Vendas na agropecuária: 7 dicas para melhorar o desempenho do time

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O uso adequado das estratégias certas pode fazer a diferença quando o assunto é aumentar as vendas na agropecuária. Entretanto, é necessário um controle maior, organização e foco.

Afinal, aumentar as vendas da sua loja não está apenas relacionado ao aumento do lucro, mas também a fidelização de clientes.

A conquista do consumidor também depende de um atendimento diferenciado! Nesse sentido, o bom desempenho da sua equipe de vendas é fundamental e a tecnologia pode sua grande aliada.

Acredite: é possível, sim, aumentar sua produtividade e gerar cada vez mais lucro em sua loja agropecuária. Se você é um empreendedor deste segmento, confira as dicas e ajustes que podem elevar sua receita ao final de cada mês.

A importância de um atendimento de excelência para as vendas

A agropecuária conta com um grande mix de produto e, com isso, há uma necessidade diferente para cada público a ser atendido.

Nesse sentido, conhecer o que o cliente procura em sua loja é o primeiro passo.

Além de identificar quais são suas dificuldades no momento, anseios, necessidades e qual resultado ele deseja alcançar com a compra daquele produto ou insumo.

Sendo assim, não se trata apenas de vendas, mas de entender e ajudar. Principalmente, se esse cliente é um produtor que não tem acesso a profissionais especializados e precisa de apoio em sua propriedade.

Oferecer as visitas técnicas agronômicas e veterinárias é um grande diferencial que mostra a sua preocupação com a produção dele.

Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre cliente e loja, o que traz bons resultados para suas necessidades e, consequentemente, aumentam as vendas de qualidade.

7 dicas para melhorar o desempenho e aumentar as vendas na agropecuária

Aumentar as vendas na agropecuária depende do investimento em práticas que garantem uma maior visibilidade para seu negócio, estratégias certeiras e vendedores comprometidos.

Mais do que apenas focar na gestão operacional, é preciso contar com uma boa visibilidade entre os clientes e o público em geral. E para isso, reunimos 7 dicas para colocar em prática:

1.Conheça o mercado da sua região e as necessidades

Não há como oferecer um bom atendimento sem conhecer o mercado da região em que a sua agropecuária está localizada.

Se a sua loja está em uma área em que a pecuária não é forte, talvez não faça sentido vender muitos produtos direcionados a esse segmento.

Agora se a região é conhecida pelo cultivo de grãos variados, ofereça produtos, como sementes, inseticidas, herbicidas, fungicidas, adubos e fertilizantes.

Desse modo, é importante compreender quanto tempo antes o produtor buscará tal insumo, para que a loja não corra o risco de ficar sem produtos no estoque.

É essencial também, priorizar o conforto do cliente no período em que ele permanecer na loja. Itens como estacionamento próprio e rápido atendimento fazem a diferença.

2. Conte com profissionais que entendem do assunto

Seus vendedores precisam conhecer os produtos, saber o que estão vendendo. Eles precisam entender tão bem quanto você o que tem na loja, qual a serventia do produto, qual sua composição, produtos similares, etc.

Com profissionais que possuem bastante conhecimento, eles se tornam autoridade no assunto e vender mais na agropecuária se torna mais fácil.

Considerando o vasto mix de produtos de uma agropecuária, os vendedores podem encontrar uma série de dúvidas durante o dia a dia. Veja como essas perguntas podem ser diferenciadas de um cliente para outro:

  • Esse herbicida funciona para minhas duas lavouras?
  • Qual é o arame mais indicado para minhas cercas do pasto?
  • O quanto dessa ração meu cão pode comer por dia?
  • Quais os sintomas que o cão apresenta quando precisa de vermífugo?
  • O que posso fazer para lidar com pulgões na horta?

Para ter a resposta de todas elas, é preciso entender bem dos produtos que estão sendo comercializados, além da maneira correta de utilizar, forma de manusear e evitar desperdícios.

3. Invista na capacitação da equipe

Como vimos acima, não tem nada pior para qualquer cliente do que ser atendido por alguém que não entende o seu problema.

E no caso dos clientes de uma agropecuária que são, eu sua maioria, produtores rurais, isso é ainda mais crítico. Afinal, o que está em jogo é toda uma produção ou adversidades com alguma criação.

Você sabia que, aproximadamente, 40% dos vendedores não sabem o que é, nem como identificar, a necessidade do cliente?

Pensando nisso, é indispensável investir na capacitação dos funcionários da sua agropecuária.

As relações com o pecuarista e o produtor rural não são mais as mesmas. São novos tempos, nova geração e novas demandas. Por isso, melhorar a performance da equipe de vendas da sua loja também é necessário.

Não é preciso que seus funcionários entendam tudo sobre determinado produto, mas é importante ter o apoio dos profissionais especializados como veterinários e agrônomos para personalizar o atendimento.

Nesse sentido, ofereça treinamentos para os seus colaboradores, tanto em relação às técnicas de vendas e de atendimento quanto no que diz respeito às especificidades de cada produto.

4. Tenha variedade e quantidade no seu mix

Vender mais pede uma maior diversidade de produtos e grandes quantidades. Só assim é possível ampliar suas vendas.

Por isso, tenha em mente que você vai precisa procurar bons fornecedores e marcas diferenciadas.

Conheça os produtos que já vende, procure por produtos diferenciados de qualidade comprovada, inove. Procure informações de produtos que estão em lançamento no mercado e consiga antes da concorrência.

Surpreenda seu cliente. Só assim vai conseguir ser o fornecedor de grandes clientes e mantê-los fidelizados!

5. Promova marcas com maior valor agregado

As marcas com maior valor agregado são aquelas que têm um preço mais alto, mas, em contrapartida, também oferecem mais vantagens para o cliente.

Em geral, elas são as fornecedoras mais populares entre as pessoas que consomem medicamentos veterinários, rações e insumos agrícolas.

Quando você dá o destaque necessário para elas em seu estabelecimento, os produtos com maior preço médio por categoria tendem a sair mais, aumentando seu lucro.

Outra dica é buscar o auxílio do fornecedor para entender melhor as especificidades daquele produto para que o vendedor consiga explicar como é feita a utilização de determinado insumo.

6. Faça parceria com bons fornecedores

Algumas marcas já são tão conceituadas que é comum o cliente pedir exatamente por elas. Não as encontrar na sua loja pode resultar em um menor número de vendas e mesmo fazer com que o cliente não volte.

Mas não é só isso: bons fornecedores podem ajudar com expositores, palestras, eventos para clientes, produtos para demonstração e muito mais.

Realizar uma boa gestão de fornecedores reduz custos, aumenta o valor agregado dos produtos e facilita negociações de preços e prazos.

7. Invista no pós-vendas

Se durante o serviço você resolver um problema a favor do seu cliente, as chances de que ele retorne a fazer negócio são de 70%.

Esse dado faz parte de uma pesquisa sobre relacionamento com o cliente da Lee Resources, que mostra a importância de um bom relacionamento antes, durante e após as compras.

O pós-venda consiste em orientar quanto ao uso dos produtos, ajudar em caso de utilizações inadequadas e trocar aqueles itens que vêm com defeitos e/ou que não atingiram as expectativas do comprador e assim por diante.

Na agropecuária, o pós-venda pode impactar consideravelmente no aumento das vendas e, por consequência, do faturamento.

Reunimos algumas dicas para realizar o atendimento ao produtor rural no pós-venda de qualidade:

  • Mantenha o contato com seu cliente após a venda, sem ter a atividade comercial como prioridade;
  • Tenha uma política de trocas que siga o Código de Defesa do Consumidor e a Lei específica para trocas, tendo em vista uma negociação eficaz, ágil e principalmente satisfatória;
  • Crie programas de fidelização para que mais compras sejam realizadas pelo mesmo cliente nas demais épocas do ano;
  • Busque por inovação e ofereça isso ao seu cliente, seja no momento de atendimento, visitas ou quando ele voltar ao seu estabelecimento.

Todas essas dicas e muitas outras, você encontra completa no conteúdo do Blog Siagri sobre atendimento e pós-venda na loja agropecuária.

Bônus: Estabeleça e monitore metas de vendas

Para além de todas as dicas acima, é preciso estabelecer metas de vendas para acompanhar tudo que está sendo feito e ter a certeza do resultado obtido.

Por isso, é indispensável saber e utilizar corretamente para o sucesso do seu negócio.

As metas são a forma como o objetivo será atingido e irão basear as ações necessárias para a visita e negociação. As principais são:

Meta por mix de produtos

Defina metas de vendas para aumentar a margem de lucro do mix de produtos calculando o valor do ticket médio do mesmo. Ao calculá-lo, é possível identificar quanto cada cliente gasta em média, bem como a média de receita produzida por um funcionário do estabelecimento ou por produto comercializado.

Meta por fabricante

Ao definir metas por fabricante, o gestor pode criar uma rotina regular para analisar os resultados, identificando quais produtos e bandeiras estão sendo mais comercializados.

Meta por loja

Sabemos que as vendas de cada loja podem ser diferentes por inúmeros fatores, como localização, tipo de produtos ofertados, sazonalidade, entre outros. Por isso, saiba diferenciar as metas de vendas para cada uma delas.

Meta por vendedor

Aqui, é preciso que você defina quais metas seus vendedores devem alcançar. Lembrando que elas não podem ser altas demais e trabalhar com modelos de comissões é sua melhor opção.

Utilizando as metas acima, fica ainda mais fácil acompanhar e tomar decisões corretas.

Entretanto, abemos que o dia a dia corrido da gestão de uma loja agropecuária pode ser uma dificuldade.

Por isso, organize suas prioridades. E não esqueça de sempre acompanhar seu fluxo de caixa. Afinal, dele dependem todas as outras áreas do negócio.

Com as dicas acima, você melhora o desempenho do time e ainda aumenta as vendas na agropecuária. Conte com a Siagri para ajudar na otimização e automatização dos processos! Conheça nosso software especializado em agropecuárias e ganhe em eficiência operacional e comercial.

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.