Os negócios agrícolas estão em constante transformação, e a tecnologia vem sendo uma grande aliada do crescimento de diversas empresas. Como destaque estão as soluções ERP e CRM, ambas voltadas para a otimização da gestão e que integradas podem gerar ainda mais resultados positivos.
Esses dois tipos de softwares ajudam os gestores na análise de dados, geração de relatórios, gerenciamento de documentos e automatização de processos – deixando as planilhas para trás e colocando todas as informações em um só lugar.
Como o ERP funciona?
A sigla ERP vem do inglês Entreprise Resourcing Planning, que significa o Planejamento de Recursos Empresariais. O sistema ERP une os dados de todas as áreas de um negócio em um só lugar, com isso, a gestão passa a poder monitorar a empresa de maneira mais ágil e segura.
A integração feita por este software vai desde a área financeira, contábil, administrativa, controle de estoque, armazenamento e outras. Além da parte gerencial do negócio como um todo, os ERPs oferecem a parte de gerenciamento de Recursos Humanos dentro de suas interfaces.
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Como o CRM funciona?
O Customer Relationship Management conhecido como CRM é um software que realiza a gestão de relacionamento com o cliente. Dentro dele são armazenados os dados de contato da carteira de clientes do seu negócio agrícola.
Além disso, todos os contatos com o cliente também ficam armazenados no CRM, isso é importante na hora de entender a jornada de compra de cada um deles. Neste software, você também terá acesso a dados sobre prospects e leads.
Assim, a empresa conhece melhor seu cliente e consegue planejar ações que gerarão mais conversão de vendas. As oportunidades de negócio são reconhecidas com mais facilidade com a análise de dados oferecida pelo CRM, otimizando a rotina de trabalho dos colaboradores.
Vantagens da integração ERP e CRM
Ao invés de escolher entre um ou outro, optar pela integração ERP e CRM pode trazer mais resultados para o seu negócio. O ERP é um sistema que atua mais do lado de gestão empresarial, enquanto o CRM é utilizado para otimizar o atendimento ao cliente. Os dois juntos fazem com o fluxo operacional da empresa seja mais ágil.
Ao unir o setor financeiro (ERP) com o setor comercial (CRM),as negociações de vendas serão realizadas com mais segurança e agilidade. Além disso, assim que uma venda é registrada no CRM este pedido já vai direto para o setor de estoque e a separação de itens é feita em um fluxo objetivo. Outras vantagens da integração ERP e CRM são:
Implementação de rotinas administrativas padronizadas;
Indicadores de vendas mais amplos para a gestão;
Estratégias traçadas a partir da análise de dados;
Time de vendas atualizado em relação à precificação;
Processos internos mais aderentes para os vendedores.
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