O calendário anual agrícola é diferente do convencional, já que ele se inicia com o plantio de uma nova lavoura e segue alguns períodos específicos conhecidos como safra, safrinha e entressafra.
É por isso que, a depender da cultura plantada, o ano de um produtor rural pode começar em qualquer mês.
O ano agrícola se define com base nas condições climáticas de cada região, e geralmente tem início na época de chuvas. Isso se dá porque há mais umidade disponível para o desenvolvimento da lavoura.
O que são safra, safrinha e entressafra?
Algumas culturas que possuem o ciclo de cultivo curto só se desenvolvem em determinadas épocas do ano.
Porém, existem culturas que são anuais e é por isso que os termos safra, safrinha e entressafra se referem tanto a expectativa de produção como a época do plantio das lavouras.
Safra
A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo.
Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro. A colheita é normalmente feita em janeiro (mas veria conforme o ano agrícola),antes do início da safrinha.
É na safra que o produtor rural costuma investir mais seus recursos, pois as chances da produtividade ser maior são grandes, gerando mais retorno financeiro.
Safrinha
A safrinha tem esse nome por conta de seu volume produtivo, apesar de que nos últimos anos alguns produtores de milho safrinha estão conseguindo quase o mesmo volume de grãos da safra durante ela. Por isso, em alguns casos ela é chamada de segunda safra.
Ela ocorre logo após a safra nos meses de janeiro, fevereiro e março. Porém, as condições climáticas de temperatura, de luminosidade e de umidade não são as melhores para o início de uma lavoura.
Nesse período as altas temperaturas provocam o florescimento precoce dos grãos, fazendo com que geralmente a produtividade seja menor. Mas, algumas adaptações nos cultivares estão garantindo que a safrinha atinja índices similares ao da safra.
Em termos de importância financeira, a safra e safrinha possuem quase o mesmo peso para o agronegócio brasileiro.
Entressafra
A entressafra é o período que se estende entre o fim de uma safra e o início de uma nova lavoura. É durante ela que os produtores rurais se planejam para os próximos plantios.
Calendário agrícola
O calendário agrícola possui variações a depender do cultivo e do estado/região da lavoura. Abaixo podemos ver o período da plantio (verde),da colheita (amarelo) e da entressafra (em branco) do algodão, do milho e da soja, no centro-oeste brasileiro:
- Calendário agrícola – Fonte: Bradesco Agronegócio
Safrinha das lavouras
Como citado acima, a safrinha é a cultura anual de ciclo curto, também conhecida como segunda safra. Atualmente, ela possui um grande peso para a produtividade do agronegócio brasileiro.
Na época da safra, como existe mais oferta de mercado dos grãos, o preço dos produtos tende a cair. Isso faz com que o produtor que consegue ter um bom volume de produção na safrinha gere mais lucro, pois a demanda na entressafra aumenta.
Consequentemente, o preço dos cultivos também fica mais alto. Mas vale lembrar que a variação de preços pode ser impactada por fatores, como as condições climáticas.
Milho safrinha
Quando se pensa em safrinha, o primeiro cultivo que vem à mente é o do milho safrinha. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),a produtividade média dessa lavoura é semelhante à da safra.
Porém, a produção e a área plantada podem chegar ao dobro do tamanho da que se tem na safra. O principal motivo para que isso aconteça é a preferência nacional pelo cultivo da soja durante o período da safra.
Na safrinha, o ciclo do milho pode durar mais por conta da baixa luminosidade e baixa temperatura. O plantio pode ocorrer nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril (variando entre as regiões do país),logo após a colheita de soja.
Soja safrinha
A soja é menos cultivada durante a safrinha, pois as condições necessárias para uma boa colheita neste período não são as ideais.
Por isso na safrinha, a leguminosa fica mais suscetível ao ataque de ervas daninhas, pragas, insetos e doenças. O produtor rural corre um alto risco ao optar pela safrinha de soja.
A própria Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) fez um alerta aos produtores sobre os riscos do cultivo da soja safrinha.
Algodão safrinha
O Brasil é o quinto maior produtor de algodão do mundo, sendo esse produto uma opção muito de semeadura da segunda safra (logo após a colheita da soja),muito utilizada nos últimos anos. Principalmente na região do centro-oeste.
Geralmente, o algodão safrinha é plantado simultaneamente ao fim da safra da soja. Com isso, os produtores conseguem ter duas safras por ano agrícola sem o uso de irrigação.
O ciclo do algodão baseia-se na quantidade de calor disponível durante o período da lavoura: quanto mais quente, mais rápida é a colheita.
Na segunda safra, o uso do algodão vem crescendo ao longo dos últimos anos, com os produtores brasileiros sempre em busca de otimizações no processo para evitar pragas comuns à cultura nesse período.
Planejamento técnico da safra
O planejamento da safra, safrinha e entressafra pode ficar mais simples com o uso de um software de gestão voltado para o agronegócio.
Dentro do ERP Agrimanager, do Grupo Siagri, é possível fazer a previsão de cultivo por talhão, cultura e variedade.
Além disso, o produtor rural consegue definir qual atividade será feita em cada parte de sua propriedade. Fazendo, inclusive, indicações dos produtos a serem utilizados.
Conclusão
O produtor rural brasileiro segue o calendário agrícola do país, que tem três períodos muito importantes: safra, safrinha e entressafra.
A safra ocorre a partir das condições climáticas favoráveis para o cultivo dos grãos, sendo grande a preferência nacional pelo uso da soja neste período.
Logo após a primeira colheita, vem a segunda safra ou a safrinha. A produção brasileira é muito voltada para o milho safrinha, mas o crescimento do plantio de algodão safrinha tem se intensificado nos últimos anos.
Na entressafra ocorre o planejamento do próximo ano agrícola, é nessa hora que o uso de um software de gestão pode fazer toda a diferença. Conheça o ERP Agrimanager, do Grupo Siagri, solicite agora uma demonstração com um de nossos consultores.