Neste momento, começam os movimentos na lavoura para o plantio da safra que chega com necessidades de controle e organização, e para isso o uso da tecnologia com um software de gestão agrícola se torna cada vez mais necessário.
Sabendo que para a safra de 2020/21, serão produzidas mais de 4,2% milhões de toneladas de grãos em relação à safra anterior, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é preciso planejar, gerenciar o uso dos insumos, aplicações e manutenções.
Eventualmente, o cenário agrícola se mantém firme e para continuar com os resultados cada vez mais positivos, aumenta a necessidade de controle em cada etapa do processo produtivo.
Como um software de gestão agrícola pode ajudar em cada etapa da safra
Sabemos que o sucesso de um negócio agrícola está ligado à capacidade de seus gestores de planejar a produção, gerenciar e controlar custos. Só assim é possível fazer com que uma boa colheita também signifique um bom lucro.
Mesmo com o acesso às informações cada vez mais facilitado pelas tecnologias, muitos produtores ainda enfrentam dificuldades para se organizar e planejar ações futuras.
Mas você sabia que é possível ter o controle e informações de cada etapa, desde o planejamento, até o escoamento dos grãos a partir de um software de gestão agrícola?
O Grupo Siagri, oferece através de seu ERP AgriManager, o controle de todas as operações de preparação da lavoura, incluindo cadastro de novas safras, ciclos de produção, planejamento de plantio e de aplicações, para a etapa de movimentações de produtos.
Portanto, separei alguns exemplos abaixo para entender melhor:
Começando pelo planejamento do plantio
Antes de mais nada, surgem alguns questionamentos: como planejar meu plantio? Qual cultura plantar? Qual cultivar me trará um melhor rendimento ou terá melhor adaptação ao tipo de solo da minha propriedade?
São perguntas importantes para o momento mais esperado: o plantio.
Na pré-safra, alguns itens precisam ser considerados, como:
- Capacidade operacional;
- Preparação do solo para o plantio;
- Período do cultivo;
- Identificação de ervas daninhas;
- Compra de insumos agrícolas;
- E muito mais!
Já preparamos um conteúdo completo sobre o plantio da safra 2020/21 e como se planejar para obter melhores resultados, não deixe de conferir!
Então, como a tecnologia pode ajudar?
No ERP AgriManager, a organização se inicia cadastrando as áreas da safra ou importando de safras anteriores, definindo ciclos de produção e cada cultivo que será plantado.
Em sequência, podemos realizar o planejamento de plantio, de acordo com a movimentação do produto que será executado e aplicado na lavoura, como a semente ou aqueles utilizados para o preparo do solo.
De olho nos custos e gastos
Realizar a gestão de custos é tão importante quanto aumentar a produção, administrar a colheita e comercializar com bons preços.
Os gastos com sementes, fertilizantes, defensivos, serviços de máquinas e equipamentos são considerados como “custos variáveis”.
Você pode começar sua gestão de custos entendendo melhor sobre o seu fluxo de caixa, com tudo o que entra e sai do seu negócio.
Seja como for, gestões tradicionais envolvem a utilização de planilhas eletrônicas, como o Excel, e as mais desenvolvidas utilizam os softwares de gestão agrícola.
Nessas soluções, suas informações ficam registradas em local seguro e muito mais organizadas, sem chances de perdas ou confusões na hora de analisar para onde está indo o seu dinheiro.
Planejando a aplicação de defensivos
No momento das aplicações de defensivos agrícolas também é preciso planejamento e o ideal é que não seja decidido na última hora.
Dados divulgados pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) revelam que, em média, mais da metade dos produtos pulverizados nas lavouras podem ser perdidos por má aplicação dos defensivos.
Frequentemente, isso envolve o conhecimento do alvo no campo e a época ideal de aplicação; a verificação e regulação dos equipamentos de pulverização; e o conhecimento das condições climáticas ideais para essa atividade.
Organizar toda a movimentação de lavoura em um software de gestão agrícola permite realizar uma previsão de quantidade de cada item que será necessário para as aplicações, baseada em saldo de estoque até mesmo de safras anteriores, permitindo um melhor controle de suas movimentações.
No AgriManager, software especializado em gestão agrícola, uma vez planejado e feita a aplicação na lavoura, a atualização do sistema pode acontecer de forma direta no planejamento, baixando os itens de estoque e direcionando aos talhões da lavoura, para o controle de custo de produção, acompanhamento e evolução da cultura.
Realizando o controle de manutenção dos seus maquinários
A chuva chegou, sua lavoura no ponto para ser colhida e sua colheitadeira quebra. E agora? Qual será impacto financeiro gerado quando você precisa consertar seu maquinário em plena operação?
É bem provável que o custo será muito maior do que se houvesse realizado uma gestão eficiente do seu maquinário.
Seja no plantio, nas aplicações durante o manejo da cultura ou no meio da colheita, a falta de planejamento não deve ser algo a se considerar, afinal, a manutenção das máquinas pode ter um grande impacto nos custos da safra.
É indispensável realizar o lançamento de todas as informações em um sistema de gestão no momento em que acontecerem.
Uma dica é criar uma rotina de consolidar e analisar estas informações sobre cada máquina no software. O ERP AgriManager possibilita controles como:
- Gestão das O.S realizadas no parque das máquinas;
- Controle dos consumos de combustíveis e lubrificantes;
- Controle dos serviços realizados por máquinas no campo possibilitando a apropriação de custos com base nas áreas trabalhadas;
- Planejamento e monitoramento de trocas/amostras nas máquinas com base em alertas de km/horímetro;
- Análise de custos;
- Registro de serviços em máquinas feitos por terceiros e outros.
Sendo assim, você poderá analisar qual foi a última revisão realizada, e antecipar suas negociações com fornecedores de produtos e serviços, evitando surpresas desagradáveis quando mais precisar de suas máquinas e implementos.
Armazenando os grãos
A armazenagem de grãos é um dos processos mais importantes da safra, mas ainda se perde em torno de 34 milhões de toneladas de grãos por falta de uma estrutura adequada de armazenagem no Brasil.
Dessa maneira, escolher a unidade armazenadora é necessário para preservar a qualidade dos grãos e evitar que sofram perda no valor.
Ou seja, além de proporcionar a comercialização da produção em melhores períodos, evitando as pressões naturais do mercado na época da colheita, quando realizada de maneira correta, apresenta números positivos.
Indo além, é possível ter auxílio tanto na previsão de demandas da fazenda quanto no controle da produção e armazenagem com o AgriManager por contemplar todos os processos entre o recebimento de cereais/grãos, armazenagem e embarque!
Logística e distribuição de grãos
Na safra 2019/20, o setor logístico transportou mais de 251 milhões de toneladas de grãos.
A tecnologia permite a eliminação de parte da burocracia envolvida na logística, tornando o processo mais ágil e com maior controle dos trâmites logísticos, possibilitando, inclusive, acompanhar a localização da carga em tempo real.
Dessa maneira, a digitalização dos processos também proporciona redução de custos quando aplicada em escala e gera benefícios para toda a cadeia, aumentando a competitividade do setor agrícola brasileiro.
Assim, o motorista pode realizar o transporte de forma mais prática, ganhando mais tempo, e o produtor pode melhorar a margem de lucro, mantendo os preços!
Conclusão
Como vimos até aqui, é preciso considerar a automatização e melhoria nos processos da sua fazenda se você quer e precisa de maior controle e resultados.
Ou seja, realizar todo o planejamento da safra pode ser mais fácil com o uso de um software de gestão especializado para o agro, reunindo todas as informações relevantes, desde controle financeiro, estoque, pedidos de compra, contratos de venda até aplicação de insumos, armazenamento e escoamento de grãos.
Como resultado, muitos produtores estão melhorando sua gestão, com ganhos em agilidade nas decisões, controle e organização. A JP Agrícola, cliente Siagri, conta com todos esses benefícios desde 2018. Confira o relato da gerente administrativa clicando aqui.
Por fim, agora que você já sabe como controlar cada etapa da safra com o uso de um software de gestão agrícola, conte com o Grupo Siagri para realizar a gestão completa da sua fazenda. Clique aqui e solicite uma demonstração do ERP AgriManager.