O fechamento de safra é feito após o fim da colheita, já com os resultados de produtividade por campo, cultivar e talhão em mãos. Essa etapa é importante para avaliar o último período e planejar os novos plantios da fazenda.
O agronegócio segue um calendário diferente do padrão conhecido como calendário rural, que geralmente é dividido em três grandes períodos: safra, safrinha e entressafra – referentes à época de plantio dos cultivares e a expectativa de produção das lavouras.
Portanto, o fechamento de safra em fazendas de grãos é usualmente feito no período de entressafra. Ou seja, é realizado entre o fim das etapas de colheita, armazenagem e distribuição até um novo plantio.
Muitos dados e informações precisam ser analisados e estudados durante a entressafra, sejam eles financeiros ou de indicadores de produtividade. É essa análise que ajuda o produtor rural a tomar as melhores decisões para o seu próximo ano agrícola.
Por isso, separamos quatro dicas que vão ajudar a gestão da fazenda a realizar um bom fechamento da safra.
1. Utilize relatórios agrícolas
Um negócio rural está sujeito a diversas interferências externas – como os fatores climáticos, por exemplo. Então, na hora de planejar e tomar decisões, o gestor de uma fazenda precisa do maior número de dados possível.
Conhecendo bem o solo, os talhões, a produtividade das safras anteriores, a rentabilidade e muitos outros fatores, o produtor rural consegue tomar as melhores decisões para alcançar a meta de seu negócio.
Durante o fechamento de safra, o uso de relatórios agrícolas pode ajudar a absorver essas informações. Esses documentos podem ser gerados diretamente dentro de um sistema de gestão, caso a fazenda o utilize, ou pode ser feito por funcionários ou consultores do negócio rural.
Relatórios de rentabilidade, evolução da safra, custos, colheita, uso de insumos, estoque e armazenamento são muito utilizados durante o fechamento de um ano agrícola e o planejamento das novas culturas.
2. Faça análise de custos diretos e indiretos
Um dos relatórios mais importantes a ser analisado durante o fechamento de uma safra é o de custos diretos e indiretos. Pois é assim que a mensuração correta das receitas e das despesas da fazenda é feita.
Os custos diretos são aqueles que impactam diretamente o produto final da fazenda (horas de mão de obra, insumos e outros). Já os custos indiretos são necessários à produção, mas não podem ser “vistos” no produto final (limpeza e higiene, salários de técnicos e outros).
Para saber quanto cada atividade da fazenda custou e gerou lucro ao produtor rural é necessário realizar um rateio de custos. Aqui no Blog Siagri, temos um material todo voltado para os cálculos de lucratividade por hectare das lavouras de grãos, nele falamos sobre tipos de rateios, confira.
3. Utilize indicadores de produtividade
Fazer uma análise de indicadores de produtividade em um fechamento de safra ajuda o produtor rural a mensurar sua capacidade de produção, além disso essas informações apontam para onde a fazenda deve investir nos próximos plantios. A produtividade pode ser avaliada por:
- Lavoura;
- Cultivar;
- Hectare;
- Talhão;
- Mão de obra;
- Saca;
- Período de plantio e outros.
4. Implante um software de gestão rural na sua fazenda
No fechamento de uma safra, o produtor rural lida com diversas planilhas, relatórios, notas e outros documentos. Com tanta informação espalhada, a chance de perder dados importantes ou se esquecer de registrar é muito alta. Além disso, o trabalho é muito mais lento e difícil.
Com um software de gestão agrícola voltado para o agronegócio, o fechamento da safra é feito com maior agilidade e precisão. O próprio ERP fornece ao gestor da fazenda opções de relatórios e gráficos que ajudam nas tomadas de decisões.
O ERP AgriManager, do Grupo Siagri, possui funções voltadas exclusivamente para o fechamento de safra. Com ele é possível analisar as movimentações dos números de produtividade do campo a partir de diversos indicadores.
Assim, a avaliação de resultados da última safra é feita em um só local com segurança e confiança.
Conclusão
Neste texto, falamos sobre o fechamento de safra em fazendas de grãos, com quatro dicas de como otimizar esse processo tão relevante para análise das últimas lavouras e para o planejamento dos novos plantios.
Citamos o uso de relatórios, a análise de custos diretos e indiretos, os indicadores de produtividade e os softwares de gestão rural. Saiba mais sobre o ERP Agrimanager, solicite agora uma demonstração com um de nossos consultores.