Como fazer a gestão de uma loja agropecuária pequena

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Realizar a gestão de uma loja agropecuária pequena vai além de contar com o cenário positivo do agronegócio para continuar crescendo e atraindo clientes.

Afinal, vários desafios fazem parte do dia a dia de um negócio como esse e é preciso entender como enfrentá-los para não ficar para trás na concorrência, garantindo um bom posicionamento no mercado.

Nesse contexto, preparamos algumas dicas e ações para você, gestor de uma loja agropecuária de pequeno porte, que precisa crescer e continuar mantendo resultados positivos de caixa. Confira!

Como fazer a gestão de uma pequena loja agropecuária com eficiência?

O contexto positivo desse segmento e a diversidade de públicos fazem das lojas agropecuárias uma boa aposta para quem quer empreender. E mesmo que sua loja seja de pequeno porte ou tenha começado os trabalhos há pouco tempo, a gestão e organização são de extrema importância.

As agropecuárias fazem a ponte entre a indústria e os produtores rurais e têm um papel fundamental no ciclo do agronegócio brasileiro.

Sendo assim, é necessária uma gestão eficiente de todo o negócio para que ele possa atrair clientes, crescer e se solidificar em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas por onde começar?

Confira abaixo os primeiros passos que devem ser dados em uma loja que busca aprimorar sua gestão:

Controle o fluxo de caixa

Um fluxo de caixa organizado mantém também organizada as contas a pagar e receber da agropecuária, o que implica em condições mais favoráveis para prever a entrada dos recebíveis e tomar atitudes necessárias caso isso não aconteça, além de realizar o controle do seu estoque.

Todos os apontamentos feitos no fluxo de caixa devem conter os valores, as datas e as especificações sobre do que se tratam. Com isso, você pode verificar o histórico e comparar os valores de períodos diferentes, o que ajuda a identificar possibilidades de reduzir custos, a ocorrência de vendas sazonais e outros aspectos que contribuem para uma gestão financeira eficiente.

Ou seja, a gestão do fluxo de caixa traz também mais segurança na tomada de decisões que envolvem os negócios.

Organize seu estoque com eficiência

No estoque, é indispensável armazenar as mercadorias conforme a sua data de validade, evitando o prejuízo com a deterioração delas. Assim, o que chega primeiro, sai primeiro, garantindo a qualidade dos produtos.

Já os itens que precisam de acondicionamento especial, como fertilizantes e medicamentos, devem ser armazenados nas condições indicadas pelos fabricantes para se manterem conservados.

Lembre-se: mercadorias paradas há muito tempo podem causar perdas. Mercadorias faltantes são responsáveis pela perda de clientes. Realizar essa gestão de estoque na agropecuária requer um controle básico de tudo que entrar e sair.

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

A gestão de fornecedores na loja agropecuária nada mais é do que a organização das empresas que prestam serviço para o seu negócio e a coordenação de todas as compras que você faz.

Esse gerenciamento vai muito além do que apenas adquirir produtos para revender.

Preço, prazo e condições de pagamento: esse trio é primordial quando falamos sobre as compras e precisa ser sempre negociada para o bem das finanças e das operações da loja.

Para isso, ter um bom relacionamento com os fornecedores é importante, pois possibilita que eles conheçam o perfil e as necessidades do seu negócio e cooperem para ajudá-lo.

Defina metas de vendas

Trabalhar com uma política de metas de venda pode ser um fator decisivo para atingir o crescimento dos negócios e da equipe, principalmente quando se trata da gestão de uma loja agropecuária pequena.

Por isso, é necessário que o plano seja elaborado considerando alguns fatores, como: sazonalidade, clientela, mix de produtos, mercado de atuação, concorrentes e outros.

As metas podem tanto estar ligadas ao número de vendas, como a metas por vendedor, loja, fabricante, fornecedor, produto ou período.

Lembrando sempre que, independentemente da área para qual você estabelece esses objetivos, elas devem ser mensuráveis e alcançáveis dentro do período estabelecido.

Realize a gestão de custos

Entender quais são as despesas e os custos pagos pela sua loja é importante não só para garantir que ela mantenha uma boa saúde financeira, mas também para que seja competitiva no mercado.

Um dos principais objetivos da gestão de custos é dar mais segurança na hora de definir a sua margem de lucro em cada item. Isso acontece, especialmente, porque a formação do preço de venda do produto ou do serviço está ligada à apuração das despesas.

Além disso, também são considerados benefícios dessa gestão:

  • Fornece informações sobre o rendimento e o desempenho dos mais diversos produtos;
  • Auxilia no controle, planejamento e desenvolvimento das operações;
  • Fornece informações que possam subsidiar a tomada de decisões.

Além disso, quando você sabe exatamente o quanto gasta para comercializar um produto, é muito mais fácil e seguro definir o preço de venda dele. Basta somar esses custos e despesas à margem de lucro que você deseja obter. E para a loja agropecuária pequena, esse controle é ainda mais importante.

Automatize suas operações

A automatização de processos permite que você ganhe tempo e produtividade na sua loja, mesmo que ainda seja de pequeno porte.

Encontrar uma forma de inserir e organizar informações para consultá-las com mais facilidade quando for preciso constitui um dos passos à boa gestão de qualquer negócio.

Sendo assim existem sistemas, ferramentas, apps e muitas outras formas de realizar a gestão da pequena loja agropecuária.

Escolha um sistema que seja específico par a agropecuária e que ofereça todos os controles de gestão necessários para manter o saldo positivo ao final do mês!

Atualmente, o Grupo Siagri fornece tecnologia para mais de 30% dos distribuidores de insumos agrícolas. Com o ERP AgriBusiness é possível ter o controle do seu negócio com mais precisão, facilitando o monitoramento dos principais processos.

Essas dicas se relacionam aos principais pontos a serem analisados constantemente para conquistar uma boa administração nas lojas agropecuárias.

Na prática, novos desafios podem surgir a cada dia, mas seguindo essas orientações, você estará no caminho certo para fazer a sua empresa crescer e se tornar referência no mercado.

Pronto para realizar a gestão de uma loja agropecuária pequena, mas que atenda bem seus clientes com o melhor mix de produtos? Conte com as soluções do Grupo Siagri para isso!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.