7 dicas para montar sua loja agropecuária em 2022

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Em 2021, o número de empreendedores representa aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior e de 26,5% em comparação com 2020. E em um cenário otimista, abrir uma loja agropecuária é o desejo de inúmeros empreendedores que também acompanham o crescimento do agro no brasil.

Todo ano, o Brasil bate recordes quando o assunto é o aumento de safras de grãos e de exportação de itens agropecuários. O Brasil deverá colher 290 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/2022, um aumento de 14,7% em comparação com a anterior.

Já a loja de produtos agropecuários está inserida em um mercado de constante evolução. Dados de um estudo sobre tendências de mercado mostra que houve aumento de receita de 5,8% no mercado de agroquímicos no ano passado. Em volume, a quantidade de defensivos aplicados no Brasil cresceu 6,6% na comparação de 2019 com o ano anterior, somando 975,1 mil toneladas.

O cenário positivo impulsiona a abertura de novas empresas. O comércio é uma das grandes apostas, atendendo desde pequenas propriedades rurais até aquelas que exportam suas safras.

Porém, mesmo com os bons resultados do segmento, é importante ter cuidado ao investir nesse tipo de negócio. Separamos um passo a passo abrir uma loja agropecuária de sucesso. Confira!

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7 passos para montar sua loja agropecuária

Todas as decisões, estratégias, gerenciamento de vendas e até mesmo ações futuras, estão diretamente ligadas ao planejamento da sua loja agropecuária. E esse é o primeiro passo para começar o seu negócio:

1.Monte seu plano de negócios

O planejamento de negócios é a etapa mais importante nesse momento, afinal, é com ela que você terá a estratégia pronta para as demais etapas que citarei abaixo.

O plano de negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do seu empreendimento sob diversos pontos de vista – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo.

Esse documento deve ser realizado a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais que irão te auxiliar no momento da criação do empreendimento.

2.Tenha um planejamento financeiro certeiro

Ainda no planejamento, contar com um financeiro que permita projetar despesas e receitas, para conseguir visualizar a situação econômica do seu negócio é o 2º item mais importante.

Para manter sua organização saudável financeiramente, gerenciar o orçamento e analisar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas, garantindo assim a competitividade de sua empresa no mercado, considere essas dicas para montar seu planejamento financeiro:

  • Realize um levantamento da situação atual do seu negócio: por ser um empreendimento novo, a análise pode ser do cenário em que seu mercado está inserido;
  • Defina metas globais: é importante começar definindo as metas globais da empresa, como qual o faturamento que pretendem atingir, quais os limites de custos e despesas, o quanto a empresa está disposta a realizar novos investimentos operacionais e, principalmente, qual o lucro esperado;
  • Crie um plano de ação: com base nas metas globais, é preciso então criar um plano de ação para atingir os objetivos determinados;
  • Elabore um orçamento anual: baseado nas metas e no plano de ação definidos nas etapas anteriores, você pode elaborar um orçamento de gastos e ganhos para o ano todo.

Qualquer planejamento possui o objetivo de antecipar a acontecimentos e ter uma visão melhor do futuro; e é exatamente para isso que orçamento empresarial é necessário para seu negócio.

3.Defina a estrutura da sua loja agropecuária

A estrutura de uma loja agropecuária também dependerá das suas características. Ela precisa ser organizada, com a possibilidade de expor os produtos por categorias em prateleiras.

Assim, todo o processo de compras do seu cliente será facilitado, com os produtos organizados da maneira correta.

Na loja agropecuária, a estrutura pode ser dividida em três: área comercial; balcão de atendimento e caixa; escritório.

A área comercial deve ser muito bem planejada, afinal, a exposição dos produtos favorece as vendas, e se feito de forma correta aumenta consideravelmente a possibilidade da aquisição de outros produtos.

Na loja, o balcão de atendimento e o caixa, podem estar juntos em uma mesma estrutura. O balcão deverá ser projetado de forma que facilite a visualização dos produtos, no mesmo momento em que o cliente está efetivando o pagamento.

Já na área do escritório, pense que será neste local que suas atividades pessoais e seguras serão realizadas.

4.Escolha bem seus produtos

Ao pensar em montar uma loja agropecuária é preciso definir seu mix de produtos de acordo com as necessidades do público que deseja atingir. Por isso, no começo, é importante pensar em demandas urgentes de produtos para seus possíveis clientes. Assim, eles conhecem o novo estabelecimento e você começa um vínculo de confiança.

Ao receber um consumidor, pergunte sempre que tipo de produto ele está buscando. Isso já é uma ótima pista para avaliar aquilo que seus potenciais clientes estão querendo comprar.

O sucesso das vendas está diretamente ligado à demanda do consumidor, ao preço acessível e também ao visual da loja. Por isso, outro ponto fundamental a ser avaliado é se o mix de produto escolhido está de acordo com a imagem que você passa ao seu consumidor.

A estratégia ideal é escolher bem o mix de produtos e controlar a sua variedade de acordo com aquilo que sai mais. Compre sempre aquilo que vende mais para reduzir a margem de erro, mas não deixe de priorizar a qualidade.

5.Tenha um lugar adequado para armazenar seus produtos

Com o mix de produtos escolhido, é preciso de um lugar adequado para armazenar os produtos, que servirá como um depósito. É importante que ele seja coberto, seguro e arejado.

Escolhido e preparado um local específico para isso, é preciso listar tudo o que será armazenado, relacionando os valores de cada item, a quantidade e as datas de validade.

E assim, é preciso realizar a gestão de estoques da sua loja. Se vários produtos acabam vencendo no depósito pela falta de controle, isso gera prejuízo. Por outro lado, se o cliente procura por um defensivo, por exemplo, e não o encontra, acaba perdendo a confiança.

Realizar essa gestão demanda organização, controle e análise. E por isso, já preparamos um artigo completo sobre o assunto, clique aqui para acessar.

6.Invista em colaboradores capacitados

Assim como em todos os negócios, ter uma equipe preparada pode fazer diferença no momento de fidelizar os clientes da sua loja. E essa fidelização é resultado de uma equipe treinada e qualificada para o trabalho.

A equipe de uma pequena loja pode ser composta pelo proprietário e mais um atendente, desde que reúnam as características necessárias ao bom funcionamento do negócio.

Mas lembre-se: a capacitação dos profissionais de uma loja agropecuária é essencial para manter ou adquirir as competências necessárias para um excelente atendimento aos clientes.

Você sabia que a Plantar Educação, uma das startups do Grupo Siagri, possui uma plataforma de educação corporativa voltado para o Agro? Cursos sobre fidelização de clientes, práticas de negociação, atendimento aos clientes, vendas assertivas e muito mais são disponibilizados na plataforma.

Assim, seu time será capacitado com qualidade!

7.Conheça as normas e obrigações legais

Ao montar uma loja agropecuária, também é preciso se atentar às normas técnicas do setor, em relação à armazenagem, comercialização, emissão da receita agronômica, manuseio e descarte dos produtos.

O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empreendedor neste processo.

Recomendamos que você pesquise as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as leis que concedem as Micro e Pequenas empresas.

Conclusão

Agora que você já conheceu um passo a passo para montar sua loja agropecuária, é o momento de pensar em processos que abrangem todos seus esforços, como: a montagem do processo de vendas, boas práticas para o atendimento ao cliente e fidelização.

Nossa última dica é: conte sempre com especialistas, profissionais e empresas especializadas. Montar uma loja agropecuária é um processo que requer planejamento e organização. Boa sorte!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.