Como atrair clientes para loja agropecuária em 6 passos

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Atrair clientes para a loja agropecuária e aumentar as suas vendas é um dos seus desafios?

Conquistar o produtor rural é o objetivo de toda empresa que atua no agro, desde as agropecuárias de bairro até as grandes marcas de insumos agrícolas. Para isso, prestar um bom atendimento, oferecer soluções de qualidade e garantir diferenciais é fundamental.

Mas indo além disso, existem técnicas e ações específicas para atrair esses clientes até sua loja e fazer com que eles voltem sempre que precisarem dos seus produtos.

Reunimos neste post todas as dicas mais atualizadas para atrair clientes para sua agropecuária e aumentar as vendas. Confira:

Como melhorar a visibilidade e atrair clientes para a loja agropecuária?

Apesar da importância de ter uma boa visibilidade entre os clientes e o público em geral, é comum que os gestores não tenham muito tempo para se dedicar a ações que ajudem a tornar o seu negócio cada vez mais conhecido.

Isso se torna ainda mais frequente em negócios pequenos, em que poucas pessoas são responsáveis pelos diversos processos da loja.

Pensando nisso, confira nossas dicas:

Primeiramente, defina seu público alvo

Ao definir o perfil do cliente ideal, você conhece as suas atitudes, interesses, hábitos, objetivos e necessidades. Com isso, é possível encontrar a melhor maneira de atraí-lo para sua loja.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) divulgou a 8ª edição da Pesquisa sobre os Hábitos do Produtor Rural, dando um panorama do comportamento atual do homem do campo. Confira alguns dados:

  • No campo, 94% dos produtores têm smartphone, contra 61% na pesquisa anterior, realizada em 2017;
  • 74% dos produtores usam a internet para se atualizar;
  • 76% dos produtores usam a plataforma “WhatsApp” para realizar negócios, o que é uma novidade, já que em 2017 esse número era de 61%;
  • Entre os meios de comunicação tradicionais, os produtores preferem a TV aberta, seguida por rádio, tv especializada, jornal e revista.

Essas informações da ABMRA são extremamente valiosas e oferecem boas diretrizes para montar estratégias para atrair clientes.

Contudo, lembre-se de que esse perfil é geral e que a persona do seu negócio é única, podendo ser diferente, inclusive, do cliente ideal de um concorrente seu.

Construa uma comunicação com seus clientes nas redes sociais

Como vimos, a realidade é de um produtor cada vez mais conectado e ativo na internet. Por isso, não é possível ignorar esse fato: a sua loja agropecuária precisa estar nas redes sociais em que seus clientes estão.

As redes sociais se transformaram em grandes canais de comunicação e aproximação das marcas com o público, o que gera várias estratégias que podem atrair mais clientes aos negócios.

Por isso, tenha um perfil da sua loja e poste conteúdo com frequência. Fotos e vídeos dos produtos, promoções, bastidores, orientações de uso, campanhas.

Não se esqueça de seguir perfis importantes para seu negócio, como os das marcas que você vende, de associações de produtores e pecuaristas da região, etc. Assim você fica por dentro das novidades do setor que podem ser respostadas nos perfis da sua loja.

Crie estratégias promocionais para sua loja agropecuária

A criação de estratégias promocionais também é uma maneira para atrair clientes para sua loja agropecuária.

Elas devem ser realizadas de acordo com as necessidades mapeadas e conversar com o que seu cliente está procurando no momento.

Para isso, aposte em:

  • Promoções e participações em feiras e eventos do setor, seja presencial ou não;
  • Distribuição de brindes da sua marca ao realizar compras;
  • Disposição de produtos com a estratégia de trade marketing;
  • Realização de sorteios com produtos agropecuários que você oferece;
  • Criação de um programa de fidelidade.

Tenha parceria com bons fornecedores

As marcas dos seus principais fornecedores são conhecidas no mercado? Quanto mais conhecidas pelo público, mais fácil será atrair clientes para a sua loja, seja vendendo produtos tradicionais, seja lançando novidades.

Aqui no Blog Siagri, temos um conteúdo completo sobre o assunto, com dicas, ações e muito mais, confira: Gestão de fornecedores em lojas agrícolas.

Boas parcerias são sempre bem-vindas e você pode ser a ponte entre consumidor e fornecedor.

Melhore a experiência de compra

Investir na experiência de compra é uma medida muito eficiente na hora de atrair o público para os seus diferenciais. Essa estratégia é muito recomendada para quem deseja fidelizar clientes, mas ela consegue bem mais do que isso. Uma boa experiência de compra pode:

  • Agradar os atuais compradores;
  • Contribuir com a identidade da loja;
  • Estimular a memória do cliente para quando precisar de um produto;
  • Criar uma conexão emocional entre marca e consumidor;
  • Gerar recomendações (a resposta para como atrair clientes novos).

Faça investimentos em pós-venda

Tão importante quanto atrair novos clientes para a loja agrícola é fidelizar aqueles que você já tem. Há muitas maneiras de fazer isso, mas nesse segmento é essencial dar atenção ao pós-venda na sua agropecuária.

Esse atendimento envolve todas as ações que oferecem soluções após você ter vendido um produto na sua loja. Elas podem ser um auxílio para aplicar um produto, trocas de mercadorias com defeitos ou com baixa satisfação do cliente, entre outros.

De nada adianta ser 100% prestativo com o produtor e ter um atendimento rápido, se no final você não saber se o cliente está realmente satisfeito.

Se você já conseguiu atraí-lo para sua loja, o momento é de fidelizar seus clientes para que volte a comprar de você sempre que necessário.

E então, pronto para colocar essas dicas em prática e atrair clientes para a loja agropecuária? Como você viu, conquistar visibilidade depende de algumas ações, mas o primeiro passo já está dado! Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais dicas como essas.

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.