Como fazer o controle de contas a pagar e receber na Revenda Agrícola?

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Para que uma revenda de insumos agrícolas possa ter uma gestão financeira adequada, é necessário fazer o controle de contas a pagar e receber.

Lidar diretamente com a entrada e saída de receitas faz com que sua Revenda não tenha a necessidade de recorrer a outras instituições financeiras para quitar suas dívidas, mantendo a organização de maneira adequada.

E sabendo disso, preparamos um conteúdo exclusivo e atualizado sobre como fazer o controle de contas a pagar e receber na sua revenda.

Então, como fazer o controle de contas a pagar e receber na Revenda?

Mesmo sendo um requisito básico, o controle de contas a pagar e receber eventualmente ocorre de forma imprecisa, até mesmo em grandes empresas.

Na revenda, o controle de contas a pagar diz respeito ao controle de estoque no dia a dia da operação, principalmente no momento de pagar o fornecedor, ajudando a realizar um “cruzamento” de maneira simples e assertiva.

Já o controle de contas a receber, possibilita condições mais favoráveis para prever a entrada dos recebíveis e tomar atitudes necessárias caso isso não aconteça.

Indo para além do controle e da organização, existem algumas ações que ajudam a planejar melhor as contas a pagar e receber da sua Revenda. São elas:

Controle seu fluxo de caixa

Na Revenda, é preciso considerar os meses de recebimento dos clientes e os meses de pagamento para os fornecedores.

Como o ciclo operacional tem menor volume de atividades com o encerramento do ano safra, em meados de maio, é quando a maioria dos clientes quitará suas dívidas.

Por consequência, é o período em que se apresentam o maior número de pagamentos aos fornecedores.

Por isso, é aconselhável que as análises sejam feitas quando a empresa possuir todos os dados das movimentações financeiras. E isso somente será possível com um controle eficiente do fluxo de caixa.

Levando em conta os meses de recebimento e pagamentos, assim como as dívidas pendentes e os custos com a operação, a utilização de análises trimestrais é uma solução para que seja possível realizar esse controle.

Tenha uma política de crédito eficiente

Na distribuição de insumos tão importante quanto saber atribuir o limite de crédito, é ter critérios para a concessão, procedimentos e diretrizes de cobrança, bem como suspensão de créditos de clientes inadimplentes e medidas para possíveis perdas.

Nesse mercado, cada companhia adota o seu modelo de negócios e ter essa política de crédito bem definida é indispensável. Para isso, separamos algumas dicas:

Organize seus recebimentos

Considere as datas das parcelas, os juros e multas para eventuais atrasos. Aqui, entra a importância de manter um bom relacionamento com os clientes para que seja possível negociar o recebimento;

Estabeleça prazos e responsáveis

Tenha definido as datas de recebimento, a data limite e qual colaborador ou área será responsável por contactar o cliente que está com títulos em atraso;

Unifique entradas e saídas

Defina os prazos de recebimento de suas vendas compatíveis com seus prazos de pagamentos, assim, não haverá divergências no seu fluxo de caixa;

Realize a gestão do limite por ciclo

Considere controlar esse limite segmentado por safra, de maneira que essa gestão de disponibilidade de compra ultrapasse a barreira temporal e cruze os limites disponíveis.

Mantenha seu estoque organizado

Mercadorias paradas há muito tempo podem causar perdas, impactando o controle de contas a pagar e receber na sua Revenda.

Um bom controle de estoque preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar problemas de obsolescência e perda da validade quanto para diminuir as falhas no controle de contas a pagar e receber.

Sem o registro da data e do valor exato da compra, você não saberá exatamente a margem de lucro obtida com a venda de cada item, tampouco seu ciclo operacional.

Na Revenda, também é preciso considerar o ciclo produtivo e a sazonalidade das vendas.

Por isso, informações básicas como a identificação do período de entressafra, são essenciais para analisar a demanda de cada produto.

Estimule o pagamento antecipado

No controle de contas a pagar e receber é preciso considerar situações atípicas e antecipar cenários.

Por exemplo, quando falamos em fluxo de caixa, é necessário buscar recursos que antecipem uma possível ruptura e programe o seu financeiro para este momento. Um deles é, justamente, o pagamento antecipado.

Para isso, você pode oferecer vantagens àqueles clientes que estão dispostos a pagar antecipadamente.

Ou seja, além de minimizar a inadimplência, o estímulo ao pagamento antecipado por meio de vantagens para os consumidores é uma das maneiras de fidelizar seu cliente.

Antecipação de recebíveis

Como na Revenda a operação Barter é muito comum e não necessita de pagamento antecipado, uma opção é realizar a antecipação de recebíveis a partir da “venda” das CPRs (Cédulas de Produto Rural) para os fundos de investimentos.

Essa antecipação pode acontecer por meio de descontos de títulos ou captação de recursos através do CRA (Certificado de Recebíveis Agronegócio).

Assim, o distribuidor recebe no início da safra, dando a ele a possibilidade de descontos na indústria e oferecer um crédito maior ao produtor rural na operação de Barter.

Realize o fechamento financeiro de maneira simples e organizada

O fechamento financeiro na Revenda é um processo em que são apuradas todas as movimentações que ocorreram durante a safra.

Neste período, acontece o fechamento financeiro, consolidando informações de receitas e despesas do ciclo que representam os resultados do negócio.

Sendo assim, é nesse momento que a Revenda precisa ter o controle das contas a pagar para a indústria e os pagamentos a receber do produtor.

Como citamos acima, a antecipação de recebíveis é uma das maneiras mais eficientes para realizar esse fechamento, mas você também pode conferir outras dicas no conteúdo do Blog Siagri para realizar o fechamento financeiro na sua Revenda.

Conte com a ajuda da tecnologia especializada

É preciso sempre lembrar que uma boa gestão das contas a receber deverá ser aliada a práticas adequadas de crédito, cobrança, fechamentos e a compreensão dos ciclos da sua Revenda.

Por isso, transformar contas a receber em dinheiro no caixa é uma das principais formas de manter a saúde financeira da sua empresa.

E para facilitar este processo, procure utilizar uma ferramenta que tenha integrado o controle de recebimentos com a emissão de cobranças e o fluxo de caixa, especializada para sua Revenda.

O ERP Agribusiness, sistema de gestão especializado para a Revenda de Insumos Agrícolas do Grupo Siagri, conta com diversas funcionalidades que permitem essa gestão de ponta a ponta.

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Publicado por:
Especialista com mais de 10 anos de experiência no agronegócio, com conhecimento em Liderança, Gestão Empresarial e Processos Gerenciais.