Como montar o mix de produtos na sua Loja Agropecuária?

Compartilhe

Em todo o comércio varejista é importante se ter em mente o conceito de mix de produtos, e em Lojas Agropecuárias isso não seria diferente. Ter um bom nível de abrangência de produtos em seu negócio é uma grande vantagem nesse mercado. Mas, como alcançar o mix ideal?

O primeiro passo é investir na variedade de produtos em sua Loja Agropecuária, porém para definir esta lista é preciso levar em consideração seus consumidores e a identidade de marca do seu negócio. Esses conceitos precisam estar alinhados, saiba mais sobre como fazer isso no decorrer deste artigo.

Definindo seu mix de produtos

Seu mix de produtos será montado de acordo com o público-alvo da sua loja, então conheça bem seus consumidores. Quais são as necessidades deles? Quais demandas urgentes eles podem ter? Como você pode estabelecer laços de confiança com seus clientes?

Avaliando seu histórico de vendas é possível perceber os produtos que vendem mais e sua sazonalidade. Identifique os padrões de seu público, mas mais do que isso não esquece de perguntar se falta algo na sua loja para atender a demanda dele. Faça esse processo periodicamente.

Outro ponto para se atentar ao montar um mix de produtos são seus concorrentes. Se mantenha ligado no que seus pares estão fazendo, tanto para o certo quanto para o errado e utilize essa observação crítica como aprendizagem.

Conhecendo sua persona

Persona é um conceito utilizado no Marketing, que se trata da criação de personagens fictícios para representar os diferentes tipos de pessoas dentro de uma população. Em suma, elas representam o cliente ideal de um negócio.

Ao definir uma persona para a sua Agropecuária, você conseguirá elaborar estratégias mais personalizadas para seu público-alvo. Essa personificação ajuda a compreender motivações e frustrações, por exemplo, antes de inserir um novo item na loja você pode se fazer perguntas do tipo:

Minha persona precisa desse novo produto?

O preço desse produto é acessível para minha persona?

Meus concorrentes possuem alternativas melhores a esse produto?

Assim, suas decisões podem ser mais certeiras e seu mix de produtos será mais abrangente e ideal para seu público.

Mix de Loja Agropecuária

A Loja Agropecuária é um comércio muito abrangente, que pode ter um mix de produtor bem grande e diverso. Esses negócios podem atender desde pequenos produtores agrícolas, veterinários e zootecnistas até pessoas que possuem pets. As categorias mais comuns de itens são:

Produtos agrícolas

Tudo que envolve a rotina do campo e o manejo de plantações agrícolas, como herbicidas, pequenos implementos agrícolas, inseticidas, sementes, pulverizadores, entre outros.

Produtos pecuários

Um nicho voltado para a saúde e bem-estar animal, com medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, vermífugos e mais.

Acessórios

Na parte de acessórios é comum encontrar um mix com itens voltados para fazendas e para hospitais veterinários, com telas, cordas, seringas para vacinação de animais e até acessórios para animais domésticos, como coleiras para cães e gatos.

Conclusão

O mix de produtos é essencial em comércios varejistas como as Lojas Agropecuárias, leve sempre em consideração se seus itens fazem sentido. Procure fazer com que eles se completem, ou seja, ofereça produtos que “casem” um com os outros, já que isso estimula a compra.

Também preste atenção se seu mix faz sentido com sua marca, não saia muito do seu universo isso pode fazer com que seu negócio perca a identidade. Avalie sempre a coerência dos produtos escolhidos para serem comercializados no seu estabelecimento.

Leia também: 7 dicas para montar sua loja agropecuária em 2022

 

Publicado por:
Arquiteto de Soluções na Aliare. Graduado em Sistemas de Informação, MBA em Empreendedorismo e Inovação. 8 anos de atuação apoiando organizações a evoluírem seus processos através de softwares de gestão.