ERP e CRM integrados potencializam a gestão do seu negócio agrícola

Os negócios agrícolas estão em constante transformação, e a tecnologia vem sendo uma grande aliada do crescimento de diversas empresas. Como destaque estão as soluções ERP e CRM, ambas voltadas para a otimização da gestão e que integradas podem gerar ainda mais resultados positivos.

Esses dois tipos de softwares ajudam os gestores na análise de dados, geração de relatórios, gerenciamento de documentos e automatização de processos – deixando as planilhas para trás e colocando todas as informações em um só lugar.

Como o ERP funciona?

A sigla ERP vem do inglês Entreprise Resourcing Planning, que significa o Planejamento de Recursos Empresariais. O sistema ERP une os dados de todas as áreas de um negócio em um só lugar, com isso, a gestão passa a poder monitorar a empresa de maneira mais ágil e segura.

A integração feita por este software vai desde a área financeira, contábil, administrativa, controle de estoque, armazenamento e outras. Além da parte gerencial do negócio como um todo, os ERPs oferecem a parte de gerenciamento de Recursos Humanos dentro de suas interfaces.

Leia mais:

“O que avaliar quando contratar um ERP para sua revenda agrícola?”

“Por que contratar um ERP para loja agropecuária em 2022?”

Como o CRM funciona?

O Customer Relationship Management conhecido como CRM é um software que realiza a gestão de relacionamento com o cliente. Dentro dele são armazenados os dados de contato da carteira de clientes do seu negócio agrícola.

Além disso, todos os contatos com o cliente também ficam armazenados no CRM, isso é importante na hora de entender a jornada de compra de cada um deles. Neste software, você também terá acesso a dados sobre prospects e leads.

Assim, a empresa conhece melhor seu cliente e consegue planejar ações que gerarão mais conversão de vendas. As oportunidades de negócio são reconhecidas com mais facilidade com a análise de dados oferecida pelo CRM, otimizando a rotina de trabalho dos colaboradores.

Vantagens da integração ERP e CRM

Ao invés de escolher entre um ou outro, optar pela integração ERP e CRM pode trazer mais resultados para o seu negócio. O ERP é um sistema que atua mais do lado de gestão empresarial, enquanto o CRM é utilizado para otimizar o atendimento ao cliente. Os dois juntos fazem com o fluxo operacional da empresa seja mais ágil.

Ao unir o setor financeiro (ERP) com o setor comercial (CRM),as negociações de vendas serão realizadas com mais segurança e agilidade. Além disso, assim que uma venda é registrada no CRM este pedido já vai direto para o setor de estoque e a separação de itens é feita em um fluxo objetivo. Outras vantagens da integração ERP e CRM são:

Implementação de rotinas administrativas padronizadas;

Indicadores de vendas mais amplos para a gestão;

Estratégias traçadas a partir da análise de dados;

Time de vendas atualizado em relação à precificação;

Processos internos mais aderentes para os vendedores.

Clover CRM: 100% agro

O Clover CRM é a plataforma mais completa de gestão CRM para o agronegócio brasileiro e para América Latina. Com ele é possível aumentar a capacidade de gestão estratégica do seu negócio agrícola, fazer a gestão de carteira de clientes e equipar seu time de vendas com todas as ferramentas necessárias para fortalecer a sua empresa!

  • Análise de vendas
  • Analítico Marketshare
  • Gerenciador de Metas
  • Registro de visitas
  • E muito mais!

CLOVER CRM

 

 

Publicado por:
Arquiteto de Soluções na Aliare. Graduado em Sistemas de Informação, MBA em Empreendedorismo e Inovação. 8 anos de atuação apoiando organizações a evoluírem seus processos através de softwares de gestão.