para realizar as compras durante as promoções da Black Friday.

Black Friday no agronegócio: o foco é girar o estoque e fidelizar clientes!

É importante saber que o foco da Black Friday é girar o estoque e estreitar o relacionamento. Os descontos são uma forma de chamar a atenção para aumentar o movimento da loja e as possibilidades de venda, mas não se esqueça de incluir ações que ajudem sua marca a estar mais próxima de seu cliente durante o processo.

Relacione os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele, por exemplo. No futuro, você poderá utilizar as informações de contato desse cliente para conhecer as preferências e necessidades dele e, consequentemente, fidelizá-lo. Lembrando que, de acordo com a LGPD, o armazenamento dos dados deve ser realizado mediante o consentimento do cliente.

Dê motivos para o cliente ser fiel à sua loja. Quando ele realizar suas compras na Black Friday, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as próximas compras, por exemplo.

Lembre-se também, o objetivo não é apenas vender, e sim, vender e melhorar o relacionamento com o cliente.

Pronto para penejar a Black Friday no agronegócio agora? Desejamos que sua agropecuária tenha ótimas vendas e que as dicas ajudem para que isso aconteça. Conte sempre com o Grupo Siagri para realizar a gestão mais eficiente do seu negócio!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.