O mercado do agronegócio está em transformação e um dos papéis mais importantes na cadeia é o do distribuidor de insumos.
Com as aquisições e fusões de empresas e a entrada das multinacionais no mercado brasileiro, vem se criando um novo ambiente de negócios que influenciam diretamente a distribuição de insumos.
Nesse sentido, como esse profissional deve se preparar para os novos desafios do setor?
Reunimos os principais dados sobre o assunto e as informações que você não pode perder neste conteúdo.
Boa leitura!
O que é um distribuidor de insumos?
Um distribuidor de insumos é um profissional que faz a ponte entre uma indústria ou um fabricante e o repassa, através da venda, para os produtores rurais.
Esse profissional é muito importante para a cadeia do agronegócio, pois facilita o acesso a insumos agrícolas tanto para fazendas, quanto para lojas agropecuárias e varejistas de pequeno porte.
Nesse sentido, os distribuidores também desempenham um papel fundamental à logística, já que nem sempre os produtos de indústrias são disponibilizados em regiões específicas do país.
Alguns tipos de insumos agrícolas que o distribuidor de insumos pode oferecer são:
- Fertilizantes;
- Adubos;
- Máquinas, metodologias, equipamentos e implementos agrícolas;
- Defensivos agrícolas.
Qual a importância do distribuidor de insumos na produção agrícola?
O distribuidor de insumos mantem o agronegócio funcionando de forma constante, já que é um dos principais responsáveis por fornecer produtos para a produção agrícola.
Por manter uma ligação importante entre fornecedores e indústrias, possui o maior ponto de contato entre produtores que necessitam de insumos para suas lavouras.
Assim, também são importantes para questões logísticas, fazendo com que insumos agrícolas cheguem em regiões onde agroindústrias não possuam área de atuação.
Com isso, o distribuidor de insumos é um forte aliado para o aumento da produtividade no campo, assim como o crescimento na produção e lucratividade do agronegócio.
Em resumo, o papel do profissional é ofertar a maior carteira de produtos com qualidade e preços atrativos, para melhorar a distribuição em regiões do país, facilitando a logística da entrega, atendendo assim, a necessidade dos produtores.
Principais ferramentas para o distribuidor de insumos
Preparando-se para atender às necessidades de mercado e produção esperadas, segundo a Conab, a estimativa para a safra 2022/23 indica uma produção de 312,2 milhões de toneladas, 15% ou 40,8 milhões de toneladas superior à obtida em 2021/22.
Tanto otimismo depende de planejamento, gerenciamento de custos, além, é claro, do investimento em tecnologia.
Ferramentas cada vez mais eficientes, sustentáveis e dinâmicas estão sendo criados a partir de modernizações tecnológicas, transformando a realidade do distribuidor de insumos. Dentre elas, as principais são:
Aplicativos e softwares de gestão
Hoje, já não é possível atuar de forma individualizada sem que haja uma coordenação da coleta de informações em um sistema de gestão especializado. Além da possibilidade de integrar todas as operações dos negócios.
É muito importante que empresas agrícolas, inclusive distribuidores de insumos, contem com a ajuda dessas tecnologias, para estar à frente da concorrência e poderem conquistar mais clientes em potencial.
Inteligência artificial aplicada
Assim como em qualquer outro tipo de tecnologia, os algoritmos programados em máquinas agrícolas também são criados para solucionar problemas, gerando uma série de dados e realizando operações em tempo real.
Essa tecnologia, dentro da inovação no agronegócio, atua na área de diagnósticos e previsibilidade, tratando dados, projetando cenários e antecipando situações indesejáveis.
Para o distribuidor de insumos, essa solução pode ajudar ao fazer recomendações em tempo real para evitar desperdícios, promover economia e otimizar a produtividade.
Marketplace e e-commerce
Mais de 33% dos agricultores já estão dispostos a fazer compras online nas próximas duas safras. Assim, estratégias para atrair mais vendas digitais fazem parte de um movimento natural para o distribuidor de insumos.
Se os pedidos, agora, podem ser feitos através da ponta dos dedos, o relacionamento entre o produtor e o representante de vendas também está a um clique de distância.
Pelo smartphone, o agricultor não tem mais a necessidade de se deslocar até a revenda de insumos para tirar dúvidas e, tampouco, realizar suas compras.
Importância da ascensão de startups para o distribuidor de insumos
Para ser considerada startup, a empresa deve declarar em seu ato constitutivo o uso de modelos inovadores. No agronegócio, as startups são chamadas de “agtechs”, sendo 1500 atualmente no Brasil.
O Radar Agtech Brasil 2021/2022 mostra que o país tem 1.703 startups atuando no setor do agronegócio. Em comparação com a pesquisa realizada em 2020/2021, as agtechs ativas aumentaram 7,5%.
O levantamento também aponta que o estado de São Paulo continua liderando com 47% das agtechs:
A ascensão de startups movimenta o setor do agronegócio, assim como facilita a rotina do distribuidor de insumos, trazendo mais otimização para os processos de venda e gestão.
Desse modo, elas auxiliam nas etapas antes da fazenda, dentro da fazenda e depois da fazenda, contribuindo com o distribuidor em questões como:
- Crédito, permuta, seguro e análise fiduciária;
- Marketplaces;
- Desenvolvimento de novos produtos para nutrição animal e vegetal;
- Controle de pragas;
- Plataformas de integração de dados;
- Sistemas de gestão;
- Entre outros.
Conexa Hub
O Conexa, primeiro hub de inovação voltado ao agronegócio do Centro-Oeste, foi lançado pelo Grupo Siagri, agora Aliare, em 2019 e hoje já conta com 6 startups incubadas.
São elas:
- AgriQ – Receituário Agronômico: startup com foco em receituário agrícola, capaz de conectar informações do mercado produtor ao consumidor, com velocidade e segurança;
- Assinei: ajuda as organizações a automatizarem o processo de gestão de contratos e documentos desde a etapa de negociação, passando pela elaboração, assinaturas e armazenamento;
- MyFarm: é um software prático para gerenciamento de propriedades rurais, que ajuda o produtor a melhorar a qualidade das suas decisões e a rentabilidade do seu negócio;
- NOU: conta com uma plataforma que oferece armazenamento e auditoria eletrônica de documentos fiscais, promovendo a eficiência, qualidade e consistência no compliance fiscal;
- Plantar Educação: é uma edtech que oferece educação corporativa eficiente para o agronegócio, com uma base completa de cursos e treinamentos, promovendo economia e praticidade na capacitação do colaborador;
- Implanta: é uma startup focada em inteligência de dados. As soluções são projetadas para atuação global e atendem multinacionais que buscam a excelência em softwares e serviços voltados para a coleta, tratamento e uso de dados para as melhores decisões.
Soluções integradas para o distribuidor de insumos
Se o investimento em tecnologia deve ser uma opção a se considerar o quanto antes, é fundamental que o distribuidor de insumos acompanhe os avanços, para melhorar a organização, o controle e consequentemente, a lucratividade.
Dessa forma, há uma necessidade de integrar todos os departamentos em um lugar só, com informações seguras e confiáveis.
Mas como é possível fazer isso?
Investindo em soluções integradas, com funcionalidades específicas para o distribuidor de Insumos. Algumas delas são:
- Funções administrativas: destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio;
- Fiscal e contábil: para o armazenamento e gestão de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros;
- Financeiro: para o total controle dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa;
- Compras e estoque: auxilia na aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio, de acordo com a prioridade e capacidade do estoque;
- Vendas e faturamento: organiza todo o processo comercial, aumentando a produtividade da equipe e evitando falhas no faturamento com a padronização na emissão de pedidos de venda e apuração de comissões;
- Automação de vendas: contribui para operação de vendas no campo, com emissão de pedidos de venda direto do cliente, com registro de atividades e consultas de preço, estoque disponível e outras informações em tempo real;
- Barter: ajuda na gestão de todo o processo de originação de grãos, com controle de cada etapa, simulações, monitoramento de lavoura e outras etapas, garantindo a segurança para o distribuidor que opera nesta modalidade
Conheça as soluções integradas da Aliare
Atualmente, a Aliare fornece tecnologia para mais de 40% dos distribuidores de insumos agrícolas.
Além disso, possui diversas soluções voltadas para o agronegócio brasileiro. Uma delas é o ERP AgriBusiness, software voltado exclusivamente para o setor de distribuição de insumos agrícolas, completo e especializado para o segmento.
Assim, o controle dos processos de um negócio agrícola é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua revenda – administrativa, vendas, barter, financeiro, estoque, armazenagem de grãos, entre outros.
Esse ERP conta com soluções integradas que auxiliam em atividades específicas do distribuidor. Conheça quais são elas:
- Assinei: solução web para gerenciamento de contratos, assinatura eletrônica e digital;
- AgriQ: receituário agronômico em modelo que atende à legislação, com assinatura digital e aplicativo on-line;
- App Autorize: aplicativo que promove mais facilidade para o gestor que viaja muito e nem sempre fica no escritório para realizar a liberação de operações e senhas;
- App Sales: aplicativo para automação de força de vendas em campo com monitoramento em tempo real;
- NOU: plataforma para consulta e armazenamento de notas fiscais e documentos auxiliares;
- Vistra BI: plataforma de inteligência e análise de dados, com painéis acessíveis via web ou aplicativo, facilitando a visibilidade de oportunidades e tomadas de decisões;
- Clover: plataforma de CRM completa para distribuidores de insumos, com recursos de mapeamento do mercado, segmentação de clientes, consultas, registro de atividades, entre outros recursos.
Bônus: dados importantes para o distribuidor de insumos
No contexto atual, alguns reflexos e impactos de toda essa transformação nos negócios poderão ser aproveitados pelo distribuidor de insumos.
O produtor, que já vinha mudando em termos de perfil, profissionalização, acesso à informação e capacitação (técnica e de negócios) está aproveitando também para rever seus negócios.
Isso traz apontamentos importantes para as empresas envolvidas na distribuição de insumos, principalmente no que diz respeito a maneira de ofertar produtos, definir novos modelos de atendimento, ajustar sua gestão e investir em tecnologia.
Portanto, confira alguns dados importantes para essa mudança:
- Os distribuidores possuem planejamento estratégico com objetivos bem definidos, onde 58,8% pretendem abrir novas filiais nos próximos 3 anos;
- 59,5% dos distribuidores utilizam alguma ferramenta digital para ajudar nos processos do dia a dia;
- Mais de 70% dos distribuidores já possuem uma ferramenta para realizar a gestão de estoque, acompanhar os indicadores, ter controle sob as entregas e controlar seu fluxo de caixa;
- 52,1% dos distribuidores priorizam crescer em rentabilidade no ano;
- O faturamento total do mercado de insumos é de 77,5 bilhões.
Distribuidor de insumos, vamos juntos continuar fazendo o campo acontecer!
*Dados apresentados no Congresso Andav 2022