O pátio é uma área onde se encontram diversos veículos que entram e saem para operações de carga e descarga do Armazém e para agilizar toda essa operação é de extrema importância realizar a gestão de pátio.
Afinal, são muitos caminhões para entrar na empresa ao longo do dia. Eles precisam de liberação nas portarias, requerem cadastro prévio e precisam informar a carga na sua carroceria.
Sendo assim, o pátio pode ser um grande empecilho, causando atrasos e prejuízos, ou pode ser exemplo de um controle eficiente com ótimos resultados. Isso depende, basicamente, de uma boa gestão!
Como otimizar e organizar a gestão de pátio no Armazém de grãos?
Com a crescente modernização do setor de Armazém, tecnologias inovadoras têm chegado para tornar todos os processos mais dinâmicos, otimizados e menos propensos a falhas, facilitando o monitoramento das operações.
As novas soluções integram e operam dentro e fora do pátio, além de organizar processos externos logísticos.
Em resumo, tudo que era feito manualmente, agora pode ser realizado com a ajuda de máquinas mais potentes, sistemas de gestão e a possibilidade de integração.
Assim, a gestão de pátio no seu Armazém de grãos também passa a contar com diversos benefícios com a ajuda da tecnologia, são eles:
Minimizando e organizando filas de caminhões
A capacidade de recebimento dos armazéns deve ser organizada de acordo com seu fluxo, que, mesmo sendo baixo, precisa seguir organizado.
Isso é o que chamamos de gestão de pátio.
No Armazém, é preciso facilitar o fluxo de entrada e saída dos caminhões e gerenciar a circulação do pessoal para que os processos aconteçam com agilidade.
Sendo assim, essa organização começa já evitando que filas dos veículos se formem, realizando o cadastro antecipado de maneira ágil e automatizada. No Blog Siagri, já temos um conteúdo completo sobre o assunto, confira:
Filas no Armazém: como evitar problemas e automatizar?
Sendo assim, outro fator importante, é a possibilidade de integrar a balança de pesagem como um software para Armazéns, fazendo com que os dados cadastrados sejam os corretos.
Parece simples, mas é extremamente importante para o Armazém realizar essa integração. Confira o depoimento do Gerente Administrativo da Fazendão Agronegócios, cliente do Grupo Siagri, sobre:
“Ganhamos muito em agilidade. Hoje faço a liberação do caminhão na balança. Parece simples, o que me ajuda a carregar mais caminhões, realizando mais vendas.” Diogo Dionízio – Gerente Administrativo
Case de sucesso: Fazendão Agronegócios
Automatizando o fluxo de trabalho
Sabemos que todo Armazém de grãos conta com uma série de processos, desde antes da chegada do caminhão para descarga dos grãos, até o escoamento.
Investir na automação do fluxo de trabalho é um método simples para que as atividades rotineiras sejam realizadas automaticamente, fazendo com que as chances de erros e falhas intencionais (ou acidentais) sejam menores, pois não haverá a necessidade de interações humanas.
Por isso, um sistema de gestão específico tem como benefício realizar a gestão e o controle desses processos, de maneira eficiente e automatizada. Como:
- Classificação integrada de grãos;
- Pesagem automática, somente após estabilização da balança e com envio de dados simultaneamente;
- Cadastro dos veículos e dos motoristas que fazem processo de recepção e expedição, utilizando o mesmo veículo sobre a balança para alimentar tickets diferentes;
- Captura de imagem na entrada e saída do veículo com dia e hora impressos no romaneio;
- E muito mais!
Estruturando processos de recepção e expedição de grãos
O processo logístico envolve todos os serviços que ocorrem na cadeia de suprimentos no que se refere à movimentação de produtos, ou seja, abrange desde o fornecimento, passando pela produção até a entrega ao cliente final.
Estruturar esse processo de recepção e expedição de grãos é indispensável, afinal, os custos com processos logísticos correspondem a 13,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, com uma estimativa de gasto de R$ 1,5 trilhões.
É possível analisar como desenvolver um planejamento para reduzi-los de forma segura e sem prejudicar a qualidade dos grãos. Por isso, destacamos 5 dessas práticas:
- Criar um planejamento e mapear os processos logísticos;
- Implementar um processo de roteirização;
- Melhorar o relacionamento com fornecedores;
- Ter estratégias de armazenagem, controle de estoques, distribuição e originação;
- Investir em automatização de processos.
O passo a passo de como colocar essas ações em prática e ajudar na gestão do seu Armazém de grãos, você encontra no conteúdo completo do Blog Siagri:
Redução de custos logísticos no Armazém de Grãos
Software para gestão de pátio e muito mais: conheça o Siagri AgriBusiness
O uso de softwares de automação se faz cada vez mais presente nas organizações. A soluções promovem maior rapidez, confiança e precisão nas atividades realizadas, o que acarreta, consequentemente, em uma gestão de pátio mais rigorosa e organizada.
Dessa maneira, um software completo e especializado ajuda a organizar o fluxo de caminhões que entram e saem do seu Armazém, realiza a pesagem integrada com a balança de forma automática, possui sistema de tickets e garante mais eficiência em todos os processos necessários para organizar seu pátio.
O Siagri AgriBusiness conecta diferentes etapas do negócio, tornando possível a otimização de todo o processo, incluindo:
- Integrações com periféricos;
- Controle e integração de balança;
- Emissão e gestão de contratos;
- Controle de pesagem;
- Contratos e acertos de fretes;
- Relatórios de movimentação;
- E muito mais!
Conheça o Siagri AgriBusiness e gerencie os processos de armazenagem com agilidade e segurança!
Coloque as dicas de gestão de pátio em prática e ganhe em agilidade e controle. Conte com o ERP Siagri para realizar essa gestão de maneira completa, prática e eficiente!