Máquinas agrícolas: como escolher a ideal pra sua fazenda?

Compartilhe

Para aumentar e melhorar a produção, a escolha da máquina agrícola ideal é indispensável. Colheitadeiras, semeadeiras, pulverizadores e tratores são máquinas agrícolas que fazem parte de um moderno arsenal para o produtor otimizar suas atividades.

No entanto, a aquisição é uma decisão que deve ser planejada. Errar nesse momento pode comprometer a eficiência da produção e, consequentemente, prejudicar o negócio.

Neste contéudo, você encontra tudo que precisa saber para escolher a máquina agrícola ideal para o cultivo em sua fazenda.

Primeiramente, entenda as necessidades da sua lavoura

A lavoura é um dos principais aspectos que precisam ser levados em conta ao escolher uma máquina agrícola.

Os equipamentos precisam ser adequados para a cultura na qual serão utilizados, garantindo eficiência e produtividade para o agricultor.

A escolha inadequada pode comprometer a produtividade da lavoura, reduzir a vida útil da máquina, fazer com que você tenha mais gastos com manutenção corretiva e pode também elevar o consumo de combustível.

Então, vamos entender quais são essas necessidades!

Tipo e porte da lavoura

As colheitadeiras, por exemplo, precisam ser escolhidas conforme o tipo de produção (soja, milho, trigo, arroz etc.) e o tamanho da área que está sendo cultivada.

Por isso, a especificações técnicas das máquinas são tão importantes. Um maquinário com potência de motor e tanque maiores do que o necessário, só aumentaria os custos por hectare, diminuindo a viabilidade econômica da operação, principalmente em relação às despesas com o combustível.

Entretanto, uma máquina agrícola com capacidade menor do que a demanda da lavoura, também pode trazer gastos adicionais.

Sendo assim, leve em consideração que lavouras de grande porte exigem um nível de tecnologia maior agregado às máquinas!

Condições do terreno

Antes de realizar a aquisição de uma máquina agrícola, é preciso levar em consideração as condições da área de plantio ao pensar em adquirir pulverizadores, adubadoras e colhedoras.

Por exemplo, a colheitadeira de café sofre com terrenos desnivelados no local de plantio da lavoura, dificultando seu uso. Então, nesse caso, o agricultor deve buscar uma colhedora de café que atenda a essa necessidade e traga maior segurança às operações.

Como adquirir máquinas agrícolas sem erros?

É natural que o produtor tenha dúvidas na hora de adquirir esses equipamentos, mas existem algumas orientações simples que podem facilitar essa tarefa. Como:

Potência

No geral, a potência das máquinas é avaliada conforme o tipo de atividade realizada, as condições do terreno (topografia) e a variedade de solo.

A representação de potência utilizada aqui é o cavalo-vapor (cv) e ficam da seguinte forma as recomendações referentes à relação tamanho da propriedade x potência do motor:

  • Até 30 ha: entre 50 e 75 cv de potência;
  • Entre 100 ha e 500 ha: até 130 cv;
  • Acima de 500 ha: acima de 130 cv.

Torque máximo

Quando se trata de veículos pesados como tratores e caminhões, o torque é um fator importante a ser considerado.

Esse instrumento é medido por quilograma-força metros (kgf.m),que verifica quantos quilogramas um trator aguenta carregar em um metro. Além de ser responsável pela capacidade do motor de produzir força.

Tipo de chassi

O chassi é um item que influencia no peso e na potência do veículo. Em relação a esse componente, os veículos podem ser rígidos ou articulados, com 2, 3 ou 4 rodas.

Escolha o chassi de acordo com a área cultivada. Os de 4 rodas, por exemplo, são mais potentes, adequados para grandes propriedades.

Reserva de torque

A reserva de torque é um recurso importante para o motor se recuperar em situações adversas como aumento de carga, aclives ou solos mais compactados. Opte por máquinas agrícolas que fornecem uma reserva de torque superiores a 40%.

Transmissão

O tipo de transmissão e da tecnologia utilizada na máquina agrícola podem facilitar a troca de marcha. Assim, o uso de um maior número de marchas é útil em atividades mais complexas.

Alimentação de ar do motor

Considerando as condições de trabalho, os maquinários estão imersos em locais com excesso de poeira, palha, folhas e outras partículas no ar que são aspirados pelo sistema de alimentação de ar do motor.

Caso os componentes não sejam eficientes, podem surgir graves danos no equipamento.

Sendo assim, um sistema de alimentação de ar eficiente ajuda a aumentar a potência do motor.

No entanto, motores aspirados são mais simples, com menos ocorrências de manutenção, que também são mais baratas. Podendo também contar com a instalação de uma turbina posteriormente.

Consumo de combustível

O gasto com combustível de um maquinário deve ser um dos pontos mais importantes a ser considerado, uma vez que representa um dos maiores custos relacionados à produção, desde a adubação até a colheita e distribuição.

No caso das máquinas agrícolas, a unidade de medida são os litros por hora (l/h) ou litros por hectare (l/ha). Não deixe de avaliar!

Garantia

E por último, antes de fechar qualquer negócio, não esqueça de verificar a garantia. Afinal, é ela que vai garantir um tempo mínimo de execução das funcionalidades da máquina.

Bônus: é melhor adquirir máquinas agrícolas novas ou usadas?

Existem no mercado muitos produtos antigos disponíveis para venda que ainda estão em condições de uso e podem ser encontrados em sites ou diretamente com algum produtor que está substituindo seus equipamentos.

Apesar de apresentarem preços convidativos, podem trazer riscos, em especial por se tratarem de ativos que serão usados intensivamente.

Por isso, considere alguns pontos, como:

  • Atente-se às condições físicas da máquina, como ruídos estranhos, cheiro de fumaça, vibrações anormais, trincas ou rachaduras e outras avarias;
  • Informe-se sobre a idade do equipamento e sua rotina de uso;
  • Saiba mais sobre o histórico da máquina, como manutenções realizadas, peças trocadas etc.;
  • Avalie o custo-benefício e o impacto na eficiência produtiva da sua propriedade;
  • Caso realize a compra, certifique-se de fazer manutenções em uma rede autorizada ou oficina de confiança, sempre utilizando peças originais;
  • Não esqueça de conferir a garantia.

Independentemente de você optar por uma máquina agrícola nova ou usada, é primordial investigar no mercado a procedência desse equipamento. Então, faça pesquisas com outros produtores, visite outras fazendas e valide quais são as marcas e modelos que eles usam.

Agora você está mais preparado para adquirir equipamento ideal para a sua lavoura! Siga os nossos passos e não se esqueça de ficar atento às novidades oferecidas no mercado.

A compra de máquinas agrícolas é, sem dúvida, um dos investimentos estratégicos para o empreendedor rural aumentar sua eficiência operacional!

Publicado por:
Arquiteto de soluções na Siagri com mais de 9 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Ciências Contábeis e Sistemas ERPs.