Diferente da realidade de outros mercados, 2021 está sendo favorável para o agronegócio, com novos recordes de safra, manutenção de investimentos e desempenhos positivos. E é nesse cenário que a tecnologia se torna uma grande aliada. Contar com um software para loja agropecuária pode ser o que falta para melhorar a gestão de seus negócios.
Por isso, é preciso escolher um sistema que atenda às necessidades da sua agropecuária e seja específico para o agronegócio faz toda diferença.
Afinal, no mercado existem opções genéricas, que são apenas adaptações de outras versões empresariais, geralmente voltadas para empresas varejistas em geral, atendendo supermercados, farmácias e outros.
Mas o que esse sistema precisa oferecer de específico? O que avaliar ao tomar essa decisão?
Vamos responder essas e outras perguntas neste conteúdo. Confira!
Por que investir em um software para loja agropecuária?
Para 2021, o investimento em tecnologia é uma grande tendência no mercado agro, de acordo com pesquisa da Revista Forbes. E ainda, o investimento em tecnologia como um todo deve crescer 7,1% este ano no Brasil.
Ou seja, quanto mais evoluída e automatizada for a sua gestão, melhor serão as suas decisões, aumentando as chances de resultados positivos ao final de cada mês!
Assim, contando com um sistema específico, a rotina de gestão fica mais organizada e os controles ficam mais assertivos, prevenindo perdas causadas por falta de informações em cada área da empresa.
Além disso, reunimos mais uma série de benefícios:
Integração das atividades
Estoque, vendas, caixa e gestão financeira são algumas áreas de uma loja agropecuária que podem ser integradas com o auxílio de um software.
Por exemplo: no momento em que determinado produto passa no caixa, é dado baixa dele no estoque de forma automática. Desse modo, fica mais fácil controlar a demanda e o volume de estoque.
Controle de demanda
Com base nos dados oferecidos pelo sistema, você pode avaliar se é preciso reforçar ou não o estoque, controlando a demanda a partir da necessidade dos seus clientes.
Assim, com dados consolidados e um histórico confiável, é possível fazer um planejamento mais apurado, o que auxilia também na gestão de custos e no controle do fluxo de caixa da agropecuária.
Redução de custos
Com estoque controlado e dados sobre demanda registrados, você já aumenta as chances de economizar na sua loja.
Assim, a redução de custos pode ser observada na obtenção de melhores condições nas negociações com fornecedores, redução de perdas por produtos vencidos no estoque, aplicação de descontos de forma correta e em muitos outros processos.
Com um software para lojas agropecuárias, atividades que antes demandavam tempo, recursos e profissionais dedicados a elas podem ser resolvidas pelo sistema, com menos chances de erros e maior assertividade no atendimento e satisfação dos clientes.
Acompanhamento de performance
Além de ser uma ferramenta positiva na coleta e análise de dados, um software ERP para loja agropecuária pode mensurar indicadores com mais complexidade do que em uma tabela de Excel.
Por exemplo: o faturamento, desempenho de vendas, lucratividade, ponto de equilíbrio e outros.
Assim, é possível entender o padrão de evolução do seu negócio, conhecer as oportunidades disponíveis, corrigir rotinas em diferentes áreas (vendas, caixa, estoque, orçamentos),a relação de custos e despesas, a situação da lucratividade e outras informações estratégicas.
Principais funcionalidades de um software para loja agropecuária
É fundamental que a loja agropecuária acompanhe os avanços da tecnologia para melhor organização, controle e consequentemente, lucratividade.
Mas quais funcionalidades esse sistema específico deve oferecer?
Administrativas
A gestão administrativa de qualquer negócio é o ponto inicial para as demais áreas, afinal, é preciso tomar decisões mais assertivas de acordo com a análise dos dados, garantindo a rentabilidade no seu negócio.
Em um software para loja agropecuária, as funcionalidades administrativas são destinadas para:
- Manutenção de dados cadastrais;
- Histórico de informações de clientes;
- Registro de documentos;
- Controle dos contatos do negócio.
Além disso, através da análise dos resultados, da situação do mercado e de fatores econômicos, é possível indicar qual é a melhor decisão para o momento.
Fiscal e contábil
Na agropecuária, organização e controle são fatores muito importantes para o armazenamento e gestão de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros.
Em um sistema de gestão é preciso verificar se a parte fiscal e contábil atende sua empresa como um todo, com as informações e controles necessários, como:
- Geração e exportação de SPED Fiscal;
- Emissão NF-e, NFC-e, CT-e e MDF;
- Acesso ao DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;
- Registro das alíquotas dos vários impostos federais;
- Emissão de inventário;
- Análise de diversos indicadores chave.
Assim, ao incorporar essas novas ferramentas de automação, o departamento consegue dar um salto no seu desempenho e alcançar resultados ainda mais satisfatórios, cumprindo todas as obrigações legais.
Financeiro
Ter um controle financeiro organizado e unificado com as demais áreas da agropecuária é de extrema importância para ter total controle dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa.
Dessa maneira, seus dados ficarão integrados com variáveis e outras informações importantes que oferecem um conhecimento muito mais amplo, permitindo uma melhor capacidade de tomar decisões e definir investimentos.
Compras e estoque
Manter uma sintonia nas operações desses dos setores de compras e estoque permite a aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio, de acordo com a prioridade e capacidade do estoque.
Integrar as duas áreas, otimizando os recursos da companhia e garantindo a entrega aos clientes e os resultados esperados para as metas internas da organização deve ser um dos seus focos.
Ou seja, contar com um sistema de gestão é fundamental para otimizar processos e reduzir a chance de erros operacionais.
Opte por um sistema que realiza a gestão de carteira de pedidos de compra, controle o estoque por lotes, permita conferir a disponibilidade de acordo com a safra, realize a gestão de inventário, entre outros.
Vendas e faturamento
Realizar a gestão das vendas e faturamento na loja agropecuária consiste em organizar todo processo comercial aumentando produtividade da sua equipe.
Sendo assim, também é preciso considerar se o software para loja agropecuária atenda, de maneira única e específica, as necessidades para o agronegócio, como:
- Ponto de venda e checkout de loja;
- Gestão efetiva da carteira de pedidos de venda;
- Emissão documentos fiscais e operacionais;
- Controle de comissionamento;
- Visualização das múltiplas tabelas de preços;
- Gestão de custos e definição de margem de lucro;
- Disponibilidade de receituário agronômico
- Acompanhamento de metas comerciais;
- E muito mais!
Software para loja agropecuária: Siagri AgriBusiness
O ERP AgriBusiness oferece diversas funcionalidades da plataforma, como planejamento orçamentário, registro e acompanhamento de metas de vendas, monitoramento do previsto x realizado e controle do fluxo de caixa.
Dessa maneira, o controle dos processos do negócio agrícola é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua agropecuária– administrativa, vendas, financeiro, estoque, logística, entre outras.
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