E-book: Como fazer a contabilidade rural da sua fazenda de grãos?

Compartilhe

Gestores de fazenda sabem que a margem de lucro nessas propriedades variam de acordo com fatores incontroláveis, como o clima. Por isso, uma contabilidade rural bem-feita pode fazer a diferença em momentos de decisão financeira.

Em definição, a contabilidade rural é usada para gerenciar o patrimônio de empresas rurais e auxiliar na gestão desses negócios. Muito similar a contabilidade de negócios urbanos, ela tem como base a análise de dados econômicos e financeiros das fazendas.

O aspecto financeiro e fiscal merece tanta atenção quanto as técnicas aplicadas no campo e inovações. Por isso, preparamos este conteúdo completo sobre o que o produtor necessita saber sobre a contabilidade de seu negócio rural.

Quais são os conceitos essenciais na contabilidade rural?

Empresas rurais: são organizações, privadas ou públicas, algumas atendem como um CNPJ (Pessoa Jurídica) mas a grande maioria é composta por um CPF (Pessoa Física). As empresas rurais atuam no ramo agrícola.

Atividade agrícola: uso do solo para plantio de lavouras e produção de cultivares (soja, milho, café, feijão e etc).

Atividades agroindustriais: processo fabril de transformação dos produtos do campo.

Porém, além das fazendas de grãos, a contabilidade rural também atende a agropecuária, venda de rebanhos, cultivo florestal, zootecnia, extração vegetal e animal, entre outros.

Importância de se investir em contabilidade rural

Em fazendas de grãos, a contabilidade atuará no registro e análise de dados financeiros e do patrimônio das propriedades.

O contador rural tem como objetos ativos as máquinas agrícolas, sementes, fertilizantes, imóveis, terrenos e o caixa da fazenda. Já como passivos estão o pagamento aos fornecedores, financiamentos e empréstimos e a folha de funcionários.

Com a contabilidade em dia, o produtor rural tem acesso à realidade econômica da sua fazenda, esses dados permitem a otimização dos pontos positivos e resolução de gargalos.

Vantagens do cumprimento das obrigações fiscais

Todos os negócios, incluindo fazendas, precisam estar em dia com o cumprimento de suas obrigações fiscais.

Assim, o produtor evita que solicitação de empréstimos e financiamentos (como o Crédito Rural) sejam negadas por conta de impostos esquecidos.

No Blog Siagri, temos um material completo sobre o Crédito Rural, acesse e saiba mais sobre esse assunto tão importante para a contabilidade rural. 

Quais os principais impostos cobrados?

Funrural – Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. Atua como um fundo voltado para contribuição social e tem recolhimento. Graças a ele o empregador rural pode se aposentar.

ITR – Imposto Territorial Rural: possuímos um conteúdo inteiro voltado para essa obrigação fiscal, acesse “DITR 2021: aprenda a declarar o Imposto Territorial Rural“.

Conclusão

Estar em dia com a contabilidade rural da sua fazenda é importante tanto para o controle financeiro do seu patrimônio, como para poder solicitar investimentos e empréstimos para o seu negócio.

Uma maneira de gerir a contabilidade rural é através do seu ERP de gestão. O Siagri Agrimanager possui um módulo fiscal/contábil que facilita o dia a dia das finanças da fazenda, solicite agora uma demonstração com um de nossos consultores.

Gostou desse conteúdo? Baixe ele em formato de E-book exclusivo, clique no banner abaixo:

 

Publicado por:
Arquiteto de soluções na Siagri com mais de 9 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Ciências Contábeis e Sistemas ERPs.